Nesta passada Sexta-Feira a Quinta Vale de Fornos apresentou duas novidades no seu portefólio, as quais o Clube de Vinhos Portugueses teve a oportunidade de provar e classificar em primeira mão! O Vinha do General Branco 2013 e o Quinta Vale de Fornos Rosé 2013.

O evento teve lugar no jardim da Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro em Santarém, localizada próxima do Jardins das Portas do Sol.

O acontecimento contou com a presença de mais de meia centena de presentes, entre as quais, o anfitrião, o Sr. António Passos, descendende direto de Passos Manuel (ver mais à frente a descrição da casa), da proprietária, Sra. Da. Graciete Monteiro, do Enólogo o Engº Nuno Morais, do técnico de campo o Engº João Cortes e muitas outras individualidades.

A destacar também a presença da fadista, Maria Teresa Azoia, que nos brindou no intermédio das apresentações dos vinhos, com belíssimos fados saídos da sua encantadora voz.

Casamento perfeito: Cultura, Vinhos e Fado. São tardes como Almeida Garrett as viu em Santarém!

123

 

O CLUBE DE VINHOS PORTUGUESES NO EVENTO

OS VINHOS APRESENTADOS

VISTA GERAL SOBRE O EVENTO

 

A FUNDAÇÃO PASSOS CANAVARRO EM SANTARÉM

Com uma localização ímpar, a Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro, sedeada na Casa adquirida, em 1841, por Passos Manuel e Gervásia de Sousa Falcão e imortalizada por Almeida Garrett nas “Viagens na Minha Terra” situa-se onde, nas origens da nacionalidade, conforme confrontações históricas, se situava o Paço de D. Afonso Henrique.

Almeida Garret e Passos Manuel

Almeida Garret e Passos Manuel

Neste propósito escreveu Garrett: “Notável combinação do acaso! Que o ilustre e venerando chefe do partido progressista em Portugal, que o homem de mais sinceras convicções democráticas, e que mais sinceramente as combina com o respeito e adesão às formas monárquicas, esse homem, vindo do Minho, do berço da dinastia e da Nação, viesse fixar aqui a sua residência no alcáçar do nosso primeiro rei, conquistado pela sua espada num dos feitos mais insignes daquela era de prodígios!” [in “Viagens na Minha Terra”, Cap. XXVIII”].

Em 1937, nasceu aqui, no quarto onde pernoitou Garrett, Pedro canavarro. Fundador e doador da Colecção que constitui o espólio desta Casa-Museu.

Esta Colecção é composta maioritariamente por artes decorativas, incluindo pintura, mobiliário, porcelanas e outros objectos. Pedro Canavarro, viveu em meados da década de 60 no Japão, pelo que a arte oriental tem um destaque central…

Este edifício alberga ainda: as doações da pintora francesa Mimi Fogt e as xilogravuras de Pedro de Sousa, doadas à Fundação por Magda Avelar Pinheiro, sua mulher, e André de Sousa, o seu filho.