PORTUGAL VÍNICO

toneis-de-maturacao
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Cultura e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho mais robusto e encorpado. O processo de vinificação engloba diversas etapas:…
hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
Quinta Vãrzea da Pedra
Quinta Várzea da Pedra, Bombarral
A Quinta Várzea da Pedra ocupa os seus cerca de 30 hectares entre vinha e produção de pêra rocha! O solo aqui é um argiloso puro, bom retentor de água e beneficiando de clima atlântico, especialmente as matinas são frescas. Mesmo e época estival, as folhas muitas vezes apresentam gotículas, originando vinhos de excelente acidez, frescura, frutados e com capacidade de guarda. Pretende-se, pois, apostar em qualidade em deterimento da…
Denominação de Origem Controlada Óbidos
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…
Casa Linhar - Quintas de Sirlyn
Caraterização da Região do Dão
No Dão, o vinho resulta do amor entre os homens e a terra. Dão é nome de rio e da região que se espalha por vertentes de suave ondulação, de cor verde e dourado por vontade do sol e onde o vinho, como nos amores antigos, nasce há muito tempo. Por exemplo, o Infante Dom Henrique levou-o nas caravelas para Ceuta, em 1415 onde com ele celebravam a vitória. No Dão o vinho corre nas veias da…
logo-patr-mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é de referenciar a identidade…
capa-sr-castelo-rodrigo
Vinhos da Sub-Região de Castelo Rodrigo
Enquadramento A região de vinhos da Beira Interior é constituída por 3 sub-regiões. Vamos falar da singular zona de Castelo Rodrigo! Área Geográfica Os concelhos de Almeida (freguesias de Almeida, Castelo Bom, Junça, Malpartida e Naves) e Figueira de Castelo Rodrigo (excepto a freguesia de Escalhão). No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no Internacional e vizinho Rio Douro, situa-se Figueira…
big_home_quintas_02a
ALTO DOURO VINHATEIRO – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
lourinhaa
Aguardentes Vínicas – Denominação de Origem Lourinhã
A Denominação de Origem A Lourinhã é a única Denominação de Origem exclusiva para aguardentes em Portugal! A história perde-se nos tempos. Mais de 5 séculos a produzir e a envelhecer aguardentes! Durante mais de 200 anos fortificou os melhores vinhos do Porto e atualmente é utilizada na fortificação do renascido Vinho de Carcavelos! Legislação A região da Lourinhã é, tradicionalmente, produtora de aguardentes vínicas cuja qualidade tem sido reconhecida desde…
galerie4
VINHOS DO ALGARVE – Denominação de Origem de Tavira
Área Geográfica A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada Tavira abrange os concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel (parte da freguesia do mesmo nome), Castro Marim (parte da freguesia do mesmo nome), Tavira (freguesias da Luz e Santiago e parte das freguesias de Conceição, Santa Catarina, Santa Marta e Santo Estêvão) e Vila Real de Santo António (a freguesia de Vila Nova da Cacela). Produtores do…