Bacalhau Gastronomia Vinhos Wines

Bacalhau – Um Sabor Português – Pataniscas de Bacalhau

pataniscas-110

As Pataniscas de Bacalhau !

Com origem na região da Estremadura, as pataniscas de bacalhau consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritos em polme de farinha de trigo, temperado com sal, pimenta e salsa.

Preparando pataniscas

Receita

Clique na imagem para aceder à receita
Clique na imagem para aceder à receita

Pataniscas de Bacalhau – PDF

Vinhos recomendados


Próximo dia 10/02 disponível. Inscreva-se aqui !
Próximo dia 10/02 disponível. Inscreva-se aqui !

Na região Norte, mais propriamente no Porto são conhecidas por iscas de bacalhau.


Vinhos com madeira e algum tempo de garrafa são mais adequados.

Esta especialidade é uma das receitas de grande sucesso da gastronomia portuguesa.

As pataniscas podem ser servidas como petisco, entrada ou como prato principal, acompanhadas de vários tipos de arroz e ou saladas.


Próximo dia 10/02 disponível. Inscreva-se aqui !
Próximo dia 10/02 disponível. Inscreva-se aqui !

Virgílio Gomes afirma que “as pataniscas são um petisco identificado com a região de Lisboa. Aliás José Quitério cita-as como pertencentes ao receituário lisboeta, no seu “Livro de Bem Comer”, 1987.

As pataniscas são confeções práticas, mas nem sempre bem preparadas, que se assumem como um petisco mas também podem ser um prato principal habitualmente acompanhadas com arroz de tomate ou de feijão.”

Bairro Alto - Tasca do Manel
Bairro Alto – Tasca do Manel

Refere ainda Virgílio Gomes que “A receita mais antiga de um produto semelhante é a de “Bolinhos de Bacalhau” do livro do Visconde de Vilarinho de São Romão, 1841, cujo título é “Arte do Cozinheiro e do Copeiro”.

pataniscas-de-bacalhau (1)
Por fim temos “a primeira receita com Maria Odete Cortes Valente, no livro “Cozinha Regional Portuguesa”, 1973. Nesta receita o bacalhau é desfiado e o polme tem farinha, leite, sal, pimenta e salsa.

patan6

Da mesma autora, e no livro publicado por regiões em 1994, Estremadura, a receita é preparada com bacalhau lascado e o polme para além daqueles ingredientes também tem ovos inteiros. O sabor é parecido mas o bacalhau sente-se melhor e o polme fica mais cremoso.”


Fonte das imagens:

Deixe o seu comentário