Segredos

Em vinhas de Merlot da Quinta do Cerrado da Porta, Sobral de Monte Agraço
Impacto do Aquecimento Global na Viticultura
Impacto do Aquecimento Global na Viticultura O Impacto do Aquecimento Global na Viticultura é uma realidade e veio para ficar e alterar os paradigmas sazonais. E não só a viticultura, como tudo o que se plante ou cultive sente estes efeitos. Não só de agora … Este assunto foi abordado até nas quartas Jornadas Técnicas da Associação Portuguesa de Enologia, num colóquio em Borba há já perto de 3 anos.…
Os Califas da Al-Andaluz e Córdoba
Consumo e produção de vinho durante a ocupação Muçulmana
Consumo e produção de vinho durante a ocupação Muçulmana Sabia que era possível o consumo e produção de vinho durante a ocupação Muçulmana ? Sim, é verdade; inclusivamente o “Califa” de Silves bebia vinho !!! A queda do Império Muçulmano Após a desagregação da unidade política do império, nada indica que o cultivo da vinha tenha desaparecido das paisagens algarvias. A instabilidade social desse período não parece ter obstado a…
Acídula mas frutada casta branca Avesso
Acídula mas frutada casta branca Avesso
Acídula mas frutada casta branca Avesso A acídula mas frutada casta branca Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes. Contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, na Sub-região de Baião, nos concelhos de Baião, Resende e Cinfães. Atualmente e dada as suas potencialidades, expandiu a boa parte da região de Vinho Verde. Tem algumas outras denominações populares como Borral, Bornal, Bornão ou Borraçal branco. A utilização…
Típico e histórico vinho Callum de Oleiros
Típico e histórico vinho Callum de Oleiros
Típico e histórico vinho Callum de Oleiros O típico e histórico vinho Callum de Oleiros, proveniente da casta com o mesmo nome. O seu nome em latim significa de “casca dura”, perfeitamente adaptado a este território em virtude de ser resistente à humidade. As videiras estão essencialmente plantadas junto a linhas e cursos de água, tendo por isso resistido a pragas e doenças. Resenha histórica Consta em registos que o…
Capa Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo
Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo
Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo Ao abordarmos os vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo, estamos a falar da segunda em área desta região. Ao todo falamos de perto de 3423 hectares de vinha, num total de 11763 hectares registados na região do Alentejo. Vinhos da sub região de Borba com Denominação de Origem Alentejo têm uma característica muito diferenciada.…
O que é o açúcar residual no vinho capa2
O que é o açúcar residual no vinho
O que é o açúcar residual no vinho Muitas vezes perguntamos, o que é o açúcar residual no vinho ? Ora, será que se adiciona realmente açúcar ao néctar ? Na verdade em algumas zonas e países sim; contudo pode também representar açúcar do mosto que ficou por fermentar. Sabendo o que é o açúcar residual no vinho, contrariamos o dogma de que o vinho não é doce. Por muito…
apreciacao Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016
Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016
Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016 Foi provado o Espumante Herdade do Rocim IGP Alentejo Brut Nature Rosé 2016, produzido na Região do Alentejo, sub região da Vidigueira. Acompanha Camarão ao molho rosado, um prato do Chefe Hernâni Ermida Vinificação Fermentação Alcoólica e malolática do vinho base em cubas de inox. Segunda fermentação alcoólica a temperaturas controladas. Estágio de 4 meses em garrafa. Dégorgement após um…