Menus Completos Vinhos Wines

S. Martinho Típico do Algarve com Vinhos Algarvios

logo

FONTE DAS RECEITAS: Confraria Dos Gastrónomos Do Algarve

VINHOS INCLUÍDOS E JÁ CLASSIFICADOS (clique na referência para verificar):

 

Ingredientes: Para 4 pessoas 1 cebola 1 ramo de salsa 500 g de tomate maduro 1,5 dl de azeite 2 pimentos 500 g de batatas 1 cabeça de pargo (crua) 150 g de pão caseiro ou de 2ª 4 ovos sal Confecção: Pica-se a cebola, retiram-se a pele e as sementes ao tomate e corta-se em bocados. Levam-se a cebola e o tomate a refogar com a salsa e o azeite. Quando o tomate estiver macio, junta-se o pimento cortado em tiras. Rega-se com 2 litros de água, tempera-se com um pouco de sal e assim que a água começar a ferver introduzem-se as batatas descascadas e cortadas em rodelas. Quando as batatas estiverem meio cozidas, junta-se a cabeça de peixe. Deixa-se cozer. À parte escalfam-se os ovos. Corta-se o pão para uma terrina e rega-se com o caldo a ferver. O peixe, os ovos e as batatas servem-se à parte, mas ao mesmo tempo que a sopa.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
1 cebola
1 ramo de salsa
500 g de tomate maduro
1,5 dl de azeite
2 pimentos
500 g de batatas
1 cabeça de pargo (crua)
150 g de pão caseiro ou de 2ª
4 ovos
sal
Confecção:
Pica-se a cebola, retiram-se a pele e as sementes ao tomate e corta-se em bocados.
Levam-se a cebola e o tomate a refogar com a salsa e o azeite.
Quando o tomate estiver macio, junta-se o pimento cortado em tiras.
Rega-se com 2 litros de água, tempera-se com um pouco de sal e assim que a água começar a ferver introduzem-se as batatas descascadas e cortadas em rodelas.
Quando as batatas estiverem meio cozidas, junta-se a cabeça de peixe.
Deixa-se cozer.
À parte escalfam-se os ovos.
Corta-se o pão para uma terrina e rega-se com o caldo a ferver.
O peixe, os ovos e as batatas servem-se à parte, mas ao mesmo tempo que a sopa.
Ingredientes: Para 4 pessoas 1 kg de conquilhas ; 2 colheres de sopa de azeite ; 3 dentes de alho ; coentros ; limão ; pimenta Confecção: Lavam-se as conquilhas e põem-se de molho em água com sal durante 12 horas (2 marés). Cortam-se os alhos em rodelas e alouram-se no azeite. Juntam-se as conquilhas e deixam-se abrir sobre lume brando mexendo de vez em quando. Retiram-se imediatamente do lume (para não secarem) e polvilham-se com coentros picados e pimenta e regam-se com sumo de limão. Servem-se com gomos de limão.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
1 kg de conquilhas ;
2 colheres de sopa de azeite ;
3 dentes de alho ;
coentros ;
limão ;
pimenta
Confecção:
Lavam-se as conquilhas e põem-se de molho em água com sal durante 12 horas (2 marés). Cortam-se os alhos em rodelas e alouram-se no azeite. Juntam-se as conquilhas e deixam-se abrir sobre lume brando mexendo de vez em quando. Retiram-se imediatamente do lume (para não secarem) e polvilham-se com coentros picados e pimenta e regam-se com sumo de limão. Servem-se com gomos de limão.
Ingredientes: Para 4 pessoas 600 grs de fígado de vitela (limpo) ; 100 grs de margarina ; 100 grs de cebolas ; 1 limão ; 800 grs de batatas ; 2 dentes de alho ; sal q.b. ; pimenta q.b. Confecção: Limpe o fígado de peles e de nervos, que eventualmente se encontrem no interior do mesmo. Corte em fatias pequenas. Tempere com sal, pimenta, sumo de limão e alho picado fino. Deixe marinar de 2 a 3 horas. Leve a lume médio uma frigideira com a margarina e deixe aquecer, sem queimar. Frite o fígado do dois lados. Retire para uma travessa. Corte a cebola ás rodas finas e deite-a na gordura onde fritou o fígado. Mexa e deixe refogar, sem alourar completamente. À parte, num tacho, coza as batatas com pele. Depois de cozidas, descasque-as e corte-as em dados ou ás rodelas. Sirva o fígado na travessa, acompanhado das batatas, e sobre o fígado deite a cebola e umas gotas de sumo de limão.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
