Castas Brancas

A Casta Branca Alvarinho
A Casta Branca Alvarinho
A Casta Branca Alvarinho A casta branca Alvarinho dá corpo a vinhos únicos e facilmente identificáveis, de personalidade e temperamento fortes. É uma casta vigorosa, que obriga a alguma prudência no controlo do ímpeto vegetal, sendo, porém, uma casta pouco produtiva, com cachos pequenos e elevada proporção de grainhas. Historicamente, foi uma das primeiras variedades portuguesas a ser engarrafada em estreme, responsável pelo sucesso dos vinhos da sub-região de Monção…
capa vital
A Casta Branca Vital
A Casta Branca Vital A Casta Branca Vital vingou na região da Estremadura, mas nos últimos anos perdeu expressão e a sua área tem vindo a diminuir. Na região de Lisboa, o enólogo e consultor António Ventura estima que não existam mais de 20 hectares no total, “É uma pena perdê-la!”, afirma. Contudo ao redor da Serra de Montejunto, persistem vinhas velhas de Vital, plantadas em local ideal. O enólogo…
logo avaz
Casta Branca Antão Vaz
Casta Branca Antão Vaz A casta branca Antão Vaz é uma identidade alentejana para os vinhos brancos, das mais valorizadas e que sendo oriunda da Vidigueira, é resistente a seca e doenças. A Antão Vaz, é uma casta consensual, rústica mas bem adaptada ao clima quente e soalheiro da grande planície, consistente e produtiva, amadurecendo de forma previsível e homogénea. Utilização actual desta casta em plantações é inferior a 0,5%…
logo galego dourado2
A Casta Branca Galego Dourado
A Casta Branca Galego Dourado Quase esquecida, como muitas castas autóctones portuguesas, a casta branca Galego Dourado tem ainda resistentes e que permitem que este riquíssimo espólio genético se mantenha. Além do generoso Vinho de Carcavelos, temos a Herdade de Portocarro que produz um estupendo monovarietal desta casta branca nacional. No blend do Vinho de Carcavelos, a casta branca Galego Dourado é habitualmente loteada com Arinto e Boal Ratinho, acrescenta acidez, frescura,…
avesso-2
Castas Brancas – Avesso
O que é ? A casta Avesso é cultivada na região dos Vinhos Verdes, contudo a sua plantação concentra-se próxima da região do Douro, na Sub-região de Baião, nos concelhos de Baião, Resende e Cinfães. Tem algumas outras denominações populares como Borral, Bornal, Bornão ou Borraçal branco. A utilização actual desta casta é inferior a 0,5% do total plantado. O terroir Na região encontra as condições favoráveis para se desenvolver, uma…
logo vital
Castas Brancas – Vital
Ver ainda:   Sinónimos históricos e regionais: Boal Bonifácio, Malvasia Corada (Dão, Douro). Vital na Casa das Gaeiras em Julho / 2015 Casta vigorosa, mostrando-se fértil mesmo podada em talão. Sensível à podridão, principalmente quando instalada em terrenos de aluvião. O bago tende a engelhar com a carência hídrica, não chegando, por vezes, a atingir a plena maturação. Produz vinhos com um teor alcoólico relativamente elevado, equilibrados e harmoniosos. Origem…
Viosinho
Castas Brancas – Viosinho
Ver ainda: A Viosinho é uma variedade de valorização recente, igualmente apropriada para o vinho do Porto e vinhos tranquilos. Infelizmente, é também uma variedade pouco produtiva, com rendimentos muito baixos, o que ajuda a explicar a popularidade reduzida. Esta casta sobrevive na maioria das vezes misturada aqui e ali nas vinhas velhas brancas do Douro. Apesar de pouco aromática, oferece um excelente equilíbrio entre açúcar e acidez, proporcionando vinhos…