Outros Sabores Turismo Vinhos Vinhos da Moldávia Wines

Bacalhau, Um Sabor Português – A Dura Faina

Ver ainda:

creoula
Bacalhau, Um Sabor Português – Captura

A dura faina do bacalhau caracterizava-se por ser uma pesca longínqua, próxima da costa da América do Norte, o que exigia não só uma extensa travessia do Atlântico Norte como permanências longas neste mar.


Receita

Bacalhau Confitado com Batata-Doce e Vegetais

Chefe Justa Nobre

Ingredientes

  • 1,200Kg lombos de bacalhau (200g cada)
  • 1l azeite
  • 4 dentes de alho
  • 1 pé de alecrim
  • 1 folha de louro
  • 1,200Kg batata-doce
  • 300g ervilhas tortas
  • 400g couvinhas de Bruxelas
  • QB sal
  • QB pimenta

Preparação

Descascam-se as batatas-doces e cortam-se em rodelas com 1cm de grossura.

Temperam-se de sal e pimenta e vão ao forno em 2,5dl de azeite até estarem loirinhas, viram-se e deixam-se alourar do outro lado, enquanto alouram por fora, ficam cozidas por dentro.

Entretanto cozem-se as couvinhas e as ervilhas em água e sal.

Numa frigideira anti-aderente funda coloca-se o azeite, e juntam-se os alhos, o alecrim e o louro.

Depois de estar a ferver coloca-se o bacalhau com a pele para cima, tapa-se e deixa-se terminar.

Receita Para Impressão

Vinhos Recomendados


Esta pesca, por se realizar tão afastada do território nacional, necessitava de uma maior duração das campanhas, em “embarcações de maior tonelagem” com “tripulações numerosas”, que suportavam a todo o custo os “rigores do tempo”.

Mapas da Zona de Captura

Mapa antigo da época
Mapa antigo da época

No entanto esta faina permitiu o “aperfeiçoamento das técnicas de conservação e autonomizou a actividade extractiva dos domínios da circulação e do consumo”, conseguindo empregar “milhares de homens” e também “milhares de mulheres, nas secas do bacalhau”, possibilitando o desenvolvimento de “indústrias de construção naval, de secagem de bacalhau, de frio, de motores, de serralharia, de cordoaria, (…)” e ainda marcou terras e gerações, através do seu modo de vida “árduo, duro e penoso”, que “fez e continua a fazer história”.

148879_orig

É assim importante discutir e analisar a pesca do bacalhau, a sociedade envolvida nesta actividade, as políticas, e a sua história ao longo dos tempos, pois se hoje em dia este peixe ainda faz parte da alimentação do dia-a-dia e da tradição natalícia dos portugueses, a sua importância e os vincos que criou estabeleceram prevalências na memória do país e de vastas comunidades, que constituem marcas importantes no património.

Por um lado “somos possuídos pelo ‘delírio das coisas marítimas’ e somos um povo profundamente marcado pelas relações com o mar”.

pescador

Por outro lado, e ao mesmo tempo, a nossa relação com este património marítimo é complexa, manifestando-se por vezes de formas contraditórias, como será discutido neste trabalho.

dori-da-pesca-do-bacalhau


1 Comentário

Deixe o seu comentário