Bairrada Chefs Dão Menus Completos Vinhos Wines

Chef Hernâni Ermida com Receitas do LIDL e Vinhos Premiados no Portugal Wine Trophy 2014

De acordo com a cadeia, " Escolher e provar um vinho é sempre um momento especial, tanto para um conhecedor como para um simples apreciador do néctar dos deuses. Ao saboreá-lo revelam-se verdadeiros tesouros olfativos e gustativos, nesta viagem sensorial. Criando mais uma oportunidade para os seus clientes viajarem sem sair de casa, a marca Lidl disponibiliza nas suas lojas, a partir de dia 2 de outubro, uma seleção de requintados Vinhos Franceses. Desta feita, a viagem faz-se pelas vinhas de França através das sensações proporcionadas pela degustação de 24 referências disponíveis.

O vinho francês destaca-se dos demais pela sua qualidade, excelência e variedade registada pelas dezenas de regiões vitivinícolas francesas. A grande variedade de climas e características geográficas em França cria um enorme conjunto de diferentes zonas (denominadas terroirs) para a produção de vinho. São estes terroirs diferenciados que, à semelhança de outros países produtores de vinho, conferem aos vinhos franceses as diferentes ‘personalidades’. Assim, surge uma imensidão de vinhos tendo cada um o seu próprio aroma, sabor e cor."

Este ano a Cadeia LIDL foi premiada em seis vinhos no Portugal Wine Trophy 2014, extensão do Berliner Wine Trophy 2014 que atribuiu a organização deste importante concurso. Ao Clube de Vinhos Portugueses coube a responsabilidade de apreciar e atribuir as respetivas Notas de Prova. Pessoalmente sinto-me gratificado! Como habitualmente as Notas de Prova individualizadas encontram-se na Front-Page ou no navegador existente no lado direito. Para aceder, basta clicar na referência vínica.

MENU DE DEGUSTAÇÃO

ENTRADA: Bolo salgado de queijo fresco e presunto;

PRATO DE PEIXE: Açorda de marisco;

PRATO DE CARNE: Coelho com molho de mostarda;

SOBREMESA: Pavê de ananás

SEPARADOR

Bolo salgado de queijo fresco e presunto / UVAS DOURADAS Branco Bairrada DOC 2013

Ingredientes (para 6 pessoas):

250 g de farinha Castello
250 g de presunto fatiado Dulano
200 g de queijo fresco Terrinha da Avó ou Linessa
5 ovos
0,5 dl de azeite Chaparro
1 colher (sobremesa) de fermento Belbake
Salsa seca picada Kania q.b.
Pimenta Kania q.b.
Margarina para untar
Farinha Castello para polvilhar

Preparação:

Aprox. 1 hora

Ligue o forno a 180º C, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.

Retire a gordura ao presunto e pique-o grosseiramente com a faca. Deite os queijos frescos para uma tigela, junte o azeite, os ovos e um pouco de salsa picada e bata até que o queijo fique desfeito.

Adicione depois a farinha e o fermento e bata muito bem até obter um creme liso. Junte então o presunto, tempere com um pouco de pimenta, envolva bem e verta para a forma. Leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos, retire, desenforme e sirva decorado a gosto.

Açorda de marisco / NOBRE COLHEITA Vinho Verde Branco Alvarinho DOC 2013

Ingredientes (para 5 pessoas):

1 embalagem de mariscada
400 g de camarão com casca
6 bolas de pão de mistura 80 g (com dois dias)
1 cebola
5 dentes de alho
1,5 dl de azeite
1 lata pequena de tomate pelado
2 ovos
1 raminho de coentros
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação:

Deixe descongelar o marisco e o camarão. Descasque o camarão, deite as cascas e as cabeças para um tacho, junte água fria e leve ao lume, deixando ferver durante cerca de 10 minutos. Depois, triture tudo com a varinha mágica, passe o caldo pelo coador de rede fina e reserve até arrefecer.

Corte o pão em pedaços e demolhe-o no caldo já frio de camarão.

Descasque a cebola e os alhos. Pique a cebola e três dentes de alho. Deite para um tacho, junte um decilitro de azeite e leve ao lume a cozinhar até a cebola ficar macia.

Junte o tomate picado, mexa, baixe o lume e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 10 minutos.

Pique o resto dos dentes de alho, deite-os para uma frigideira, acrescente o resto do azeite e leve ao lume. Quando o azeite estiver bem quente adicione o marisco e o camarão, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante cerca de cinco minutos.

Escorra o molho da mariscada e junte-o ao tacho, mexendo sempre.

Escorra o pão com a mão, apertando ligeiramente até sair a maior quantidade de água e junte-o ao tacho. Mexa bem até obter uma mistura homogénea.

Bata os ovos e junte-os ao tacho. Mexa bem, verifique o sal, junte o marisco e os coentros picados e misture. Sirva de imediato decorado a gosto.

Coelho com molho de mostarda / TORRE DE FERRO Tinto Dão DOC Reserva 2011

Ingredientes (para 5 pessoas):

1 embalagem de 600 g de pernas de coelho Deluxe
Sal Castello q.b.
Pimenta Kania q.b.
2 dl de vinho do Porto Armilar
1,5 dl de azeite Chaparro
2 colheres (sopa) de mostarda Duc De Coeur
1 lata de cogumelos Freshona
2 dl de natas Milbona
Farinha Castello para polvilhar

Preparação:

Aprox. 1 hora + tempo de marinar

Tempere as pernas de coelho com sal, pimenta e o vinho do Porto. Mexa e deixe marinar no frio durante 2 horas.

Depois, escorra a carne e reserve a marinada. Passe as pernas de coelho por farinha e frite-as no azeite até ficarem douradinhas.

Junte a marinada à carne, bem como a mostarda, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos. Se verificar que tem pouco molho, vá acrescentando água aos poucos.

Ao fim desse tempo, junte os cogumelos previamente escorridos e deixe cozinhar mais 5 minutos.

Por fim, acrescente as natas e deixe ferver até obter um molho cremoso. Retire e sirva quente. Pode acompanhar com massa cozida ou arroz branco.

Pavê de ananás / Espumante Marquês de Marialva Bairrada Branco Bruto Reserva 2009

Ingredientes (para 4 pessoas):

1 saqueta de gelatina de ananás
2dl de natas Milbona
90g de açúcar
Biscoitos ou palitos de La Reine Opey a gosto
Ananás em pedaços Harvin

Preparação:

Comece por preparar a gelatina de ananás tal como está indicado na respetiva embalagem. Depois de pronta, deixe a gelatina arrefecer e quando estiver morna divida-a por quatro taças ou copos de vidro e leve-a ao frio até solidificar. Antes de servir, bata as natas com o açúcar até ficarem espessas e divida-as pelas taças colocando-as por cima da gelatina. Decore a gosto podendo utilizar como sugestão biscoitos, palitos de La Reine ou ananás em pedaços e sirva.

2 Comentários

Deixe o seu comentário