Sabia que foram os portugueses a ensinar no Japão a técnica do polme ?

Iguaria-Polme-para-Peixinhos-da-Horta

Sabia que a famosa tempura Japonesa nada mais é que a adaptação de algo ensinado pelos Portugueses?

Isto no Século XVI . Período áureo dos Descobrimentos.


Receita

Chefe Hernâni Ermida

Vinhos Sugeridos

Peixinhos da Horta – PDF


António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto seguiam num navio chinês com destino a Macau, quando foram desviados da rota e acabaram atracados na ilha japonesa de Tanegashima.

Descobrimentos portugueses8

Decorria o ano de 1543 e estes três portugueses foram os primeiros europeus a pisar território japonês.

barra_3_descobrimentos

O país enfrentava uma guerra civil e começou a efetuar trocas comerciais com os portugueses e, dessa forma, foi criado um posto no país, onde eram comercializadas armas, tabaco, sabão, lã… e receitas!

abcde
Os portugueses ficaram no país menos de 100 anos, até serem expulsos em 1639 quando uma lei ideológica foi imposta, que acreditava que o Cristianismo era uma ameaça à sociedade japonesa.

Os portugueses lá se foram embora, mas deixaram uma coisa: feijão verde envolto em massa e frito, vulgo peixinhos da horta, e a coisa pegou no Japão, tanto que hoje se chama tempura.

De referir que os  Peixinhos  da  Horta  eram  inicialmente confecionados nas embarcações  portuguesas, como forma de preservar os vegetais.

O termo “tempura” tem origem no latim “tempora”, que dizia respeito a um período de jejum imposto pela Igreja – os católicos não podiam comer carne – e assim surgiu o prato. Para José Avillez, era também uma opção para quem não conseguia suportar o preço do peixe.

Portugal tem que ter imenso orgulho no conhecimento que espalhou pelo mundo fora !!!

iguaria-peixinhos-da-horta-700x407
Receita muito muito tradicional Portuguesa, especialmente na região da Estremadura.

P5092099op
Não se sabe ao certo a origem do nome desta preparação popular do feijão verde, é provável que derive da sua semelhança com pequenos peixes fritos.

Este é um dos muitos exemplos de como com o pouco que tinham ao seu dispor, os portugueses, tiveram a capacidade de criar uma receita.

Peixinhos da horta com molho de iorgute e hortelã_DSCN9453
Esta especialidade pode ser servida como petisco, entrada ou acompanhamento de pratos de carne ou peixe.

peixinhos_horta
Peixinho da Horta é um um prato que tanto serve para petisco como para uma refeição, basicamente é feijão verde tenro frito num polme, podes fazer assim bem crocante e fino ou podes fazer peixinhos da horta com colheradas de polme como se fosse uma patanisca.