Castas Castas Tintas Vinhos Wines

Castas Tintas – Alicante Bouschet

capa alicante

Nascida entre o casamento das castas Petit Bouschet e Grenache, quando vinificada, surge com firmeza, taninos e muita cor.

Touriga_Nacional
Casta tintureira estrangeira mais portuguesa de Portugal, de origem francesa (Languedoc) capaz de proporcionar vinhos intensos de cor carregada, enraizada em terras Alentejanas, onde chegam a existir videiras com mais de 100 anos.

Cada vez mais usada para tintos de Norte a Sul de Portugal, faz maravilhas quando se mistura com outras castas acrescentando aos vinhos, volume, estrutura, concentração e enorme capacidade de envelhecimento.

09_07_2014_3
É atualmente considerada a mais nobre do Alentejo.

A Alicante Bouschet tem um longo historial no Alentejo, mas só nos últimos anos é que recebeu o estatuto de casta mais adequada a esta região. Está agora associada ao Alentejo da mesma forma que a Malbec está para a Argentina, a Shiraz para Barossa Valley, a Carménère para o Chile, etc.

alicantebouschet
Esta especificidade regional acontece em grande parte devido à sua adaptabilidade a climas quentes e, com as mudanças climáticas e aquecimento global em curso, a sua importância para o Alentejo não deve ser desvalorizada.

Na zona de Alenquer – Quinta do Garrido

Consta que terá sido também por iniciativa de John Reynolds da Herdade do Mouchão que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França.

Tem o seu abrolhamnento na 2.ª Quinzena de Março, no Concelho de Reguengos de Monsaraz.


Deixe o seu comentário