Bacalhau Gastronomia Vinhos Wines

Bacalhau – Um Sabor Português – Como Vive o Bacalhau !

geografica

Habitat

O bacalhau habita em águas frias. Vive junto ao fundo do mar – é, por isso, uma espécie demersal.


Receita

Chutney de Bacalhau

Prato de Macau

Clique na imagem para aceder à receita
Clique na imagem para aceder à receita

Vinhos Recomendados

Chutney de Bacalhau – Versão de Impressão


As populações do bacalhau-do-Atlântico distribuem-se por vários habitats do Oceano.

02_1_750_9999_1_715_2500

Os juvenis encontram-se junto à costa, entre os 10 e os 30 metros de profundidade. Os adultos preferem águas mais fundas e frias, entre os 100 e os 200 metros. Durante o dia, nadam em cardumes para melhor se protegerem dos predadores.

bacalhau
Entre o Inverno e a Primavera, os bacalhaus reproduzem-se. A fertilidade do bacalhau-do-Atlântico é quase mítica: uma fêmea de bom porte pode produzir nove milhões de óvulos.

bacalhau_pedro_a-_pina

Nadador muito ativo, o bacalhau emigra para desovar, escolhendo leitos de desova mais quentes. Algumas populações de bacalhau fazem grandes viagens, quer para desovar, quer para buscar alimento.

Cadeia Alimentar

O bacalhau-do-Atlântico é um predador voraz.

costa_2

Alimenta-se da vida marinha que abunda nas zonas onde se cruzam as correntes quentes e frias do Oceano, como acontece nos grandes bancos da Terra Nova.

Os bacalhaus crescem depressa porque têm uma dieta diversificada e abundante.

gadus-morhua-bacalhau-istock

Os mais novos alimentam-se de pequenos organismos animais que compõem o zooplâncton e de pequenas larvas, bivalve s e crustáceos. Os adultos preferem os peixes: comem arenques, pescadas, tamboris ou mesmo bacalhaus mais novos e desprevenidos.

em-alto-mar
Pequeno ou grande, o bacalhau-do-Atlântico tem os seus inimigos: focas, baleias, tubarões, golfinhos, polvos, espadartes e algumas aves marinhas têm o bacalhau como alimento.

Gadus Morhua do Atlântico - mais consumido
Gadus Morhua do Atlântico – mais consumido

Algumas espécies de focas são grandes predadoras de bacalhau. O equilíbrio da cadeia trófica de que o bacalhau faz parte depende deste e de outros fenómenos – de fatores naturais e artificiais.

O Bacalhau é o peixe dos peixes.

Símbolo de fortuna e de prosperidade. Abundância e escassez. Ecologia e negócio. Alimento e cultura. Realidade e lenda.

bacalhau-gadus-morhua-2

Já se calculou que, se nenhum acidente impedisse a incubação dos ovos de bacalhau e se cada ovo atingisse a maturidade, só seriam precisos três anos para encher o mar. Assim, seria possível atravessar o Atlântico a pé, caminhando sobre o dorso dos bacalhaus”. Alexandre Dumas, Le Grande Dictionnaire de Cuisine, 1873 (adaptado).

Votos de Bom Domingo a todos os meus leitores e visitantes !


2 Comentários

  1. Bom Domingo também para si Jorge Cipriano; é sempre com prazer e deleite que leio os seus posts; não perco um e, claro, também vou partilhando; excelente trabalho de divulgação; os meus parabéns.

    1. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano

Deixe o seu comentário