PORTUGAL VÍNICO

Caracterização da Região Demarcada do Douro
Alto Douro Vinhateiro – Caracterização da Região Demarcada do Douro
Delimitações A Região Demarcada do Douro situa-se no nordeste de Portugal, na bacia hidrográfica do Douro, abrangendo uma área total de 250 000 hectares, sendo 45 000 hectares de vinhas que se estendem pelo rio Douro e nos respetivos afluentes, desde a serra do Marão e Montemuro até Barca de Alva na fronteira com a Espanha, a leste. A norte e a sul a região é delimitada por cotas entre os 500 e os…
vdm-vidigueira-9
Vinhos da Sub-Região da Vidigueira – Denominação de Origem Alentejo
A Sub-Região da Vidigueira A falha da Vidigueira, um acidente natural que marca a divisão entre o Alto e o Baixo Alentejo, determina a razão de ser da Vidigueira, a sub-região mais a Sul do Alentejo. As escarpas de orientação Este-Oeste, com cerca de 50 quilómetros de comprimento, condicionam o clima da Vidigueira, convertendo-a, apesar da localização tão a Sul, numa das sub-regiões com o clima mais temperado do Alentejo.…
logo c compostela
Casa de Compostela – Vinho Verde em Famalicão
Mais de meio século marca a história deste importante produtor de vinho verde, inserido na sub-região do Ave! A área total de vinha completa perto de 40 hectares, assente em solo sílico-argiloso, beneficiando de um clima Atlântico de interior. Em região de elevada pluviosidade é relativamente seca. Beneficiando uma excelente exposição ao sol, predominam as castas recomendadas e autorizadas para esta área – Alvarinho, Arinto, Sauvignon, Loureiro, Pedernã, Trajadura e…
Capa Vinho do Algarve RVA 2
O Boom da Vinha e do Vinho no Algarve – Introdução
Entre o fim do Séc. XX e o virar do Milénio Os últimos 20 anos assistiram ao boom da velha tradição de produção de vinhos no Algarve, que remonta a povos que foram ocupando o Sul da Península Ibérica. Gregos e fenícios trouxeram as primeiras vides. Sucederam os romanos que continuaram com a plantação e expansão da vinha. O Algarve está longe de ser apenas uma região de Sol, Praia…
vinhosrm
VINHOS DO ALENTEJO: Sub-Região de Reguengos
Área Geográfica Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora (parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo (parte da freguesia de Montoito). O Terroir É a maior e uma das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo, assente em terrenos pobres e pedregosos, repleta de afloramentos rochosos que marcam de forma dramática a paisagem de Reguengos. Solos e Clima Os solos xistosos e o clima profundamente continental, com Invernos muito…
Capa sb 2
Socalcos do Bouro, Amares – Braga, Puros Vinhos Verdes !
A paisagem aqui é magnífica e representa o que se pode vislumbrar e contemplar quando se percorre um pouco da Região de Vinhos Verdes! E mais ainda quando somos surpreendidos com qualidade em desconhecidos. Caso para questionar E se um produtor desconhecido lhe der um vinho a provar? A minha visita Sim, claro que aceito provar. E de todo fiquei surpreendido com tamanha qualidade do vinho aqui produzido. O Solo…
A Vila de Amares - clique na imagem
Vila de Amares – Entre Vinhas e História
Do Passado até ao Presente O Vinho Verde e a sua cultura têm um grande interesse e uma longa história, na medida em que assumia extrema importância como fonte de rendimentos de muitas famílias. Diz-se que a origem do Vinho Verde remonta à civilização romana, permanecendo, posteriormente, nos hábitos das populações desta região. Desta forma, a partir do século XII, as alusões à cultura da vinha, estavam, tradicionalmente, associadas a…