Sabores de Portugal Vinhos Wines

Bacalhau – Um Sabor Português : Porquê a Páscoa e o Natal com o Fiel Amigo ?

Bacalhau Natal 2

A Igreja Católica, na época da Idade Média, mantinha um rigoroso calendário onde os cristãos deveriam obedecer aos dias de jejum, abstendo-se de comer carne.


Receita

Línguas de Bacalhau no forno com feijão verde salteado com grão e cenouras Chefe Vítor Sobral (clique na imagem para obter a receita)
Línguas de Bacalhau no forno com feijão verde salteado com grão e cenouras
Chefe Vítor Sobral (clique na imagem para obter a receita)

Vinhos Recomendados

Línguas de Bacalhau no forno com feijão verde salteado com grão e cenouras – Versão de Impressão


Os fiéis tinham que excluir as carnes consideradas “quentes”.

Bacalhau Natal

O bacalhau era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum.

jejum

Deste modo o bacalhau passou a ter uma forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.

O número de dias de jejum e abstinência a que se sujeitavam anualmente os portugueses era considerável, não se limitando ao período da Quaresma, a época do ano em que o bacalhau era o rei da mesa.

Durante mais de um terço do ano não se podia comer carne.

pratos diversos

Assim era na Quarta-Feira de Cinzas e todas as Sextas e Sábados da Quaresma, nas Quartas, Sextas e Sábados das Têmperas, as vésperas do Pentecostes, da Assunção, de Todos-os-Santos e do dia de Natal.

Tínhamos ainda nos dias de simples abstinência, ou seja, todas as Sextas-Feiras do ano não coincidentes com dias enumerados para as solenidades, os restantes dias da Quaresma, a Circuncisão, a Imaculada Conceição, a Bem-Aventurada Virgem Maria e os Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau manteve-se forte nos países de língua portuguesa, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica, onde se comemoram o Nascimento e a Ressurreição de Cristo.


Deixe o seu comentário