Características

Os vinhos de Denominação de Origem da Sub Região da Vidigueira
Os vinhos de Denominação de Origem da Sub Região da Vidigueira
Os vinhos de Denominação de Origem da Sub Região da Vidigueira Os vinhos de Denominação de Origem da Sub Região da Vidigueira, constituem-se na Região do Alentejo. Numa altura em que se fala em vinhos de talha, e dada a abundância de barro vermelho e pardo por estas paragens, viemos ter ao local certo ! O terroir A falha da Vidigueira, um acidente natural que marca a divisão entre o…
A casta tinta Cabernet Sauvignon
A casta tinta Cabernet Sauvignon
A casta tinta Cabernet Sauvignon A casta tinta Cabernet Sauvignon é a mais popular, mais plantada e apreciada em todo o mundo. Não é rara a paragem no estrangeiro em que não se peça ao garçon um copo ou garrafa desta extraordinária variedade !!! Resulta do cruzamtento entre Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, tem origem na zona de Bordéus e rapidamente se expandiu no mundo inteiro. Os seus vinhos são…
Vinhos com Denominação de Origem Controlada de Torres Vedras
Vinhos com Denominação de Origem Controlada de Torres Vedras
Vinhos com Denominação de Origem Controlada de Torres Vedras Em plena Região de Lisboa encontramos os vinhos com Denominação de Origem Controlada de Torres Vedras. É uma entre as nove DOC’s que constituem a Região de Vinhos de Lisboa. Alguém disse um dia: “A qualidade dos vinhos da nossa Villa, e seu Termo, he bastantemente conhecida e acreditada: quasi todas as pessoas de gosto, e paladar delicado, que bebem do…
capa vital
A Casta Branca Vital
A Casta Branca Vital A Casta Branca Vital vingou na região da Estremadura, mas nos últimos anos perdeu expressão e a sua área tem vindo a diminuir. Na região de Lisboa, o enólogo e consultor António Ventura estima que não existam mais de 20 hectares no total, “É uma pena perdê-la!”, afirma. Contudo ao redor da Serra de Montejunto, persistem vinhas velhas de Vital, plantadas em local ideal. O enólogo…
barricas de guarda
Clarificação de mosto e envelhecimento do vinho
Clarificação de mosto e envelhecimento do vinho A enologia tem na clarificação de mosto e envelhecimento do vinho duas etapas de primordial importância ! Clarifica-se o mosto após prensagem e fermentação no sentido de estabilização. No envelhecimento de vinhos, na maior parte em balseiros e barricas de carvalho de grande voluma, para que os vinhos tintos especialmente tenham longevidade. Também os brancos para se dar maior estrutura e acrescentar taninos, estagiam…
23_blanc_de_noir_03_burned
Produção de vinhos blanc de noir
Produção de vinhos blanc de noir Para se ter uma produção de vinhos blanc de noir, basta remover as cascas ou películas das uvas após a sua prensagem. Na realidade, salvo meia-dúzia de exceções, quando as uvas são esmagadas, o sumo obtido é incolor. Antocianinas, os pigmentos das uvas tintas Se esse mesmo sumo for deixado na maceração em contacto com as cascas cheias de pigmentos. Então o vinho ganhará…
Capa frutos vermelhos pretos
Diferenças entre aromas de frutos vermelhos e pretos no vinho
Diferenças entre aromas de frutos vermelhos e pretos no vinho Saber as diferenças entre aromas de frutos vermelhos e pretos no vinho é um dos fatores essenciais. Permite um mais refinado critério de escolha de vinhos. Apresentamos as principais castas representadas entre Portugal e o Mundo inteiro ao nível destas mesmas diferenças. Por exemplo entre Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, à primeira vista estamos entre sabores de cereja e groselha…