Menus Completos Outros Sabores Turismo Vinhos Vinhos da Moldávia Wines

Sabores de Portugal – Sardinha

capa-sardinha

Sardinha (sardina-pilchardus)

Muito apreciada pelos portugueses, a sardinha é um peixe gordo, saudável e nutritivo, rico em proteína e ómega-3, sendo também uma importante fonte de cálcio.

Sardinhada DaCozinha

Chefe Joe Best

Ingredientes:

  • Sardinhas escamadas e filetadas
  • batata castelo (com batata doce)
  • 6 tomates de cacho, bem maduros
  • 6 folhas de manjericão
  • tomate chucha cherry (mais saborosos e doces)
  • chalotas
  • pimentos padrón ou pimentos africanos – cahombo (são muito picantes)
  • sal e flor de sal, a gosto
  • azeite para pingar

Preparação:

Água de tomate – necessita de um filtro de café em pano ou de um pano de musseline.

Fazer umas horas antes e reservar tapado no frio.

Processar o tomate de cacho com sal a gosto e as folhas de manjericão.

Coar pelo pano de musseline ou filtro de café em pano (passadores são inúteis) e deixar gotejar até ficar uma polpa seca.

Descartar a polpa, não serve para nada, o sabor foi todo na água.

Num tacho com água a ferver e sal cozer a batata doce durante 8/10 minutos.

Escorrer, com cuidado para não partirem e reservar.

Flamejar os tomates chucha e os pimentos padrón com um maçarico.

Colocar uma grelha sobre um tabuleiro, espalhar as sardinhas e assar pelo mesmo processo.

Empratar em prato fundo, começando pela água de tomate, dispôr as batatas ao alto, tapar com um pouco de chalotas às rodelas finas, ladear com o tomate flamejado e o pimento pádron.

A sardinha fica por cima de tudo, bem enquadrada com os restantes ingredientes.

Pingar a água de azeite, servir à temperatura ambiente, à excepção das sardinhas, que são a última coisa a pôr no prato. Comer com colher e garfo.

Vinhos Recomendados


Sobre Sardinha

Benefícios para a saúde

Selénio, fósforo e vitamina D são outros dos nutrientes que também encontra neste peixe, que além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de Alzheimer, também ajuda a combater a depressão.

27e7c31f002bc5a0ebc591b59be7f078
Alguns estudos internacionais apontam uma relação entre o consumo de peixes gordos como a sardinha e a diminuição da incidência de artrite em pessoas que sofrem desta patologia.

Um peixe popular!

A sardinha é o peixe mais popular das festas e arraiais de Verão, mas é também a principal espécie usada na indústria conserveira portuguesa, que absorve quase metade das capturas da frota nacional.

Principais características

Tem um corpo alongado coberto de escamas, com uma cor azul-prateada mais escura no dorso do que nos flancos e ventre onde apresenta uma cor mais clara e prateada.

Habitats

É encontrada no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo, onde habita na coluna de água em zonas costeiras de 25 a 100 m de profundidade.

Efectua migrações em grandes cardumes que durante o dia se protegem dos predadores em águas mais profundas e à noite sobem para águas mais superficiais para se alimentarem de algas e pequenos crustáceos.

Reproduz-se de Outubro a Abril, altura em que é mais magra, e a fêmea pode desovar 50.000 a 60.000 óvulos.

Captura

É pescada com cerco.

misc57

A sardinha é principalmente capturada com a arte do cerco (98%), estando no entanto presente em quantidades diminutas nas capturas de outras artes como o arrasto, redes de emalhar (sardinheiras) e arte-xávega.

pesca_sardinha_

A pescaria do cerco é realizada por cerca de 130 embarcações, que utilizam geralmente uma embarcação pequena para auxiliar as manobras durante a pesca (chalandra ou chata), e que realizam viagens diárias e pescam na vizinhança do porto de origem.

Na pesca do cerco, ocorre a captura de cardumes só de sardinha ou captura de sardinha misturada com outros pequenos e médios pelágicos, tais como cavala, carapaus e biqueirão no mesmo lance de pesca.

sardinha-2

A gestão da pesca da sardinha é realizada por Portugal e Espanha e segue um Plano de Gestão acordado entre os dois países.

Este Plano inclui limitações à captura anual e ao esforço de pesca (máximo de 180 dias de pesca por embarcação e proibição de pesca durante 2 dias por semana, ao fim de semana), períodos de interdição de captura de sardinha (entre dezembro e abril, dependendo da zona da costa) e mais recentemente limites à captura de juvenis.

O tamanho mínimo de desembarque, 11 cm, está regulamentado a nível Europeu.

mostra-port

Existe ainda um conjunto de medidas regulamentares para a pesca do cerco relativas à arte e zonas de operação das embarcações.

Portos de Desembarque

  • Matosinhos
  • Aveiro
  • Figueira da Foz
  • Peniche
  • Sesimbra
  • Sines
  • Portimão
  • Olhão

sm1

Deixe o seu comentário