Como Se Produz Vinho

Método Clássico
Após a vindima a prensagem defecação e sedimentação
Após a vindima a prensagem defecação e sedimentação Tempo de colheitas e após a vindima a prensagem defecação e sedimentação, ou seja, começam aqui processos mecânicos para se tirar todo o partido do fruto colhido ! São os processos de prensagem, defecação e sedimentação ! Prensagem O equipamento utilizado para a realização desta operação é a prensa. Existem vários tipos de prensas, mas atualmente o mais utilizado é a prensa…
fermentacao pinot noir
Processo de Fermentação com Leveduras e controlo de temperatura
Processo de Fermentação com Leveduras e controlo de temperatura O processo de fermentação com Leveduras e controlo de temperatura, é o passo nevrálgico para a produção de vinhos e qualquer bebida alcoólica. Tudo porque existem açúcares, que por ação de leveduras que processam, são transformados em álcool, por ação de leveduras e controlo de temperatura para evitar a sua morte e paragem do processo, ou para controlo de velocidade de…
vindima_tegao
A transformação das uvas depois das vindimas
A transformação das uvas depois das vindimas A transformação das uvas depois das vindimas ocorre após as duras colheitas. Temos quatro processos principais: Receção de uva, Desengace, Esmagamento e Esgotamento.   Receção da uva O ideal é transportar a uva em caixas pequenas (cerca de 20 kg de capacidade), para evitar que as uvas cheguem à adega esmagadas/amassadas pelo seu próprio peso. Na maioria dos casos, o transporte é feito…
vin v tinto2
Da vindima à vinificação do vinho e fermentação alcoólica
Da vindima à vinificação do vinho e fermentação alcoólica Após a marcação do primeiro dia, apresentamos os passos da vindima à vinificação do vinho e fermentação alcoólica. Vindima Quando a vindima começa devem assegurar-se as melhores condições de transporte das uvas para a adega. Devem fazer-se os possíveis para que as uvas cheguem inteiras e não amassadas ou calcadas que, nas condições de calor em que a vindima ocorre, tal poderia significar…
vindimas
Marcação da Data de Vindima e Vindima Manual Versus Vindima Mecânica
Marcação da Data de Vindima e Vindima Manual Versus Vindima Mecânica Para se proceder à Marcação da Data de Vindima e Vindima Manual Versus Vindima Mecânica, cerca de um mês antes da data habitual de vindima, recolhem-se aleatoriamente bagos na vinha. Com este procedimento, das amostras recolhidas, faz-se uma amostragem dos vários parâmetros Eles são peso dos bagos, teor de açúcares, álcool provável, acidez, pH – necessários para determinar qual o estado…
permutador
Como Se Produz Vinho – Estabilização
Estabilizar um vinho, não é fixá-lo no estado em que se encontra, bloquear a sua evolução; é evitar apenas os acidentes (tais como turvações), as alterações da conservação. Não se trata de impedir um vinho de envelhecer, mas sim de lhe dar uma cor e limpidez estáveis com o tempo, aquilo a que se chama uma boa manutenção. Tem que se tornar o vinho indiferente às condições limites de conservação,…
ferreira4_1024x768
Como Se Produz Vinho – Envelhecimento e Clarificação
Envelhecimento   A diferença entre os vinhos brancos e os tintos é a de que estes têm taninos presentes na casca e nas grainhas da uva, incorporadas ao vinho durante a fermentação. Os taninos, de grande poder antioxidante, determinam a capacidade do vinho tinto envelhecer: quando se desenvolvem dentro de uma garrafa, a bebida muda a cor do vinho, passando dos tons violáceos, aos vermelhos alaranjados, desaparece a adstringência e…