Castas

folha e cacho
A Casta Tinta Merlot
A Casta Tinta Merlot A Casta Tinta Merlot é uma casta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, na região de Bordéus, França. Apesar da casta geralmente ser utilizada em vinhos para se consumirem jovens, os produtores de Saint Émillion garantem enorme longevidade. Embora seja uma casta que origina principalmente vinhos de lote, a Casta Tinta Merlot entra em 95% na…
logo galego dourado2
A Casta Branca Galego Dourado
A Casta Branca Galego Dourado Quase esquecida, como muitas castas autóctones portuguesas, a casta branca Galego Dourado tem ainda resistentes e que permitem que este riquíssimo espólio genético se mantenha. Além do generoso Vinho de Carcavelos, temos a Herdade de Portocarro que produz um estupendo monovarietal desta casta branca nacional. No blend do Vinho de Carcavelos, a casta branca Galego Dourado é habitualmente loteada com Arinto e Boal Ratinho, acrescenta acidez, frescura,…
castanegramole1
A Casta Negra Mole
A Casta Negra Mole A Casta Negra Mole tem o seu berço no Algarve e é lá que é rainha. Esteve quase extinta ! A Casta Negra Mole foi durante uns anos abandonada e esquecida em centenas de hectares de vinhas nas províncias algarvias pelos seus agricultores que dela, pensaram que mais não havia a fazer. Casta tosca, de aparência deslavada, com cachos grande e tricolores (uvas brancas, tintas e…
logo bastardo
Casta Tinta Bastardo
Casta Tinta Bastardo A Casta Tinta Bastardo é cultivada em todo o país, com maior expansão da DOC Douro e ultimamente está em expansão na DOC Trás-os-Montes, zona onde atinge boa maturação e da qual se começaram a produzir rosés de excelente frescura e acidez. No estrangeiro Em França tem a denominação de Trousseau e em Espanha chama-se Merenzao. Também existe na Austrália, África do sul, Califórnia, Espanha, França e…
logo ramisco
Casta Tinta Ramisco
Casta Tinta Ramisco A casta tinta Ramisco é característica da zona de Colares. O seu cultivo é muito peculiar e trabalhoso, uma vez que esta casta é plantada em “chão de areia” e sem porta-enxertos (“pé-franco”). Vinhas novas As vinhas situam-se muito próximas do mar e numa zona próxima de grandes cidades, por isso a pressão urbanística, a falta de mão-de-obra e a fraca rentabilidade do cultivo quase extinguiram esta…
6918408_chi4H
Castas Tintas – Moreto
Casta Tinta – Moreto A casta Moreto é característica da zona do Alentejo, sendo bastante cultivada nas zonas de Reguengos, Redondo e Granja-Amareleja. Pensa-se que a moreto terá sido introduzida na região, por volta do século XIX, quando se assistiu a um grande desenvolvimento da vitivultura no Alentejo. A moreto apresenta cachos de tamanho pequeno e bagos de tamanho médio e arredondados. É uma casta bastante produtiva e de maturação tardia.…
logo jaen
Castas Tintas – Jaen
É uma casta vigorosa, de maturação precoce, com pouca acidez natural, apresentando deficiências na extracção de cor. A madeira valoriza os vinhos monovarietais de Jaen ! Distribuição da casta em Portugal e Espanha (designa-se Mencia) Por ser extraordinariamente produtiva, obriga a mondas apertadas na vinha, sob pena de oferecer vinhos aguados e acídulos, de baixo grau alcoólico. É particularmente sensível ao míldio e à podridão. Consagra vinhos perfumados, veementes nas…