O que é o Terroir no mundo dos vinhos

O que é o Terroir no mundo dos vinhos ? Está tudo relacionado com o conjunto clima, solo e aspeto.

Ou seja, com a forma em como estes fatores afetam o sabor do vinho.
Tem regiões ou países que possuem mais ou terroir.

Açores

É, pois, de importância saber-se o que é o Terroir no mundo dos vinhos.

O que é o terroir e como afeta o sabor do vinho ?

Uma história rochosa

“Terroir” é uma das palavras de vinho mais usadas e menos compreendidas.

Originalmente, era associado a notas de terra em muitos vinhos do Velho Mundo.

Em Stellenbosch, África do Sul

Nos anos 80, muitos destes vinhos “orientados para o terroir” foram efectivamente afectados por falhas de vinho, incluindo o odor de cortiça e o crescimento de leveduras selvagens (brettanomyces).

Hoje em dia, o terroir é usado para descrever praticamente todas as regiões ou países vinícolas e perdeu seu significado. ( Bordéus, Napa Valley, Priorat, Alentejo, Douro, etc ).

19876564_kbEg5

É tempo de saber o que essa palavra usada em excesso realmente significa, porque na verdade é útil.

Permite-nos saber afinal o que é o Terroir no mundo dos vinhos.

4 Fatores principais para definir Terroir

Clima

As regiões vinícolas podem ser basicamente divididas em dois tipos de climas: clima frio e clima quente.

As uvas para vinho de climas mais quentes geram níveis mais altos de açúcar (que produzem vinhos com maior teor alcoólico), enquanto que as uvas para vinho com clima mais frio geralmente têm níveis mais baixos de açúcar e retêm mais acidez.

O inconfundível e único Douro

Por exemplo, a região de vinhos do Alentejo recebe mais de sol e calor durante o ano todo do que Região Demarcada do Douro.

Enquanto ambas as regiões podem produzir por exemplo Touriga Nacional, a mesma uva no Douro produz maior acidez natural por causa do clima.

Solo

Existem centenas de diferentes tipos de solos, rochas e depósitos minerais nos vinhedos do mundo.

A maioria dos solos de vinhedos pode ser classificada em cerca de 5 a 6 tipos diferentes de solo que afetam o sabor do vinho.

solo

Embora não haja provas científicas que associam o sabor da “mineralidade” aos minerais reais de um vinho, algo acontece.

É quase como se alguns tipos de solo agissem como um saquinho de chá para a água, à medida que passa pelas raízes da videira.

Algarve

• Temos um exemplo de solos graníticos.  O granito é conhecido por sua retenção de calor e pela qualidade da redução da acidez em uvas de alta qualidade.

Terreno

Acredite ou não, a altitude é um foco cada vez mais importante para os vinhedos de qualidade.

Além da elevação, coisas como características geológicas (montanhas, vales, localizadas no interior), outras flora (plantas, micróbios e árvores) e grandes massas de água afetam o gosto de um vinho de determinada região.

Quinta do Monte d’Oiro, Alenquer, Vinhos de Lisboa

• Em Portugal temos vinhedos a mais de 1000 m de altitude. A maior alta elevação dá às uvas maior acidez devido às temperaturas frias noturnas. Temos algumas sub-regiões em Portugal situadas em elevações ou vales e assim são denominadas.

Tradição

Técnicas tradicionais de vinificação (e cultivo de vinhedos) também podem contribuir para o terroir de um vinho.

Mesmo que a tradição seja uma interação humana, os antigos métodos de produção de vinho tendem a ser altamente dependentes do clima, solo e terreno da região.

vinha-quinta-do-olho-do-mocho

Zona da Vidigueira, Região do Alentejo

• Por exemplo, na Madeira, é tradicional parar cedo a fermentação e fortificar um vinho adicionando aguardente vínica e envelhecendo-o em barris no exterior (sob o sol).
    Isto dá ao Madeira o seu clássico sabor torrado e com frutos secos, especialmente nozes e avelãs.

Os fatores falados levam-nos a compreender um pouco sobre o que é o Terroir no mundo dos vinhos.

Não é palavra vã, mas uma definição ampla e abrangente.

Esquema que define bem o que é terroir

Escolha o seu próprio terroir.