PORTUGAL VÍNICO

vinha logo
A sub região de vinhos de Pinhel
A sub região de vinhos de Pinhel A sub região de vinhos de Pinhel constitui uma zona de vinhos de altitude, média de 650m. O seu clima é extremamente frio no Inverno e quente e seco no período do estio ou Verão. Encontramos aqui solos arenosos, de origem granítica e de baixa fertilidade. A sub região de vinhos de Pinhel é ideal para vinhos brancos acídulos. No caso de vinhos…
297941_131903923575628_1384712608_n
Vinhos com Denominação de Origem de Arruda dos Vinhos
Vinhos com Denominação de Origem de Arruda dos Vinhos Dentro da Região de Lisboa temos os Vinhos com Denominação de Origem de Arruda dos Vinhos. Uma zona da qual pouco se fala mas com terroir único ! Qualquer referência à importância do sector vitivinícola neste concelho torna-se irrelevante face ao destaque que lhe é concedido ao integrar o próprio topónimo – Arruda dos Vinhos. Origens É povoação de origem remota, dominada…
vmourem 3
Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire
Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire Para falar de Vinhos Com Denominação de Origem Encostas de Aire, da Região de Vinhos de Lisboa é recuar aos tempos da Nacionalidade ! História De acordo com registos, antes do Mosteiro existia a Igreja de Santa Maria de Alcobaça ! A partir do qual, os Monges da Ordem de Císter que aí se instalaram, distribuiram coutadas agrícolas para Interior até Tomar e para…
anforas-1
História do Vinho do Alentejo
História do Vinho do Alentejo A História do Vinho do Alentejo e da implantação da vinha no território da região exige uma narrativa longa, com uma presença continuada no tempo e no espaço, uma gesta ininterrupta e profícua que poucos associam ao Alentejo. Uma história que decorreu imersa em enredos tumultuosos, dividida entre períodos de bonança e prosperidade, entrecortados por épocas de cataclismos e atribulações, numa flutuação permanente de vontades, com…
jose-maria-da-fonseca-2
Palmela a Terra Mãe dos Vinhos
Palmela a Terra Mãe dos Vinhos   Grande parte da história de Palmela a Terra Mãe dos Vinhos está profundamente ligada à sua importância como região vitivinícola. Desde os tempos mais remotos que se pratica a cultura da vinha, por a região reunir as condições adequadas de solo e clima para a produção de grande variedade de vinhos. A fama de Palmela a Terra Mãe dos Vinhos deve-se à gama de…
capa
Produção e Consumo de Vinho Durante a Ocupação Muçulmana
Produção e Consumo de Vinho Durante a Ocupação Muçulmana Neste artigo abordamos a Produção e Consumo de Vinho Durante a Ocupação Muçulmana. A queda do Império Muçulmano Após a desagregação da unidade política do império, nada indica que o cultivo da vinha tenha desaparecido das paisagens algarvias. A instabilidade social desse período não parece ter obstado a que algumas villae, melhor organizadas, ou mais protegidas, tivessem mantido as produções agrícolas…
cima corgo capa
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo Há alguns anos atrás, o Alto Douro era uma designação utilizada que englobava o Baixo e Cima Corgo; neste artigo damos destaque sobre a paisagem vitivinícola do Cima Corgo. Origem das delimitações das sub-regiões A separação do Alto Douro do Douro Superior, na zona do Cachão da Valeira, era demarcada naturalmente por um monólito de gratino que existia no rio impedindo a sua navegação.…