Bacalhau

samos-bacalhau
Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet
Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet Os portugueses sempre foram exímios em fazer muito com pouco e assim temos os Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet.. Samos de bacalhau de desperdício a gourmet, porque os Samos são as bexigas natatórias do peixe agarradas à espinha. É um órgão que, enchendo-se ou esvaziando-se de água, ajuda o peixe a regular a sua profundidade. A Figueira da Foz esteve sempre ligada…
O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços
O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços
O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços A sub-região de Valpaços é extraordinariamente conhecida por vinhos e azeites, mas entretanto tem o misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços ! Mas quem era realmente a Bruxa de Valpaços ? Na realidade era uma cozinheira e muito mais conhecida pelos dotes culinários que por feitiçarias. O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços tem na realidade um…
vinho-no-natal-3130
12 bons vinhos portugueses para acompanhar o Bacalhau de Consoada
12 bons vinhos portugueses para acompanhar o Bacalhau de Consoada Estamos em plena quadra e famílias se juntarão à mesa e para as quais sugerimos 12 bons vinhos portugueses para acompanhar o Bacalhau de Consoada. Bacalhau a quem damos uma espécie de nickname: Fiel Amigo! Na ceia de Natal portuguesa é tradição comer bacalhau. Mas, de onde veio a tradição? Os pioneiros na descoberta do bacalhau foram os vikings, pois este…
Como harmonizamos bacalhau e vinhos
Como harmonizamos bacalhau e vinhos
Como harmonizamos bacalhau e vinhos Quando combinamos o Fiel Amigo ao Néctar dos Deuses, deveremos saber como harmonizamos bacalhau e vinhos. O bacalhau é muitas vezes referido como o Rei dos Mares! O bacalhau seco e salgado é das iguarias mais populares nos países do Mediterrâneo. Especialmente em Itália, Espanha e claro, Portugal que terá seguramente mais de um milhar de receitas do Fiel Amigo (uma espécie de Nickname) ! Como harmonizamos…
a alentejana 2_burned
Típica e democrática Açorda à Alentejana
Típica e democrática Açorda à Alentejana A Típica e democrática Açorda à Alentejana é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana. Porque é democrática Vai à mesa do pobre e do rico e raro é o dia que não constitui o almoço do trabalhador rural. Receita Ingredientes: 1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas 2 a 4 dentes…
Prontas
As históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau
As históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau As históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau têm origem na região da Estremadura. As pataniscas de bacalhau consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritos em polme de farinha de trigo, temperado com sal, pimenta e salsa. Como se preparam as históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau ?   (clique nas imagens da galeria para ampliar) Receita Ingredientes 600 gr bacalhau Lugrade 4 ovos 50 gr farinha…
Bacalhau2 002
O Fiel Amigo bacalhau até aos dias de hoje
O Fiel Amigo bacalhau até aos dias de hoje O Fiel Amigo bacalhau até aos dias de hoje, incorporado nos hábitos e culinária do povo português, o bacalhau foi consagrado como o “fiel amigo”. Torna-se hoje uma das principais tradições das mesas dos portugueses. Além disso, esteve também presente nas tradições cristãs, quando os devotos o consumiam em substituição das carnes vermelhas durante os dias de jejum que a Igreja…