As Provas de Vinhos

O Celeiro Popular voltou a acolher mais um Workshop de Iniciação à Prova de Vinhos do Clube de Vinhos Portugueses! Já vamos na quinta sessão que esgotamos as inscrições, e voltamos para uma sexta sessão deste workshop.

Ao longo de 2018 e a pedido de muitos seguidores vamos promover outro tipo de eventos onde o protagonista principal será sempre o Vinho Português e numa óptima de partilha de conhecimento e aproximar o consumidor do produtor e do vinho.

ws5 123

E novamente voltámos a ter uma sala repleta de participantes desejosos de usufruírem precisamente da Descoberta das regiões portuguesas, traduzidas no vinho produzido nos seus territórios.

Os vinhos em Prova

Quinta de Linhares Colheita Selecionada Branco 2016Quinta do Sobral Branco 2016Vargas Branco 2017
CastasAvesso, Loureiro e TrajaduraCastasEncruzado, Malvasia FinaCastasAntão Vaz
Grau12ºGrau13,5ºGrau13,5º
RegiãoVinhos VerdesRegiãoDãoRegiãoAlentejo
DenDOCDenDOCDenRegional
Sub-região:SousaSub-região:SenhorimSub-região:Vidigueira
Solo:GraníticoSolo:Granítico e grauvaquesSolo:Argilo-calcário
Clima:Atlântico-ContinentalClima:Continental de altitudeClima:Mediterrâneo

Cabrita Rosé 2016Quinta do Sobral Tinto 2015Casal Faria Reserva Tinto 2013
CastasTouriga Nac., Negra Mole, Aragonez,TrincadeiraCastasTouriga Nacional e AragonezCastasTinta Amarela, Bastardo e Touriga Franca
Grau12,5ºGrau13,5ºGrau14º
RegiãoAlgarveRegiãoDãoRegiãoTrás-os-Montes
DenRegionalDenDOCDenDOC
Sub-região:LagoaSub-região:SenhorimSub-região:Valpaços
Solo:ArgilosoSolo:Granítico e grauvaquesSolo:Granítico
Clima:Atlântico-MediterrâneoClima:Continental de altitudeClima:Continental interior

Vargas Tinto 2016Vargas Reserva Tinto 2014Dalva Porto Tawny
CastasAragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e SyrahCastasTrincadeira, Syrah e Alicante BouschetCastas
Grau14ºGrau15ºGrau19º
RegiãoAlentejoRegiãoAlentejoRegiãoDouro
DenRegionalDenRegionalDenDOP Porto
Sub-região:VidigueiraSub-região:VidigueiraSub-região:Alto Corgo
Solo:Argilo-calcárioSolo:Argilo-calcárioSolo:Granítico e xistoso
Clima:MediterrâneoClima:MediterrâneoClima:Continental interior

Para além do carácter formativo, o foco é proporcionar a experiência e o contacto inicial com Prova de Vinhos, permitindo em cada vinho ter uma experiência prática com a degustação de cada vinho aferindo dos três aspectos de avaliação, nomeadamente a visão, olfacto e sabor.

ws5 9

Estes mesmos participantes tiveram a grata experiência de provar as diversas expressões que os vinhos podem tomar. Basta mudarmos o clima e solos.

ws5 7

Viajou-se entre os solos graníticos das regiões de Vinhos Verdes, Trás-os-Montes e Dão, granítico-xistosos da região do Douro, culminando em solos argilosos das regiões do Algarve e Alentejo na sub-região da Vidigueira. Foram nove vinhos diferentes, iniciámos por um vinho verde, depois seguiram-se os brancos, rosé, tintos e por fim um fortificado.

ws5 12

Solos graníticos proporcionam vinhos com maior acidez e frescura, argilosos com afloramentos calcários, obtemos registos mais alcalinos, ganhando um pouco em elegância.

As Regiões – PDF

As diferenças edafo-climatéricas também se verificaram nas provas de vinhos. Zonas mais expostas ao Atlântico temos vinhos mais frescos e frutados; zonas mais interiores, temos maior influência mediterrânica, com vinhos tintos mais concentrados e macios, devido a maiores maturações.

ws5 2

Pelo meio alguns participantes provaram tábuas de queijos e enchidos servidas neste estabelecimento com mestria e sabores portugueses como enchidos, queijos, pão e outras iguarias, enriquecendo a própria experiência e colocando em prática os conceitos de harmonização partilhados nesta workshop.

ws5 13

Com estas iniciativas promovidas pelo Clube de Vinhos Portugueses, pretendemos desmistificar e desligar a ideia de que a prova de vinhos é exclusiva de elites. Qualquer consumidor tem o seu gosto e espírito crítico.

ws5 14

Em cada sessão procuramos obter o máximo feedback e este sem sido sensacional, pelo facto de ser muito positivo, confirmar as expectativas e o propósito que tínhamos quando desenhámos este tipo de eventos, mas também para aferir do que podemos aprender, melhorar e optimizar o modelo de evento.

ws5 12

Após cada evento os participantes têm sido muito proativos na resposta ao questionário de avaliação que enviamos após cada sessão para os presentes, em que individualmente cada um além de avaliar tem comentado e contribuindo com suas criticas que tem sido muito felizes pelo sentido de oportunidade, e construtivas por sinal.

Mapa Vínico IVV

Reforçamos a ideia que poderemos transpor e levar este conjunto de experiências a qualquer ponto do país, nas diversas vertentes que o vinho exige: workshops, Provas Comentadas, Formações específicas, Jantares Vínicos, palestras, presença em eventos e certames.

Saiba como clicando nesta imagem

Contacte-nos e saiba como.