Ciclo Vegetativo da Videira

apreciacao Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016
Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016
Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016 Foi provado o Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016, produzido na Região do Alentejo, sub região da Vidigueira. Acompanha Camarão ao molho rosado, um prato do Chefe Hernâni Ermida Vinificação Fermentação Alcoólica e malolática do vinho base em cubas de inox. Segunda fermentação alcoólica a temperaturas controladas. Estágio de 4 meses em garrafa. Dégorgement após um…
Em 2019 o Abrolhamento da Videira aparece precocemente 3
Em 2019 o Abrolhamento da Videira aparece precocemente
Em 2019 o Abrolhamento da Videira aparece precocemente Em 2019 o Abrolhamento da Videira aparece precocemente, evidenciando as alterações climáticas que fogem aos paradigmas sazonais. Em condições normais, o ciclo vegetativo propriamente dito inicia-se com abrolhamento da videira. Dependendo da localização da vinha, por isso nem todas as plantas iniciam o ciclo vegetativo ao mesmo tempo. Normalmente esta fase inicia-se entre os 80 a 130 dias após o dia 1…
O Choro da Videira ou Lacrima Vitis
O Choro da Videira ou Lacrima Vitis
O Choro da Videira ou Lacrima Vitis O Choro da Videira ou Lacrima Vitis é uma espécie de prenúncio de Primavera. É um processo de desenvolvimento muito importante e que ocorre dois a três meses após a podagem da videira. Tudo isto entre o fim do Inverno e início da Primavera. Atualmente e com o Aquecimento irá por certo antecipar entre 2-3 semanas em relação a anos antreriores O Choro…
Sugestão de Domingo com bons vinhos portugueses e cozinha ribatejana
Sugestão de Domingo com bons vinhos portugueses e cozinha ribatejana
Sugestão de Domingo com bons vinhos portugueses e cozinha ribatejana Trazemos uma Sugestão de Domingo com bons vinhos portugueses e cozinha ribatejana. As três zonas designadas de Barro, Campo e Lezíria definem a região do Ribatejo. Toda a gastronomia depende, tal como o vinho, do seu terroir e o que tem para dar. Oscilamos entre terrenos argilosos, arenosos e calcários, a juntar a isto a constante irrigação do terreno. No…
Poda da vinha o reinício de um ciclo
Poda da vinha o reinício de um ciclo
Após a vindima e queda da folhagem por completo, executa-se a Poda da vinha o reinício de um ciclo ! Efetivamente o ciclo vegetativo da vinha acontece com a poda que permite o descanso da planta . A operação de poda da vinha realiza-se em diferentes épocas do ano em Portugal conforme região, clima e castas. As folhas já caíram, e por conseguinte as reservas activas das folhas foram já canalizadas para…
capa primeira folhagem
Primeira folhagem da videira na Primavera antes da floração
Primeira folhagem da videira na Primavera antes da floração Durante esta etapa ocorre a expansão vegetativa, observando-se o aparecimento da primeira folhagem da videira na Primavera antes da floração. Da podagem ao despertar Neste processo e após o seu adormecimento, verificamos o despertar fenológico da videira. Tudo proporcional aos nutrientes acumulados durante a fase inverno-primavera. Os gomos ou olhos latentes choraram previamente, abrolharam e empurram uma espécie de escamas. A…
abrolhamento 1
Abrolhamento da Videira – O Recomeço
Como se inicia o Abrolhamento da Videira O ciclo vegetativo propriamente dito inicia-se com abrolhamento da videira dependendo da localização da vinha, por isso nem todas as plantas iniciam o ciclo vegetativo ao mesmo tempo. Normalmente esta fase inicia-se entre os 80 a 130 dias após o dia 1 de Janeiro. No Hemisfério Norte o abrolhamento ocorre geralmente durante o mês de Março, quando as temperaturas se elevam acima do…