Características

terroir2
O que é o Terroir no mundo dos vinhos
O que é o Terroir no mundo dos vinhos O que é o Terroir no mundo dos vinhos ? Está tudo relacionado com o conjunto clima, solo e aspeto. Ou seja, com a forma em como estes fatores afetam o sabor do vinho. Tem regiões ou países que possuem mais ou terroir. É, pois, de importância saber-se o que é o Terroir no mundo dos vinhos. O que é o…
jmg5
Como a madeira afeta o sabor do vinho
Como a madeira afeta o sabor do vinho Antes de saber sobre como a madeira afeta o sabor do vinho, há que relevar que são parte integrante da enologia moderna ! É de sobre-importância conhecer os mais variados tipos de madeira de carvalho e principais diferenças ! Porque o vinho envelhece bem em madeira ? Antes de existirem garrafas de vinho, até fins do século XVI, o vinho era acondicionado…
vin v tinto2
Da vindima à vinificação do vinho e fermentação alcoólica
Da vindima à vinificação do vinho e fermentação alcoólica Após a marcação do primeiro dia, apresentamos os passos da vindima à vinificação do vinho e fermentação alcoólica. Vindima Quando a vindima começa devem assegurar-se as melhores condições de transporte das uvas para a adega. Devem fazer-se os possíveis para que as uvas cheguem inteiras e não amassadas ou calcadas que, nas condições de calor em que a vindima ocorre, tal poderia significar…
cor-vinho-tinto
Polifenóis Dos Vinhos Tintos
Polifenóis Dos Vinhos Tintos O néctar dos deuses constitui uma amálgama de compostos, entre eles os polifenóis dos vinhos tintos. O vinho é um produto com uma grande complexidade química em constante evolução que encerra mistérios que constituem um verdadeiro desafio para a comunidade científica, empresas e consumidores. Os principais compostos responsáveis por estas características sensoriais são os polifenóis dos vinhos tintos, que também são responsáveis pelas propriedades benéficas à saúde atribuídas ao…
filoxera1
A praga da Filoxera em Portugal
A praga da Filoxera em Portugal Sobre a praga da Filoxera em Portugal, pode dizer-se que apesar de atualmente erradicada, nada significa que não torne a fazer os estragos que fez no Século XIX. A Pemphigus vitifoliae (insecto responsável pela Filoxera) foi identificado, supostamente, em 1854 nos Estados Unidos. Em 1868, Jules Planchon identifica, pela primeira vez, em França, esse mesmo insecto e, julgando estar a descobrir algo de novo,…
jose-maria-da-fonseca-2
Palmela a Terra Mãe dos Vinhos
Palmela a Terra Mãe dos Vinhos   Grande parte da história de Palmela a Terra Mãe dos Vinhos está profundamente ligada à sua importância como região vitivinícola. Desde os tempos mais remotos que se pratica a cultura da vinha, por a região reunir as condições adequadas de solo e clima para a produção de grande variedade de vinhos. A fama de Palmela a Terra Mãe dos Vinhos deve-se à gama de…
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro
Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro Temos no Xisto uma imagem do Alto Douro Vinhateiro, dado que quase toda a região se situa no complexo xisto-grauváquico pré-câmbrico. Como se pode verificar no Mapa do IVDP, o Xisto é a rocha dominante nos solos da região, desde o Cima Corgo, Baixo Corgo até ao Douro Superior. Ou seja, fundamentalmente composto por xisto embora em algumas zonas, nomeadas de transição, sejam de…