Harmonizado com Gambas no espeto mascaradas para o Halloween, do Chef Joe Best

Marinada 60 lombos de camarão grandes, de preferência Moçambique, Madagáscar ou gambão da Argentina sumo de 1 lima e zest da mesma chá preto da Gorreana, à venda no Espaço Açores 1 colher de chá de gengibre 1 colher de chá de citronella uma colher de sopa de molho de soja japonês Fazer um chá preto Gorreana bem forte. Reservar e arrefecer. Esmagar num almofariz o gengibre e a citronella para libertar o máximo de aromas. Juntar o sumo da lima, a soja e o chá preto. Deixar infundir tudo e com a ajuda de um coador regar os camarões.   Polme 2 ovos 125 gr farinha de trigo 125 gr milho dos Açores (ligeiramente granulada) 125 ml água c/gás gelada 125 ml leite gelado 1 colher chá bicabornato 1 colher chá fermento em pó sal q.b. Levar tudo ao robot de cozinha e processar. Reservar os preparados no frio. Para panar (e fritar) os camarões flocos de aveia, pequenos e regulares ( 30 espetos de madeira ) óleo abundante – a cocção é deep fried Ligar a fritadeira, regulando o termostato a 170º (temperatura ideal e de segurança) ou levar a frigideira com óleo abundante ao lume, tendo em atenção que o óleo pode aquecer demasiado e depois queima por fora e não frita por dentro…havendo termómetro, convém medir. Espetar 2 camarões, passar pelo polme, deixar escorrer um pouco para retirar o excesso e passar os 4 lados pelos flocos de aveia. Fritar, cerca de 3 minutos e escorrer em papel pardo ou rolo de cozinha. Espetar numa abóbora, esculpida ou não e fazer um centro de mesa cheio de pinchos deliciosos, para picar!

Marinada
60 lombos de camarão grandes, de preferência Moçambique, Madagáscar ou gambão da Argentina
sumo de 1 lima e zest da mesma
chá preto da Gorreana, à venda no Espaço Açores
1 colher de chá de gengibre
1 colher de chá de citronella
uma colher de sopa de molho de soja japonês
Fazer um chá preto Gorreana bem forte. Reservar e arrefecer.
Esmagar num almofariz o gengibre e a citronella para libertar o máximo de aromas.
Juntar o sumo da lima, a soja e o chá preto. Deixar infundir tudo e com a ajuda de um coador regar os camarões.
Polme
2 ovos
125 gr farinha de trigo
125 gr milho dos Açores (ligeiramente granulada)
125 ml água c/gás gelada
125 ml leite gelado
1 colher chá bicabornato
1 colher chá fermento em pó
sal q.b.
Levar tudo ao robot de cozinha e processar. Reservar os preparados no frio.
Para panar (e fritar) os camarões
flocos de aveia, pequenos e regulares
( 30 espetos de madeira )
óleo abundante – a cocção é deep fried
Ligar a fritadeira, regulando o termostato a 170º (temperatura ideal e de segurança) ou levar a frigideira com óleo abundante ao lume, tendo em atenção que o óleo pode aquecer demasiado e depois queima por fora e não frita por dentro…havendo termómetro, convém medir.
Espetar 2 camarões, passar pelo polme, deixar escorrer um pouco para retirar o excesso e passar os 4 lados pelos flocos de aveia.
Fritar, cerca de 3 minutos e escorrer em papel pardo ou rolo de cozinha.
Espetar numa abóbora, esculpida ou não e fazer um centro de mesa cheio de pinchos deliciosos, para picar!

apreciacao Quinta das Hortênsias Branco 2013