Harmonizado com Risotto de cogumelos grelhados, do Chef Jamie Oliver

Ingredientes: 1,5 L de caldo de galinha ou de vegetais  1 mão cheia cogumelos azeite 1 cebola pequena picada 400gr de aroz risotto 75 ml de vinho branco sal pimenta preta 4 mãos cheias de cogumelos limpos e cortados aos pedaços sumo de um limão salsa 1 colher de chá de manteiga um pouco de queijo parmesão ralado azeite Aquecer o caldo com os cogumelos e mante-lo quente na força minima de calor. Retira-los e cortar aos pedaços. Numa panela grande, deitar o azeite e a cebola, deixando refogar lentamente sem deixar ganhar cor. Aumentar a força do calor e acrescentar o arroz. Mexer bem. Deitar o vinho e continuar a mexer até o liquido ser absorvido pelo arroz.  Começar a acrescentar colheres de sopa do caldo e os cogumelos cortados, mexendo sempre, deixando que o arroz absorva o liquido,mexendo sempre para voltar a deitar mais caldo até o arroz estar macio mas não demasiado. Este processo vai levar mais ou menos 30 minutos. Agora sim o tal pormenor! Aquecer um wok em lume forte com um pouco de azeite e deitar nele os cogumelos partidos aos bocados. Temperar, saltear e regar com o sumo do limão, ( este processo leva pouco tempo, o resultado é fantastico). Tira-se o risotto do calor, verificam-se os temperos, junta-se a manteiga e o queijo envolvendo. Se se quizer que o risotto tenha uma textura mais cremosa junta-se mais um pouco do caldo. Deixa-se o risotto repousar por uns minutos. Serve-se com os cogumelos grelhados por cima, um pouco mais de queijo e um fio de azeite.

Ingredientes:
1,5 L de caldo de galinha ou de vegetais
1 mão cheia cogumelos
azeite
1 cebola pequena picada
400gr de aroz risotto
75 ml de vinho branco
sal
pimenta preta
4 mãos cheias de cogumelos limpos e cortados aos pedaços
sumo de um limão
salsa
1 colher de chá de manteiga
um pouco de queijo parmesão ralado
azeite
Agora sim o tal pormenor!

apreciacao Lacóbriga Tinto