Características

Fermentacao Malolatica5
A Fermentação Malolática e as notas de manteiga no vinho
A Fermentação Malolática e as notas de manteiga no vinho Explicar a Fermentação Malolática e as notas de manteiga no vinho, é responder à pergunta habitual em que alguns vinhos têm um sabor amanteigado e cremoso. O processo de Fermentação Malolática confere aos vinhos tintos e brancos uma textura mais rica e cremosa. Na realidade não estamos perante uma fermentação propriamente dita! Estamos perante um processo em que o ácido…
low-tannin-wines-by-winefolly (1)
Porque os consumidores preferem vinhos tintos com baixo tanino
Porque os consumidores preferem vinhos tintos com baixo tanino É indubitável que cada qual tem os seus gostos, mas o padrão explica porque os consumidores preferem vinhos tintos com baixo tanino. De facto muitos de nós evitamos vinhos de elevado teor em taninos. Os taninos existem na natureza do Reino Vegetal e nas uvas. Sáo compostos polifenólicos hidrossolúveis. Possuem notáveis propriedades anti-oxidantes, anti-cancerígenas e anti-microbianas. Contudo ainda os evitamos. Então…
alicante 2
O que é uma casta tintureira
O que é uma casta tintureira Para sabermos o que é uma casta tintureira, temos antes de mais dois conceitos básicos. As uvas têm polpa e casca de cores tintas escuras! Ao invés, as vulgares castas tintas, possuem casca escura mas polpa clara !!! A palavra tintureira vem do conceito francês “teindre ou teindre”, ou seja, para tingir ou manchar. Líquido claro e quase incolor Mas esperem, o sumo das…
adstringencia
A influência dos polifenóis na adstringência dos vinhos tintos
A influência dos polifenóis na adstringência dos vinhos tintos Neste artigo aborda-se a influência dos polifenóis na adstringência dos vinhos tintos e a forma como intervém de forma decisiva no sabor e especialmente na sensação. A adstringência é um conjunto de percepções sentido com uma grande variedade de alimentos, incluindo frutos, chocolate, chá vinho e cerveja. Um exemplo clássico da sensação de adstringência é a sensação de secura e aspereza sentida quando…
vinho-do-porto-1024x682
Clarificação e Maturação de Vinho do Porto no Alto Douro Vinhateiro
Clarificação e Maturação de Vinho do Porto no Alto Douro Vinhateiro A Clarificação e Maturação de Vinho do Porto no Alto Douro Vinhateiro constituem dois passos importantes ! A Clarificação Na clarificação os vinhos mais jovens são refrigerados a cerca de 8 ºC / 10 ºC de forma a eliminar as partículas que turvam o vinho. Em mosto branco Em mosto tinto Fonte das imagens: Quinta da Barca em Mesão Frio…
Taninos. Afinal o Que São?
Polifenóis Dos Vinhos Tintos – 5 – Taninos
Ver ainda: Polifenóis Dos Vinhos Tintos – 5 – Taninos Os 3-flavanóis constituem uma grande classe de compostos que engloba os já famosos taninos do vinho. Origem O termo “tanino”, como é classificado um elevado número de compostos polifenólicos na natureza, tem origem numa das suas propriedades mais importantes, nomeadamente a sua capacidade de interagirem com as proteínas formando complexos estáveis (Bate-Smith, 1973; Haslam e Lilley, 1988). Principais tipos de…
Polifenóis Dos Vinhos Tintos – Taninos
Polifenóis Dos Vinhos Tintos – 4 – Antocianinas
Ver ainda: O que são? As antocianinas (do grego anthos flor e kyanos azul) são pigmentos naturais responsáveis por uma grande variedade de cores no reino vegetal desde o laranja até ao violeta, sendo responsáveis pelas cores de muitas flores e frutos (Harborne e Grayer, 1988). Estruturas De um modo geral, as estruturas das antocianinas correspondem a glucósidos do catião flavílio polihidroxilados e/ou metoxilados. As suas formas agliconas (não glucosiladas)…