Castas

Acídula mas frutada casta branca Avesso
Acídula mas frutada casta branca Avesso
Acídula mas frutada casta branca Avesso A acídula mas frutada casta branca Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes. Contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, na Sub-região de Baião, nos concelhos de Baião, Resende e Cinfães. Atualmente e dada as suas potencialidades, expandiu a boa parte da região de Vinho Verde. Tem algumas outras denominações populares como Borral, Bornal, Bornão ou Borraçal branco. A utilização…
A elegância da casta tinta Touriga Franca
A elegância da casta tinta Touriga Franca
A elegância da casta tinta Touriga Franca Falar sobre a elegância da casta tinta Touriga Franca, é falar duma variedade que confere elegância extrema aos vinhos. Se algumas têm elevado teor de coloração, taninos ou polifenóis, aqui encontramos um componente que permite obter texturas sedosas. Representando cerca de 20% dos encepamentos de castas tintas, é a mais utilizada no Douro. O seu ciclo vegetativo é bastante longo, o que permite…
A perfumada Casta Branca Loureiro
A perfumada Casta Branca Loureiro
A perfumada Casta Branca Loureiro A perfumada Casta Branca Loureiro é cultivada sobretudo no Alto Minho. Especialmente em terras dos vales do Lima e Cávado, é uma casta com um já longo historial Diríamos uma das principais responsáveis, nas últimas décadas, pela afirmação dos vinhos verdes brancos. A perfumada Casta Branca Loureiro é uma variedade muito fértil e produtiva que só recentemente assumiu o papel de casta nobre. Propicia cachos…
Negra Mole a casta do Algarve
Negra Mole a casta do Algarve
Negra Mole a casta do Algarve De facto temos na Negra Mole a casta do Algarve, é lá o seu berço e é nesta região que é rainha !!! Felizmente que de há uns anos a esta parte se partiu para estudar mais e assim conservar o seu registo genético. Negra Mole a casta do Algarve foi durante uns anos abandonada e esquecida em centenas de hectares de vinhas. Os…
A Fabulosa Casta Branca Terrantez
A Fabulosa Casta Branca Terrantez
A Fabulosa Casta Branca Terrantez A Fabulosa Casta Branca Terrantez é originária do Dão. Pode ainda designar-se Terrantez da Madeira, Terrantez da Terceira, Terrantez do Pico, Folgasão ou Donzelinho Branco. A fabulosa casta branca Terrantez é conhecida no Dão como Folgasão ! É também cultivada nos Açores, nomeadamente na zona do Pico e Biscoitos e na Madeira, onde é considerada uma casta nobre para a produção de vinho generoso. Introdução…
Casta Branca Síria nascida na Beira Interior
Casta Branca Síria nascida na Beira Interior
Casta Branca Síria nascida na Beira Interior Temos na Casta Branca Síria nascida na Beira Interior, uma veriedade muito aromática. Consta que é originária da sub-região de Pinhel ! Ver A sub região de vinhos de Pinhel Casta Branca Síria nascida na Beira Interior é a Roupeiro no Alentejo. Tem também alguma expressão na Península de Setúbal e Algarve sob nome de Síria. Ocupa cerca de 0,4% das plantações de…
chard png
Perfumada e Delicada Casta Branca Chardonnay
Perfumada e Delicada Casta Branca Chardonnay A perfumada e delicada casta branca Chardonnay é vinificada em praticamente todo o mundo vinícola. À semelhança do que acontece mundo fora, em Portugal, esta casta encontra-se também um pouco por todo país. Tendo maior incidência nas regiões das Beiras, Lisboa, Tejo e Península de Setúbal. Nos últimos tempos verificou-se crescimento nas regiões do Alentejo e Algarve. Sendo uma das principais castas da região…