Castas Tintas

IMG_1397
A Casta Tinta Petit Verdot
A Casta Tinta Petit Verdot A Casta Tinta Petit Verdot é uma das variedades de Bordéus, maioritariamente utilizada para fazer parte de lotes. Em Portugal é especialmente plantada no Alentejo e Península de Setúbal, sendo que tem até alguns lotes monovarietais produzidos no nosso país. Origens Bem madura, a Casta Tinta Petit Verdot acrescenta muito tanino, cor, polifenóis e tem um paladar muito característico. Basta um pequeno teor para acrescentar…
800px-Shiraz_Grapes
A Casta tinta Syrah
A casta tinta Syrah A casta tinta Syrah é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, muito utilizada na produção de vinhos. Hoje é cultivada em países como a Austrália (designada Shiraz) e França (onde é chamada Syrah). Outros países onde é possível encontrá-la são Argentina, Estados Unidos, Chile (onde é chamada Shiraz) e claro, Portugal. Pode-se dizer que a A Casta tinta Syrah é uma casta…
capa rufete
A Casta Tinta Rufete
A Casta Tinta Rufete Se existe a casta tinta Rufete e ainda continua a produzir vinhos de excelência, em primeiro lugar há que realçar o trabalho ímpar do Viticólogo, Eng Francisco Santos que recomendou a casta ao Prof. Virgílio Loureiro em Belmonte no projeto da Quinta dos Termos ! Atualmente e na mesma zona, o Eng Anselmo Mendes chegou e a partir também de vinhas velhas de Rufete começaram a…
folha e cacho
A Casta Tinta Merlot
A Casta Tinta Merlot A Casta Tinta Merlot é uma casta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, na região de Bordéus, França. Apesar da casta geralmente ser utilizada em vinhos para se consumirem jovens, os produtores de Saint Émillion garantem enorme longevidade. Embora seja uma casta que origina principalmente vinhos de lote, a Casta Tinta Merlot entra em 95% na…
castanegramole1
A Casta Negra Mole
A Casta Negra Mole A Casta Negra Mole tem o seu berço no Algarve e é lá que é rainha. Esteve quase extinta ! A Casta Negra Mole foi durante uns anos abandonada e esquecida em centenas de hectares de vinhas nas províncias algarvias pelos seus agricultores que dela, pensaram que mais não havia a fazer. Casta tosca, de aparência deslavada, com cachos grande e tricolores (uvas brancas, tintas e…
logo bastardo
Casta Tinta Bastardo
Casta Tinta Bastardo A Casta Tinta Bastardo é cultivada em todo o país, com maior expansão da DOC Douro e ultimamente está em expansão na DOC Trás-os-Montes, zona onde atinge boa maturação e da qual se começaram a produzir rosés de excelente frescura e acidez. No estrangeiro Em França tem a denominação de Trousseau e em Espanha chama-se Merenzao. Também existe na Austrália, África do sul, Califórnia, Espanha, França e…
logo ramisco
Casta Tinta Ramisco
Casta Tinta Ramisco A casta tinta Ramisco é característica da zona de Colares. O seu cultivo é muito peculiar e trabalhoso, uma vez que esta casta é plantada em “chão de areia” e sem porta-enxertos (“pé-franco”). Vinhas novas As vinhas situam-se muito próximas do mar e numa zona próxima de grandes cidades, por isso a pressão urbanística, a falta de mão-de-obra e a fraca rentabilidade do cultivo quase extinguiram esta…