Características

A perfumada Casta Branca Loureiro
A perfumada Casta Branca Loureiro A perfumada Casta Branca Loureiro é cultivada sobretudo no Alto Minho. Especialmente em terras dos vales do Lima e Cávado, é uma casta com um já longo historial Diríamos uma das principais responsáveis, nas últimas décadas, pela afirmação dos vinhos verdes brancos. A perfumada Casta Branca Loureiro é uma variedade muito fértil e produtiva que só recentemente assumiu o papel de casta nobre. Propicia cachos…
Acídula mas frutada casta branca Avesso
Acídula mas frutada casta branca Avesso A acídula mas frutada casta branca Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes. Contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, na Sub-região de Baião, nos concelhos de Baião, Resende e Cinfães. Atualmente e dada as suas potencialidades, expandiu a boa parte da região de Vinho Verde. Tem algumas outras denominações populares como Borral, Bornal, Bornão ou Borraçal branco. A utilização…
Típico e histórico vinho Callum de Oleiros
Típico e histórico vinho Callum de Oleiros O típico e histórico vinho Callum de Oleiros, proveniente da casta com o mesmo nome. O seu nome em latim significa de “casca dura”, perfeitamente adaptado a este território em virtude de ser resistente à humidade. As videiras estão essencialmente plantadas junto a linhas e cursos de água, tendo por isso resistido a pragas e doenças. Resenha histórica Consta em registos que o…
Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo
Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo Ao abordarmos os vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo, estamos a falar da segunda em área desta região. Ao todo falamos de perto de 3423 hectares de vinha, num total de 11763 hectares registados na região do Alentejo. Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo têm uma característica muito diferenciada.…
O que é o açúcar residual no vinho
O que é o açúcar residual no vinho Muitas vezes perguntamos, o que é o açúcar residual no vinho ? Ora, será que se adiciona realmente açúcar ao néctar ? Na verdade em algumas zonas e países sim; contudo pode também representar açúcar do mosto que ficou por fermentar. Sabendo o que é o açúcar residual no vinho, contrariamos o dogma de que o vinho não é doce. Por muito…
Método tradicional versus charmat na produção de espumantes
Método tradicional versus charmat na produção de espumantes Ao entendermos a diferença entre Método tradicional versus charmat na produção de espumantes, criamos uma sensibilidade muito especial. Um é um método mais natural, outro de gás injetado; basicamente e simplificadamente é assim. Diferenças mais notórias Método Tradicional ou Champanhês (Clássico): A segunda fermentação ocorre em garrafa, e a remoção de sedimentos é realizada com Remuage e Degorgement. Método Charmat ou cuba…
A elegância da casta tinta Touriga Franca
A elegância da casta tinta Touriga Franca Falar sobre a elegância da casta tinta Touriga Franca, é falar duma variedade que confere elegância extrema aos vinhos. Se algumas têm elevado teor de coloração, taninos ou polifenóis, aqui encontramos um componente que permite obter texturas sedosas. Representando cerca de 20% dos encepamentos de castas tintas, é a mais utilizada no Douro. O seu ciclo vegetativo é bastante longo, o que permite…