PORTUGAL VÍNICO Turismo Vinhos Wines

A paisagem vitivinícola do Cima Corgo

cima corgo capa

A paisagem vitivinícola do Cima Corgo

Há alguns anos atrás, o Alto Douro era uma designação utilizada que englobava o Baixo e Cima Corgo; neste artigo damos destaque sobre a paisagem vitivinícola do Cima Corgo.

alj cc

Origem das delimitações das sub-regiões

A separação do Alto Douro do Douro Superior, na zona do Cachão da Valeira, era demarcada naturalmente por um monólito de gratino que existia no rio impedindo a sua navegação.

Cachao da Valeira2
Posteriormente, no reinado de D. Maria foi realizada a remoção desse bloco de granito o que permitiu uma navegação pelo rio e expanção da cultura do vinho mais para leste.

Cachao da Valeira
Somente em 1936, após uma reforma administrativa, a região do Alto Douro foi subdividida e passou a denominar-se Baixo Corgo e Cima Corgo, permitindo assim uma distinção dos vinhos produzidos nestas duas regiões.

Cachao da Valeira4
A paisagem vitivinícola do Cima Corgo é totalmente distinta das outras duas sub-regiões.

Cachao da Valeira5
Assim, o Alto Douro Vinhateiro encontra-se dividido, atualmente em três regiões:

douro-e-porto1

Douro Superior, Cima Corgo e Alto Corgo, diferentes não só pela sua localização geográfica, mas consequentemente pelos fatores climatéricos e socioeconómicos.

As divisões entre relevo e rios

Cima Corgo apoia-se no Baixo Corgo e estende-se para oeste até Cachão de Valeira albergando o concelho de Alijó, do distrito de Vila Real; os concelhos de São João de Pesqueira e Tabuaço, pertencentes ao distrito de Viseu; e Vila Nova de Foz Coa, do distrito de Guarda.

socalcos
Na paisagem do Cima Corgo as encostas apresentam um relevo acidentado e os vales dos rios tornam-se profundos com formações geológicas essencialmente xistosas, o que torna as condições do solo mais agrestes e rudes.

rio e vinha

Clima e Solos

O clima, do tipo mediterrânico, é mais seco, sendo que a precipitação varia com regularidade ao longo de todo o ano, apresentando maiores valores em Dezembro e Janeiro.

Cachao da Valeira6

Nos meses menos chuvosos, Julho e Agosto, a precipitação pode atingir 6.9 mm, nomeadamente em Murça.

Apresenta ainda temperaturas médias anuais que podem variar entre 11.8 e 16.5 ºC.

Alto Douro
O conjunto de todas estas características tem como consequência uma área vinhateira diminuta, apresentando maioritariamente a vinha armada em socalcos pós-filoxéricos e vinha ao alto.

solos xistosos
solos xistosos

Dos 95 000 hectares que constituem esta zona a vinha actual não ultrapassa os 17,9% dessa área.

Contribuindo com 32% da superfície total da Região. As produções unitárias são pequenas, mas em geral de alta qualidade.

provesende

O Cima Corgo é o berço dos grandes “tawnies” e “vintages.”

Tawnies

kopke

 

Vintages

3 Comentários

  1. Um contributo muito importante para dar a conhecer as características da região vinhateira.

Deixe o seu comentário