Gastronomia

image007
NO BÔMAU HÁ MUNDO DE SABORES PARA DESCOBRIR
Com uma filosofia muito própria, um grupo de apaixonados pelas mais diversas culturas gastronómicas prepara diariamente comida de conforto saudável que é uma autêntica experiência  Um grupo de apaixonados por comida prepara todos os dias, de forma artesanal, sabores autênticos. Receitas originais com ingredientes frescos são a base da proposta do Bômau, em que cada prato conta uma história. Quem passa no número 61 da Rua Alexandre Herculano, junto ao…
coelho-a-algarvia
Chef Daniel Pinheiro sugere Coelho á Algarvia Paleo
Saudável passou a ser sinónimo de produtos light, zero gordura, zero sabor, zero informação e na verdade zero saudável… O estilo de vida Paleo, consegue de forma simples e equilibrada, promover mais energia, bem-estar físico e psicológico, saúde e boa forma física a pessoas de todas as idades e sexos – incluindo crianças, grávidas e lactantes. Além disso, tem demonstrado, de modo geral, ter um impacto extremamente positivo em quem…
Chateaubriand
Chef Daniel Pinheiro sugere Chateaubriand
Não há tanta novidade em dizer que o filé mignon é das carnes mais nobres e, sendo assim, é estrela de uma série de pratos famosos. Entre elas está o Filé à Chateaubriand, uma generosa porção individual, que deve beirar 400 gramas, ter cerca de 5 centímetros de altura e sem gorduras. “Ele é a ‘cereja do bolo’ no capítulo filé mignon! E assim como o tornedó, o medalhão e o…
portefolio-howards-folly
Howard’s Folly reúne paixão, inovação e missão
Howard’s Folly uma adega que reúne em Estremoz Arte, Solidariedade e o Vinho, que tivemos oportunidade de participar numa apresentação do seu portefólio no Restaurante Veneza no Algarve no passado dia 23 de Setembro de 2020 e conhecer melhor os responsáveis por este projecto vínico que se caracteriza por vários aspectos diferenciadores. A história e o produtor que tivemos o privilégio de assistir ao evento no algarve no passado mês…
bacalhau
Chef Daniel Pinheiro sugere Bacalhau à Narcisa
O batizado Bacalhau à Narcisa, nasce pela primeira vez no restaurante Narcisa, na cidade de Braga. Aberto em 1930, chegou a ser visitado por elevadas figuras de todo o país, tal como, Amália Rodrigues, curiosas por provar e presenciar todo o aroma da tão reputada receita. Defende-se que o nome do prato deveria prestar homenagem a quem lhe deu fama– Bacalhau “à Eusébia”, a cozinheira-mãe do restaurante situado perto do…
PAO-COURICO-SEM-GLUTEN
Pão com Chouriça Sem Gluten
Apesar de saber que o consumo de enchidos, fumados e companhia devem ser consumidos de forma moderada, esta semana partilho esta receita de pão com chouriça mas numa versão sem glúten para compensar.  INGREDIENTES 90 grs polvilho doce( proveniente da mandioca) 60 grs de fubá de mandioca ou farinha de aveia 50 grs linhaça dourada moída ou farinha de amêndoa ou farinha de mandioca 50 grs farinha de coco ou farinha…
sopa-alentejana
Chef Daniel Pinheiro sugere Sopa a alentejana
No passado, a vida no Alentejo era bastante dura e os recursos económicos do povo eram escassos. Segundo os nossos avós, a história “uma sardinha para 2 ou 3 pessoas” era mesmo verdade. Estes fatores fizeram com que a tradicional gastronomia alentejana se tornasse simples, mas imaginativa, misturando os ingredientes de época que havia à disposição para criar pratos cujas origens são fáceis de reconhecer. Prová-los é uma das grandes experiências…