Bacalhau

samos4_burned
Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet
Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet Os portugueses sempre foram exímios em fazer muito com pouco e assim temos os Samos de bacalhau entre o desperdício e gourmet.. Samos de bacalhau de desperdício a gourmet, porque os Samos são as bexigas natatórias do peixe agarradas à espinha. É um órgão que, enchendo-se ou esvaziando-se de água, ajuda o peixe a regular a sua profundidade. A Figueira da Foz esteve sempre ligada…
a alentejana 2_burned
Típica e democrática Açorda à Alentejana
Típica e democrática Açorda à Alentejana A Típica e democrática Açorda à Alentejana é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana. Porque é democrática Vai à mesa do pobre e do rico e raro é o dia que não constitui o almoço do trabalhador rural. Receita Ingredientes: 1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas 2 a 4 dentes…
Prontas
As históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau
As históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau As históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau têm origem na região da Estremadura. As pataniscas de bacalhau consistem em pedaços de bacalhau desfiado fritos em polme de farinha de trigo, temperado com sal, pimenta e salsa. Como se preparam as históricas e saborosas Pataniscas de Bacalhau ?   (clique nas imagens da galeria para ampliar) Receita Ingredientes 600 gr bacalhau Lugrade 4 ovos 50 gr farinha…
Bacalhau2 002
O Fiel Amigo bacalhau até aos dias de hoje
O Fiel Amigo bacalhau até aos dias de hoje O Fiel Amigo bacalhau até aos dias de hoje, incorporado nos hábitos e culinária do povo português, o bacalhau foi consagrado como o “fiel amigo”. Torna-se hoje uma das principais tradições das mesas dos portugueses. Além disso, esteve também presente nas tradições cristãs, quando os devotos o consumiam em substituição das carnes vermelhas durante os dias de jejum que a Igreja…
logo academia bacalhau
Academia do Bacalhau é afirmação de portugalidade
Academia do Bacalhau é afirmação de portugalidade De facto a Academia do Bacalhau é afirmação de portugalidade e é uma velha amizade lusófona, criada há 43 anos em Johanesburgo, com emigrantes portugueses, radicados na África do Sul. Desde então, espandiu-se e espalhou-se quer em Portugal quer pela diáspora. A associação não tem fins lucrativos e rege-se pela organização de iniciativas e atividades filantrópicas. A ideia de se criar a Academia…
bcn capa
Universal prato de Bacalhau com Natas
Universal prato de bacalhau com natas Portugal tem um dos pratos mais emblemáticos, o Universal prato de bacalhau com natas ! Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época dos grandes descobrimentos. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico. Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o…
Descobrimentos portugueses12
Bacalhau A grande escola de Marinheiros para os Descobrimentos
Bacalhau A grande escola de Marinheiros para os Descobrimentos Sabia que foi a faina do bacalhau a grande escola de marinheiros para os Descobrimentos Portugueses ? Grande parte das guarnições de Naus e Caravelas que conduziram aos Descobrimentos Portugueses, eram provenientes das tripulações que compunham a frota pesqueira que ia até à Terra Nova em busca de captura de bacalhau e com treino que baste na travessia do Atlântico Norte! D. Dinis A…