Bacalhau

Meia-desfeita-bacalhau
Chef Daniel Pinheiro sugere Meia Desfeita de Bacalhau
  Esta semana trago um prato bastante económico, a meia desfeita de bacalhau. Para acompanhar, sugiro vinhos brancos, jovens e aromáticos. MATERIAL DE PREPARAÇÃO Placa de cortes Faca de legumes Faca de chefe Tigelas de inox   MATERIAL DE COZEDURA Tachos Frigideira Tabuleiro Ingredientes ( para 2 pax )         Elementos de Base Bacalhau Grão-de-bico Azeite Alho Cebola Vinagre Ovos cozidos Salsa           Tempero Sal…
Bacalhauaze
Chef Daniel Pinheiro sugere Bacalhau há Zé do Pipo
Desta vez trago uma das 1001 e muita receitas com tradição portuguesas feitas a partir do nosso Bacalhau.   Perdoem me os leitores a minha ousadia mas trago vos um poema  que faz uma homenagem a este produto tão nobre:   Dantes era o mais fiel dos  amigos, deste povo ,até com espinhas e pele marchava Ai pastelinhos onde estão? meia desfeita quando faço’   Ai que saudades do meu…
samos-bacalhau
Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet
Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet Os portugueses sempre foram exímios em fazer muito com pouco e assim temos os Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet.. Samos de bacalhau de desperdício a gourmet, porque os Samos são as bexigas natatórias do peixe agarradas à espinha. É um órgão que, enchendo-se ou esvaziando-se de água, ajuda o peixe a regular a sua profundidade. A Figueira da Foz esteve sempre ligada…
O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços
O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços
O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços A sub-região de Valpaços é extraordinariamente conhecida por vinhos e azeites, mas entretanto tem o misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços ! Mas quem era realmente a Bruxa de Valpaços ? Na realidade era uma cozinheira e muito mais conhecida pelos dotes culinários que por feitiçarias. O misterioso prato de Bacalhau à Bruxa de Valpaços tem na realidade um…
vinho-no-natal-3130
12 bons vinhos portugueses para acompanhar o Bacalhau de Consoada
12 bons vinhos portugueses para acompanhar o Bacalhau de Consoada Estamos em plena quadra e famílias se juntarão à mesa e para as quais sugerimos 12 bons vinhos portugueses para acompanhar o Bacalhau de Consoada. Bacalhau a quem damos uma espécie de nickname: Fiel Amigo! Na ceia de Natal portuguesa é tradição comer bacalhau. Mas, de onde veio a tradição? Os pioneiros na descoberta do bacalhau foram os vikings, pois este…
Como harmonizamos bacalhau e vinhos
Como harmonizamos bacalhau e vinhos
Como harmonizamos bacalhau e vinhos Quando combinamos o Fiel Amigo ao Néctar dos Deuses, deveremos saber como harmonizamos bacalhau e vinhos. O bacalhau é muitas vezes referido como o Rei dos Mares! O bacalhau seco e salgado é das iguarias mais populares nos países do Mediterrâneo. Especialmente em Itália, Espanha e claro, Portugal que terá seguramente mais de um milhar de receitas do Fiel Amigo (uma espécie de Nickname) ! Como harmonizamos…
a alentejana 2_burned
Típica e democrática Açorda à Alentejana
Típica e democrática Açorda à Alentejana A Típica e democrática Açorda à Alentejana é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana. Porque é democrática Vai à mesa do pobre e do rico e raro é o dia que não constitui o almoço do trabalhador rural. Receita Ingredientes: 1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas 2 a 4 dentes…