O que é uma casta tintureira

Para sabermos o que é uma casta tintureira, temos antes de mais dois conceitos básicos.

alicante vinhao
As uvas têm polpa e casca de cores tintas escuras!

casta tannat

Ao invés, as vulgares castas tintas, possuem casca escura mas polpa clara !!!

O que é uma casta tintureira
A palavra tintureira vem do conceito francês “teindre ou teindre”, ou seja, para tingir ou manchar.

Líquido claro e quase incolor

Mas esperem, o sumo das uvas tintas normais é claro e transparente ?

Sim, é !

Mosto Cabernet Sauvignon

Quando as películas ficam sobre o sumo a fermentar, a antocianina (pigmento de cor) é liberta, literalmente “pintando” o vinho em resultado.

Variações de antocianinas - uvas Cabernet Franc, amoras e flores de hibisco

Variações de antocianinas – uvas Cabernet Franc, amoras e flores de hibisco

Por essa razão, podemos ter variações tais como rosés de Pinot Noir com contacto curto com as películas, ou nenhum resultando num vinho branco, que vulgarmente se designa por Blanc de Noir!

Em Portugal temos resultados assim por exemplo com a casta Baga, Castelão ou até Tinta Roriz !!!

baga castelao tinta roriz
Evidente, temos exceções à regra.

Castas como Cabernet Sauvignon ou Syrah, não permitem elaborar vinhos brancos assim, dado a quantidade de antocianinas nas películas que tingem de imediato o líquido a macerar.

As suas películas e polpas são vermelhas. Do Syrah são produzidos rosés de qualidade apesar de tudo.

Porque existem as castas tintureiras ?

Mais um conceito sobre o que é uma casta tintureira !

aramongrapes

Trata-se duma mutação genética natural.

Aramon

Julga-se que estas variedades de polpa vermelha escura e profunda, foram plantadas para acrescentar maior profundidade visual ao vinho Aramon.

uvas aramon em desenvolvimento

Vinho Aramon ainda hoje obtido, dado ser uma casta altamente produtiva e resistente ao míldio, da zona de Languedoc-Roussilon.

mapa de Languedoc-Roussilon

Três exemplos de castas tintureiras

Existem inúmeras castas com estas características.

Teinturier Grape

Contudo e dado a diversidade de estilos proporcionada e situações geográficas distintas, permitem definir com clareza o que é uma casta tintureira .

teinturer-grapes-winefolly

Alicante Bouschet

Quem tem em mente castas tintureiras, esta será seguramente das primeiras escolhas !!!

capa alicante

Originada em 1866, foi encepada para conferir maior profundidade de cor à Aramon, sendo conhecida por vinhos muito encorpados e profundamente escuros, especialmente monovarietais, se bem que a sua presença facilmente se faz sentir a partir de 10% de teor varietal nos vinhos.

uva-alicante-bouschet-1
Nem sempre teve a melhor reputação, contudo em Portugal e Espanha disseminam os mono-varietais para enorme deleite dos consumidores que apreciam vinhos tintos intensos e a mastigar !

Mosto de Alicante Bouschet

Quando se obtêm vinhos de boa textura, são muito ricos em frutos pretos silvestres, como amoras e notas muito especiadas.

Para saber mais sobre a casta Alicante Bouschet, clique AQUI.

Saperavi

É o orgulho da Geórgia, se bem que a sua origem é alvo de discussão pouco consensual.

saperavi 4

Já se falou no Clube de Vinhos Portugueses quando abordámos Vinhos da Moldávia, que podem ser pesquisados no nosso website.

saperavi 123

Ao conrário da Alicante Bouschet, é muito mais conhecido como monovarietal, obtendo vinhos de acidez elevada, com enorme potencial de envelhecimento, muito indicado para acompanhar pastas com carne!

saperavi 1234

Para saber mais sobre a casta Saperavi, clique AQUI.

Chambourcin

Trata-se dum híbrido franco-americano.

Chambourcin eua2
Trata-se duma casta altamente resistente ao frio. Seus vinhos são extremamente profundos e escuros. Opacos mesmo.

Chambourcin verde

São muito associados a blends com Cabernet Franc.

Chambourcin eua
Em monovarietais poderemos apreciar notas de cereja madura, com nuances de tabaco e notas de pimenta verde.

Fontes: Jancis Robinson e Wine Folly