Porquê beber vinho ?

Capa
Porquê beber vinho ? – Contornos Históricos
Desde os primórdios! O vinho é tão antigo quanto a Humanidade começou a ser recoletor e a sedentarizar-se ! É mencionado na Bíblia, foi falado por Confúcio, discutido por filósofos gregos, que escreveram inclusivé algo como :   Os Egípcios, registavam em hieróglifos informações sobre as colheitas de uvas para vinho e até enterravam garrafas de vinho junto com os seus faraós. Fosse como ostentação de riqueza, ou como forma…
Vinho de Missa 11
7 – A Origem da Expressão XPTO – Vinhos de Missa ou Lacrima Christi
Alguém já pensou na origem da expressão “XPTO” ? Telemóvel XPTO , carro XPTO, portátil XPTO, etc. Sabe que se relaciona com vinhos ? Á história foi contada pelo Dr. Vasco d’Avillez, presidente da CVR de Lisboa e homem com muitos anos de vinhos. “Esta expressão XPTO era usada, na sua forma escrita, nas barricas de vinho para a Igreja, para ser usado na Missa. O Vinho de Missa era sempre…
Decanter
Porquê beber vinho – 6 – Como servir um vinho . Impressione os seus amigos !
Um vinho para ser bem bebido tem, antes de mais, que ser bem servido. Abrir um vinho não é apenas o ato de remover a rolha. O bom serviço implica não só ter bons copos, como também, respeitar o vinho que temos, relativamente à idade, mas, mais importante ainda, conhecer e respeitar as temperaturas a que devemos servi-lo. Uma má temperatura de serviço é, na maioria dos casos, a grande…
espiral underground
Porquê beber vinho – 5 – Como elaborar uma garrafeira ?
Tem alguns requisitos sobre os quais deve tomar nota, se desejar reunir vinhos numa coleção ou garrafeira. Mantenha os seus vinhos frescos. Temperaturas superiores a 21ºC (70ºF) contribuem para envelhecer rapidamente os vinhos bem como cozê-los literalmente. Manter vinhos em refrigeração demasiado tempo também não é muito bom. com temperaturas médias abaixo dos 7,5ºC (45ºF), secarão a rolha e permitirá entrada de ar nas garrafas. A maioria dos vinhos deve…
Logo beneficios saude
Porquê beber vinho – 3 – Benefícios para a saúde
Diversos estudos associam o consumo de vinho a benefícios para a saúde. Principais fatores: O vinho tinto contém Resveratrol, fator este que tem merecido alargada discussão entre os meios científicos. Contribui para baixar o mau colestrol, previne a Doença de Alzheimer protegendo as células do sistema nervoso e ajuda no combate à diabetes, prevenindo a resistência à insulina. É benéfico para o coração, prevenindo ataques cardíacos e risco das respetivas…
Capa vinho vs cerveja
Porquê beber vinho – 2 – Vinho versus Cerveja
O vinho está atualmente tão presente quanto a cerveja. Nos Estados Unidos atingiu quase um ponto de paridade. Uma sondagem Gallup mostrou  o consumo de vinho está próximo do comsumo de cerveja nos Estados Unidos. Estudos mostram ainda que entre os jovens ( de 21-34 anos ) vêem o vinho como uma boa escolha para ocasiões especiais, e que as mulheres cada vez mais preferem precisamente vinhos, como até me confidenciou…
Capa
Porquê beber vinho – 1 – Introdução
O vinho é tão antigo quanto a Humanidade começou a ser recoletor e a sedentarizar-se ! É mencionado na Bíblia, foi falado por Confúcio, discutido por filósofos gregos, que escreveram inclusivé algo como : Os Egípcios, registavam em hieróglifos informações sobre as colheitas de uvas para vinho e até enterravam garrafas de vinho junto com os seus faraós. Fosse como ostentação de riqueza, ou como forma de facilitar os negócios,…