PORTUGAL VÍNICO

cima corgo capa
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo Há alguns anos atrás, o Alto Douro era uma designação utilizada que englobava o Baixo e Cima Corgo; neste artigo damos destaque sobre a paisagem vitivinícola do Cima Corgo. Origem das delimitações das sub-regiões A separação do Alto Douro do Douro Superior, na zona do Cachão da Valeira, era demarcada naturalmente por um monólito de gratino que existia no rio impedindo a sua navegação.…
vinhodetalha
A História do Vinho de Talha
A História do Vinho de Talha Para podermos contar um pouco sobre a História do Vinho de Talha, iremos sempre enverdar por um tema menos consensual quanto a origem e até algumas técnicas de vinificação. Contudo, e particularmente na Região de Vinhos do Alentejo, o Vinho de Talha começa a expandir ! De onde provém a vinha O cultivo da vinha é uma marca cultural inegável na longa história do…
bairrada cl
Entre o Mar e as Serras encontramos a região da Bairrada
Entre o Mar e as Serras encontramos a região da Bairrada A Bairrada é uma região produtora de vinhos, plena de vitalidade e de história e que procura um lugar no futuro, pelo que Entre o Mar e as Serras encontramos a região da Bairrada !!! Várias histórias Foi, no passado, uma terra de passagem e de conquistas, de lutas entre cristãos e árabes no tempo da formação de Portugal, quando…
vmourem 1
O Vinho Medieval de Ourém – Um vinho histórico !
O Vinho Medieval de Ourém – Um vinho histórico ! O Vinho Medieval de Ourém é um vinho único, que volta a afirmar-se com um punhado de bons e corajosos produtores. No período Medieval e dados os dogmas religiosos, o vinho tinto opaco e encorpado era considerado o Sangue do Diabo ! Assim e para ficar semelhante ao Sangue de Cristo, eram vinificadas primeiro em barrica as uvas brancas, depois e para…
A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho
Alto Douro Vinhateiro – A Cultura Do Vinho A Cultura do Vinho e sentido de Gosto O Vinho do Porto apresenta características peculiares e únicas, sendo um vinho licoroso, encorpado e aromático. Particularidades estas que são conferidas pelo processo de vinificação divergente do processo do vinho comum, nomeadamente pelo tempo diminuto da fase da fermentação e pela adição de aguardente, o que confere uma elevada graduação alcoólica resultando num vinho…
Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial O Alto Douro Vinhateiro situado no nordeste de Portugal é possuidor de uma paisagem única, com beleza singular que apresenta características ímpares. Relevo e solo Desde um solo xistoso e acidentado com grandes diferenciações altimétricas, associado a características climatéricas e morfológicas agregados à construção de pequenos templos e capelas em locais de culto, confere-lhe cenários paisagísticos surpreendentes. Cultura Aliado à sua identidade paisagística é…
Alto Douro Vinhateiro – Prensagem, transfega e lotação
Alto Douro Vinhateiro – Prensagem, transfega e lotação
Prensagem As partes sólidas que foram separadas do mosto são prensadas e misturam sedimento. Os vinhos originados da prensagem apresentam uma cor mais forte, com aroma mais intenso e ricos em taninos e em polissacarídeos. Sendo por isso muitas vezes adicionados a outros vinhos de forma a conferir estrutura e volume. Quando utilizadas prensas verticais ou pneumáticas é passível de se extrair um determinado volume de vinho com características semelhantes…