Vinhos

texsom-logo
Texsom – International Wine Awards 2017 – Texas, EUA
Este concurso existe desde 1985. Foi criado em Dallas por Rebecca Murphy, respeitável crítica de vinhos desta região. Total de vinhos premiados: 2541 Total de vinhos portugueses premiados: 80 Seleção dos juízes: 2 Medalhas de Ouro: 10 Medalhas de Prata: 25 Medalhas de Bronze: 43 TABELA DE RESULTADOS Seleção dos Juízes Produtor Vinho   Cor / Tipo Ano Região Caves Sao Joao Frei Joao Reserva Tinto 1990 Bairrada Caves Sao Joao…
taninos
POLIFENÓIS DOS VINHOS TINTOS – Taninos
Ver ainda: Polifenóis muito particulares Os 3-flavanóis constituem uma grande classe de compostos que engloba os já famosos taninos do vinho. Origem O termo “tanino”, como é classificado um elevado número de compostos polifenólicos na natureza, tem origem numa das suas propriedades mais importantes, nomeadamente a sua capacidade de interagirem com as proteínas formando complexos estáveis (Bate-Smith, 1973; Haslam e Lilley, 1988). Principais tipos de taninos Os taninos vegetais podem…
coxas-de-frango-com-louro-e-limao
Chef Hernâni Ermida prepara
Ganhando embalagem para a Páscoa, esta semana sugerimos ao Chef Hernâni Ermida um Quinta do Cardo Grande Escolha Tinto 2011, para o qual foi preparado Coxas de frango com louro e limão. Ingredientes 4 coxas de frango 4 folhas de louro 4 rodelas de limão 1,5 dl de azeite 12 dentes de alho 3 dl de caldo de galinha 400g de batatinhas novas 1/2 chouriço de carne picado 1 raminho…
apreciacao-volupia-branco-2015
Volúpia Branco 2015
Provámos o vinho Volúpia Branco 2015, das Caves do Solar de São Domingos, harmonizado com Trouxa de mariscos da Chef Justa Nobre Região: Bairrada Produtor: Caves São Domingos Castas: Sauvignon Blanc (50%), Chardonnay (35%) e Maria Gomes (15%) Álcool: 13,5% Custo: € 4,00 Clima: Suavemente temperado devido a proximidade com o Oceano Atlântico Solo: Argiloso Denominação: Bairrada DOC Aspeto: Cor amarelo brilhante e límpida. Aroma: Apresenta uma exuberante tropicalidade, com…
grande-ouro
Berliner Wein Trophy 2017 – 1ª parte
O Concurso O Berliner Wein Trophy é um concurso OIV. Respeitando as regras do Organismo Internacional, apenas 30% do total de amostras recebidas correspondem a vinhos medalhados. Uma referência internacional Um dos mais importantes concursos de vinho internacionais, o Berliner Wein Trophy recebeu para a Winter Tasting ( 1ª Parte ) mais de 6200 amostras, resultando em perto de 1800 vinhos premiados de todo o mundo. Portugal obteve 150 medalhados.…
antao_vaz
Castas Brancas – Antão Vaz
Uma identidade alentejana A casta Antão Vaz é umas das variedades mais valorizadas do Alentejo. Oriunda da Vidigueira, no sul alentejano, é bastante resistente à seca e às doenças. A Antão Vaz, é uma casta consensual, rústica mas bem adaptada ao clima quente e soalheiro da grande planície, consistente e produtiva, amadurecendo de forma previsível e homogénea. Quando vindimada cedo, a Antão Vaz proporciona vinhos vibrantes no aroma, temperados por…
apreciacao-espumante-quinta-dos-abibes-sublime-brut-nature-2010
Espumante Quinta dos Abibes Sublime Brut Nature 2010
Provámos o vinho Espumante Quinta dos Abibes Sublime Brut Nature 2010 harmonizado com Aristomoqueca de Camarão, do Chef Henrique Sá Pessoa NOTA DE PROVA Região: Bairrada Produtor: Quinta dos Abibes Castas: Arinto Álcool: 12,5% Custo: 28,0€ Clima: Suavemente temperado devido a proximidade com o Oceano Atlântico Solo: Argiloso Denominação: DOC Bairrada Aspeto: Amarelo palha com laivos esverdeados. Límpido. Aroma: Apresenta notas tropicais, papaia, manga, extraordinária mineralidade, nuances cítricas, lima, maçãs verdes…
logo-mundus-vini-medalhas
Mundus Vini 2017 – Spring Tasting
20º aniversário da Mundus Vini Este ano atinge-se o 20º aniversário da Mundus Vini, que contou com a colaboração de perto de 200 jurados internacionais, que provaram mais de 6000 vinhos. O que demonstra claramente que nestes concursos as provas além do rigor, são efetuadas com todo o critério. Como mostra a tabela e gráfico seguintes, Portugal ocupa um honroso 4º lugar entre os medalhados. Portugal atinge bons resultados! Destaque…
antocianinas
POLIFENÓIS DOS VINHOS TINTOS – Antocianinas
Ver ainda: O que são? As antocianinas (do grego anthos flor e kyanos azul) são pigmentos naturais responsáveis por uma grande variedade de cores no reino vegetal desde o laranja até ao violeta, sendo responsáveis pelas cores de muitas flores e frutos (Harborne e Grayer, 1988). Estruturas De um modo geral, as estruturas das antocianinas correspondem a glucósidos do catião flavílio polihidroxilados e/ou metoxilados. As suas formas agliconas (não glucosiladas)…
Bacalhau gratinado com migas de couve-flor
Chef Hernâni Ermida prepara
A pensar no Dia do Pai, esta semana sugerimos ao Chef Hernâni Ermida um Lote 44 Reserva Tinto 2015, da Adega de Arruda dos Vinhos. Foi preparado um prato de Bacalhau gratinado com migas de couve-flor. Ingredientes 650g de bacalhau cozido e limpo de pele e espinhas 650g de raminhos de couve-flor crua 1,5 dl de azeite 5 dentes de alho picado 1 raminho de salsa ou coentros picados 1/2…