2018 Eventos Provas de Vinhos Vinhos Wines

A Descoberta e experiência nas Provas de Vinhos do Clube de Vinhos Portugueses

capa ws5 3

As Provas de Vinhos

O Celeiro Popular voltou a acolher mais um Workshop de Iniciação à Prova de Vinhos do Clube de Vinhos Portugueses! Já vamos na quinta sessão que esgotamos as inscrições, e voltamos para uma sexta sessão deste workshop.

Ao longo de 2018 e a pedido de muitos seguidores vamos promover outro tipo de eventos onde o protagonista principal será sempre o Vinho Português e numa óptima de partilha de conhecimento e aproximar o consumidor do produtor e do vinho.

ws5 123

E novamente voltámos a ter uma sala repleta de participantes desejosos de usufruírem precisamente da Descoberta das regiões portuguesas, traduzidas no vinho produzido nos seus territórios.

Os vinhos em Prova

Quinta de Linhares Colheita Selecionada Branco 2016 Quinta do Sobral Branco 2016 Vargas Branco 2017
Castas Avesso, Loureiro e Trajadura Castas Encruzado, Malvasia Fina Castas Antão Vaz
Grau 12º Grau 13,5º Grau 13,5º
Região Vinhos Verdes Região Dão Região Alentejo
Den DOC Den DOC Den Regional
Sub-região: Sousa Sub-região: Senhorim Sub-região: Vidigueira
Solo: Granítico Solo: Granítico e grauvaques Solo: Argilo-calcário
Clima: Atlântico-Continental Clima: Continental de altitude Clima: Mediterrâneo

Cabrita Rosé 2016 Quinta do Sobral Tinto 2015 Casal Faria Reserva Tinto 2013
Castas Touriga Nac., Negra Mole, Aragonez,Trincadeira Castas Touriga Nacional e Aragonez Castas Tinta Amarela, Bastardo e Touriga Franca
Grau 12,5º Grau 13,5º Grau 14º
Região Algarve Região Dão Região Trás-os-Montes
Den Regional Den DOC Den DOC
Sub-região: Lagoa Sub-região: Senhorim Sub-região: Valpaços
Solo: Argiloso Solo: Granítico e grauvaques Solo: Granítico
Clima: Atlântico-Mediterrâneo Clima: Continental de altitude Clima: Continental interior

Vargas Tinto 2016 Vargas Reserva Tinto 2014 Dalva Porto Tawny
Castas Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Syrah Castas Trincadeira, Syrah e Alicante Bouschet Castas
Grau 14º Grau 15º Grau 19º
Região Alentejo Região Alentejo Região Douro
Den Regional Den Regional Den DOP Porto
Sub-região: Vidigueira Sub-região: Vidigueira Sub-região: Alto Corgo
Solo: Argilo-calcário Solo: Argilo-calcário Solo: Granítico e xistoso
Clima: Mediterrâneo Clima: Mediterrâneo Clima: Continental interior

Para além do carácter formativo, o foco é proporcionar a experiência e o contacto inicial com Prova de Vinhos, permitindo em cada vinho ter uma experiência prática com a degustação de cada vinho aferindo dos três aspectos de avaliação, nomeadamente a visão, olfacto e sabor.

ws5 9

Estes mesmos participantes tiveram a grata experiência de provar as diversas expressões que os vinhos podem tomar. Basta mudarmos o clima e solos.

ws5 7

Viajou-se entre os solos graníticos das regiões de Vinhos Verdes, Trás-os-Montes e Dão, granítico-xistosos da região do Douro, culminando em solos argilosos das regiões do Algarve e Alentejo na sub-região da Vidigueira. Foram nove vinhos diferentes, iniciámos por um vinho verde, depois seguiram-se os brancos, rosé, tintos e por fim um fortificado.

ws5 12

Solos graníticos proporcionam vinhos com maior acidez e frescura, argilosos com afloramentos calcários, obtemos registos mais alcalinos, ganhando um pouco em elegância.

As Regiões – PDF

As diferenças edafo-climatéricas também se verificaram nas provas de vinhos. Zonas mais expostas ao Atlântico temos vinhos mais frescos e frutados; zonas mais interiores, temos maior influência mediterrânica, com vinhos tintos mais concentrados e macios, devido a maiores maturações.

ws5 2

Pelo meio alguns participantes provaram tábuas de queijos e enchidos servidas neste estabelecimento com mestria e sabores portugueses como enchidos, queijos, pão e outras iguarias, enriquecendo a própria experiência e colocando em prática os conceitos de harmonização partilhados nesta workshop.

ws5 13

Com estas iniciativas promovidas pelo Clube de Vinhos Portugueses, pretendemos desmistificar e desligar a ideia de que a prova de vinhos é exclusiva de elites. Qualquer consumidor tem o seu gosto e espírito crítico.

ws5 14

Em cada sessão procuramos obter o máximo feedback e este sem sido sensacional, pelo facto de ser muito positivo, confirmar as expectativas e o propósito que tínhamos quando desenhámos este tipo de eventos, mas também para aferir do que podemos aprender, melhorar e optimizar o modelo de evento.

ws5 12

Após cada evento os participantes têm sido muito proativos na resposta ao questionário de avaliação que enviamos após cada sessão para os presentes, em que individualmente cada um além de avaliar tem comentado e contribuindo com suas criticas que tem sido muito felizes pelo sentido de oportunidade, e construtivas por sinal.

Mapa Vínico IVV

Reforçamos a ideia que poderemos transpor e levar este conjunto de experiências a qualquer ponto do país, nas diversas vertentes que o vinho exige: workshops, Provas Comentadas, Formações específicas, Jantares Vínicos, palestras, presença em eventos e certames.

Saiba como clicando nesta imagem

Contacte-nos e saiba como.