PORTUGAL VÍNICO

Capa Vinho do Algarve RVA 2
O Boom da Vinha e do Vinho no Algarve – Introdução
Entre o fim do Séc. XX e o virar do Milénio Os últimos 20 anos assistiram ao boom da velha tradição de produção de vinhos no Algarve, que remonta a povos que foram ocupando o Sul da Península Ibérica. Gregos e fenícios trouxeram as primeiras vides. Sucederam os romanos que continuaram com a plantação e expansão da vinha. O Algarve está longe de ser apenas uma região de Sol, Praia…
vinhosrm
VINHOS DO ALENTEJO: Sub-Região de Reguengos
Área Geográfica Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora (parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo (parte da freguesia de Montoito). O Terroir É a maior e uma das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo, assente em terrenos pobres e pedregosos, repleta de afloramentos rochosos que marcam de forma dramática a paisagem de Reguengos. Solos e Clima Os solos xistosos e o clima profundamente continental, com Invernos muito…
Capa sb 2
Socalcos do Bouro, Amares – Braga, Puros Vinhos Verdes !
A paisagem aqui é magnífica e representa o que se pode vislumbrar e contemplar quando se percorre um pouco da Região de Vinhos Verdes! E mais ainda quando somos surpreendidos com qualidade em desconhecidos. Caso para questionar E se um produtor desconhecido lhe der um vinho a provar? A minha visita Sim, claro que aceito provar. E de todo fiquei surpreendido com tamanha qualidade do vinho aqui produzido. O Solo…
A Vila de Amares - clique na imagem
Vila de Amares – Entre Vinhas e História
Do Passado até ao Presente O Vinho Verde e a sua cultura têm um grande interesse e uma longa história, na medida em que assumia extrema importância como fonte de rendimentos de muitas famílias. Diz-se que a origem do Vinho Verde remonta à civilização romana, permanecendo, posteriormente, nos hábitos das populações desta região. Desta forma, a partir do século XII, as alusões à cultura da vinha, estavam, tradicionalmente, associadas a…
bairrada cl
Bairrada – Uma região entre Mar e Serras !
 Apontamento Histórico A Bairrada é uma região produtora de vinhos, plena de vitalidade e de história e que procura um lugar no futuro. Foi, no passado, uma terra de passagem e de conquistas, de lutas entre cristãos e árabes no tempo da formação de Portugal, quando a capital do reino era Coimbra e o caminho da afirmação era para sul. Foi, também, terra de defesa da independência ameaçada pelos exércitos…
logo-2-5
2.5 Vinhos De Belmonte e Vila de Caria
A 2.5 Vinhos de Belmonte constitui dos projetos mais ambiciosos e sustentáveis em toda a Beira Interior, beneficiando de excecionais condições edafo-climatéricas para produção de vinhos de enorme qualidade. O produtor aposta essencialmente em castas endógenas e típicas da Região, como o caso da Rufete proveniente de vinhas bastante velhas, assim como a branca Fonte Cal. A equipa enológica é excecional, liderada pelo conhecido e todo-o-terreno, Engº Anselmo Mendes, que…
A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Cultura e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho mais robusto e encorpado. O processo de vinificação engloba diversas etapas:…
hp-5
Vinhos do Algarve – Denominação de Origem Portimão
Há numerosas referências comprovativas da tradição e importância da vinha no Algarve. Durante a ocupação muçulmana, os árabes não só cultivavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista, os cristãos aproveitaram e incrementaram a organização económica deixada por este povo. O relato anónimo de um dos cruzados que participou na conquista de Silves aos mouros, em 1189, referencia a existência de uma povoação na foz do rio…
Quinta Vãrzea da Pedra
Quinta Várzea da Pedra, Bombarral
A Quinta Várzea da Pedra ocupa os seus cerca de 30 hectares entre vinha e produção de pêra rocha! O solo aqui é um argiloso puro, bom retentor de água e beneficiando de clima atlântico, especialmente as matinas são frescas. Mesmo e época estival, as folhas muitas vezes apresentam gotículas, originando vinhos de excelente acidez, frescura, frutados e com capacidade de guarda. Pretende-se, pois, apostar em qualidade em deterimento da…
Denominação de Origem Controlada Óbidos
Denominação de Origem Controlada Óbidos – Vinhos de Lisboa
Das abas da Serra de Montejunto, para Noroeste, na direcção de e até Óbidos, estende-se uma numerosa sucessão de colinas e outeiros, cobertos por uma “manta de retalhos” onde a vinha assume posição dominante. É neste cenário que se desenvolve a zona vitivinícola de Óbidos, onde a dominância da vinha é francamente notória a partir do início do século XX. A sua presença é contudo referenciada desde os tempos da…
Casa Linhar - Quintas de Sirlyn
Caraterização da Região do Dão
No Dão, o vinho resulta do amor entre os homens e a terra. Dão é nome de rio e da região que se espalha por vertentes de suave ondulação, de cor verde e dourado por vontade do sol e onde o vinho, como nos amores antigos, nasce há muito tempo. Por exemplo, o Infante Dom Henrique levou-o nas caravelas para Ceuta, em 1415 onde com ele celebravam a vitória. No Dão o vinho corre nas veias da…
Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é de referenciar a identidade…