Gastronomia

chef-1209161_1280
Chef Daniel Pinheiro sugere Sushi
Ao contrário do que se possa pensar o sushi não é de origem Japonesa, nasceu na China no Séc. IV a.c. como maneira de conservar peixe deixando-o fermentar em arroz cozido a vapor e colocado em vasilhas durante meses.   O bolor que produzia o arroz servia como fermento para conservar o peixe, para o consumir era necessário limpar o peixe e deitar o arroz fora.   Com a chegada…
caldo-verde
Chef Daniel Pinheiro sugere Caldo Verde
Com Festas e arraiais por todo o País a inaugurar o Verão, Santo António, São João e o São Pedro são os três Santos populares mais festejados pelo Povo Português.   Ninguém é capaz de recusar o convite: as pessoas encontram-se nos bairros mais típicos, decorados com arcos e balões coloridos, música ao vivo e muitas barracas de comida preparada ao momento. O prato do dia é único e o…
borrego
Chanfana de borrego à moda da Bairrada
São muitas as versões existentes sobre a origem da chanfana um dos pratos de carne mais típicos da cozinha portuguesa. Existem outras versões romanceadas que ligam esta iguaria aos episódios das invasões Francesas, porém com fraca sustentação documental. Aquela que mais se aproxima da realidade segue o raciocínio lógico e pragmático do povo.   Enquanto jovem, a cabra seria útil para produzir leite, procriar e manter as terras férteis e limpas. Depois…
tornedoaportuguesa
Chef Daniel Pinheiro sugere Tornedó à Portuguesa
  A receita que vos trago esta semana foi baseada no belo tornedó Rossini inspirado no compositor Italiano de ópera.   Ingredientes Lombo de Vaca Sal Pimenta Manteiga Azeite Vinho branco Demi-glace Tomate concassê Fatia de pão Batata ponte nova Legumes cozidos Salsa   Modo de Preparação Retirar os tornedós do lombo (coração), com cerca de 180 a 200 gr. cada. Temperar com sal e pimenta e deixar marinar. Colocar uma…
albatroz-hotel-20200430-0013
Frederic Breitenbucher à frente do Restaurante do The Albatroz Hotel
De Estrasburgo para Cascais, com um interregno por Lisboa e agora de regresso à vila de Cascais. Este foi o percurso do chef Frederic Breitenbucher, que tem um novo desafio como chef executivo do restaurante do The Albatroz Hotel, situado no mais icónico espaço hoteleiro de Cascais. A partir de dia 22 de maio será possível experienciar a mais recente aposta gastronómica do hotel.  Depois da renovação das áreas comuns e…
Sopa-Couve-do-Douro
Chef Daniel Pinheiro sugere Sopa de Couve do Douro
A sopa é considerada o alimento mais antigo do mundo.  Ela nasceu quando o homem se deu conta que as carnes  duras que caçava se amaciavam e adquiriam melhor sabor se cozidas com água e ervas.   Quando dela beberam e se aperceberam do seu rico sabor decidiram incorporá-la na gastronomia de onde nunca mais saiu.   Esta semana trago-vos um belo exemplo de uma sopa que aconchega a família bem acompanhada…
floresta-negra
Chef Daniel Pinheiro sugere Floresta Negra
Os famosos escritores alemães inspiraram-se no clima enigmático e místico da Floresta Negra uma região curiosa no sudoeste da Alemanha para usá-la como cenário de muitas histórias como Cinderela, capuchinho vermelho, entre outras. Os enredos fantasiosos ganharam o imaginário do povo alemão e séculos depois foram transformados em desenhos animados que acompanharam a nossa infância no mundo encantado da Disney. Para acompanhar esta emblemática sobremesa nada melhor que um espumante…