Compras Ribatejo Vinhos Vinhos do Tejo Wines

Showcoking: Harmonização de pratos confecionados com bolota e harmonização com Vinhos do Tejo

Chef Pedro Mendes - O Renascer da Bolota

O Clube de Vinhos Portugueses esteve presente numa demonstração pelo Chef Pedro Mendes de pratos confecionados com bolota e apresentação do seu livro de receitas que incluem este ingrediente único que me surpreendeu. Comentando as respetivas harmonizações com Vinhos do Tejo, esteve a Engª Maria Vicente do Casal do Conde, que desempenhou excelentemente o seu papel de explicar aos presentes estes cruzamentos. O programa fez parte do programa “As confrarias convidam”. Os agradecimentos à Confraria Enófila do Tejo, na pessoa da Dra. Teresa Batista, me endereçou o convite e mais uma vez me fiz representar para dar a conhecer a excelência dos vinhos da região do TEJO por um lado, por outro para divulgar pratos feitos com bolota.

De referir que dadas as condições extremas que se verificaram no pavilhão A do CNEMA (sem climatização e temperaturas elevadas), quer a confeção dos pratos, quer o cuidado de manter os vinhos a temperatura correta, foram tarefas hérculeas e onde de forma alguma alguém se queixou muito dessas mesmas condições. Fica o reparo à organização da Feira.

Vejamos então o aspeto inicial do evento, com destaque para as mesas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Eis o que foi para a mesa:

1º Creme de Bolota Trufado e Crocante da mesma

Harmonizado com Terra Silvestre Arinto Branco 2013

2º Plumas de Porco Alentejano enroladas com Carne de Fumeiro, Batata com Pickles Caseiros e Mostarda, Bolotas Salteadas e Crocantes das mesmas harmonizado com Vinho Padre Pedro Reserva Tinto 2011 Casal do Conde Touriga Nacional-Cabernet Sauvignon Tinto 2010.

3º Bolinhos de Bolota e Mel harmonizado com Espumante Monge Branco 2012

Temos ainda a panorâmica da presença do Clube de Vinhos Portugueses no evento:

Por fim, resta somente acrescentar que dei o meu tempo por bem empregue e realçar mais uma vez que vale a pena olhar os Vinhos do Tejo com outros olhos sempre que olhar para uma prateleira duma garrafeira, quer de grande superfície, pequeno comércio e inclusivamente garrafeiras em geral. Beba vinho e não rótulos.

Deixe o seu comentário