Gastronomia

bacalhau
Chef Daniel Pinheiro sugere Bacalhau à Narcisa
O batizado Bacalhau à Narcisa, nasce pela primeira vez no restaurante Narcisa, na cidade de Braga. Aberto em 1930, chegou a ser visitado por elevadas figuras de todo o país, tal como, Amália Rodrigues, curiosas por provar e presenciar todo o aroma da tão reputada receita. Defende-se que o nome do prato deveria prestar homenagem a quem lhe deu fama– Bacalhau “à Eusébia”, a cozinheira-mãe do restaurante situado perto do…
PAO-COURICO-SEM-GLUTEN
Pão com Chouriça Sem Gluten
Apesar de saber que o consumo de enchidos, fumados e companhia devem ser consumidos de forma moderada, esta semana partilho esta receita de pão com chouriça mas numa versão sem glúten para compensar.  INGREDIENTES 90 grs polvilho doce( proveniente da mandioca) 60 grs de fubá de mandioca ou farinha de aveia 50 grs linhaça dourada moída ou farinha de amêndoa ou farinha de mandioca 50 grs farinha de coco ou farinha…
sopa-alentejana
Chef Daniel Pinheiro sugere Sopa a alentejana
No passado, a vida no Alentejo era bastante dura e os recursos económicos do povo eram escassos. Segundo os nossos avós, a história “uma sardinha para 2 ou 3 pessoas” era mesmo verdade. Estes fatores fizeram com que a tradicional gastronomia alentejana se tornasse simples, mas imaginativa, misturando os ingredientes de época que havia à disposição para criar pratos cujas origens são fáceis de reconhecer. Prová-los é uma das grandes experiências…
Sean Connery, o tinto e o peixe
Sean Connery, o tinto e o peixe
Assim que soubemos do desaparecimento de mais um vulto da sétima arte (Sean Connery 1930-2020), vem à memória da presença do Vinho no cinema, como no caso da saga do James Bond e dos filmes 007, logo quando escrevemos o título “Sean Connery, o tinto e o peixe” aproveitamos o dois em um, abordar um mito ou afirmação com a qual não concordamos em absoluto e principalmente prestar a justa…
panquecas
Chef Daniel Pinheiro sugere Panquecas de frango
Esta semana trago-vos uma sugestão de panquecas de frango para naturalmente poderem gastar as sobras do frigorifico. Para haver uma sustentabilidade dos recursos aí em casa e mesmo assim fazerem comida de conforto e saudável . Para acompanhar as panquecas,  sugiro um Espumante Rosé Biológico pois é de produção seletiva , contrariando assim a produção intensiva e com uma serie de aditivos. Se procurarem vão encontrar no mercado já várias marcas apostando…
muffins
Chef Daniel Pinheiro sugere Muffins de Fruta Low Crab
Costumo receber muitos pedidos de mamãs que procuram alternativas para os mais pequeninos com alergias ou intolerâncias alimentares assim como pedidos para pratos vegetarianos/vegans. A pensar nisso, esta semana apresento uma receita de muffins de fruta sem glúten, sem lacticínios, sem frutos secos, sem ovos e muito económicos. São uns bolinhos suuuper fofos (bem mais fofos do que imaginei) tenros e com uma textura e sabor maravilhosos! Nestes bolinhos não existem adição de…
filetesdebadejo
Chef Daniel Pinheiro sugere Filetes de badejo dourados
É engraçado que em todos estes anos de experiência, muita conversa e mensagens trocadas, chego à conclusão que há muitas dúvidas acerca das receitas básicas e simples, daquelas que crescemos a comer. Uma delas são os filetes, ou porque não sabem como os temperar, ou porque não sabem se primeiro se passa por farinha por exemplo. Por isso, achei que fizesse todo o sentido colocar por aqui esta receita básica de…