600 grs de fígado de vitela (limpo) ;
100 grs de margarina ;
100 grs de cebolas ;
1 limão ;
800 grs de batatas ;
2 dentes de alho ;
sal q.b. ;
pimenta q.b.
Confecção:
Limpe o fígado de peles e de nervos, que eventualmente se encontrem no interior do mesmo. Corte em fatias pequenas. Tempere com sal, pimenta, sumo de limão e alho picado fino. Deixe marinar de 2 a 3 horas.
Leve a lume médio uma frigideira com a margarina e deixe aquecer, sem queimar.
Frite o fígado do dois lados. Retire para uma travessa.
Corte a cebola ás rodas finas e deite-a na gordura onde fritou o fígado. Mexa e deixe refogar, sem alourar completamente.
À parte, num tacho, coza as batatas com pele.
Depois de cozidas, descasque-as e corte-as em dados ou ás rodelas. Sirva o fígado na travessa, acompanhado das batatas, e sobre o fígado deite a cebola e umas gotas de sumo de limão.
Ingredientes: Para 4 pessoas 500 g de lombo de porco ; 1 kg de amêijoas ; 4 ou 5 dentes de alho ; 2 colheres de sopa de banha ; 1 colher de sopa de azeite ; 1 ramo de salsa ; 1 colher de sopa (rasa) de farinha ; 1 limão ; sal Confecção: Corta-se a carne em bocadinhos pequenos e depois frita-se na mistura de banha e de azeite bem quente. Tempera-se ligeiramente com sal. À medida que se vão fritando vão-se retirando os bocadinhos de carne. À última carne que fica na frigideira junta-se os alhos com a pele rosa (a que apenas se retirou a pele exterior) e ligeiramente esmagados e salsa partida à mão. Dá-se-lhe umas voltas e polvilha-se com a farinha que se deixa fritar um pouco. Introduzem-se então as amêijoas muito bem lavadas e deixam-se abrir com o lume forte para o líquido evaporar, ao mesmo tempo que o marisco abre. Deita-se a carne novamente na frigideira e depois de cozer uns minutos rectifica-se o sal e tempera-se com pimenta. Serve-se imediatamente regada com bastante sumo de limão. Acompanha-se com batatas fritas.
Ingredientes:
Para 4 pessoas
500 g de lombo de porco ;
1 kg de amêijoas ;
4 ou 5 dentes de alho ;
2 colheres de sopa de banha ;
1 colher de sopa de azeite ;
1 ramo de salsa ;
1 colher de sopa (rasa) de farinha ;
1 limão ;
sal
Confecção:
Corta-se a carne em bocadinhos pequenos e depois frita-se na mistura de banha e de azeite bem quente. Tempera-se ligeiramente com sal. À medida que se vão fritando vão-se retirando os bocadinhos de carne. À última carne que fica na frigideira junta-se os alhos com a pele rosa (a que apenas se retirou a pele exterior) e ligeiramente esmagados e salsa partida à mão. Dá-se-lhe umas voltas e polvilha-se com a farinha que se deixa fritar um pouco. Introduzem-se então as amêijoas muito bem lavadas e deixam-se abrir com o lume forte para o líquido evaporar, ao mesmo tempo que o marisco abre. Deita-se a carne novamente na frigideira e depois de cozer uns minutos rectifica-se o sal e tempera-se com pimenta.
Serve-se imediatamente regada com bastante sumo de limão.
Acompanha-se com batatas fritas.
Ingredientes: 12 gemas ; 450 g de açúcar ; 1 chávena de café de água ; 1 chávena de açúcar para  o caramelo Confecção: Misturam-se bem as gemas com o açúcar, mas sem bater. Adiciona-se a água fria e mexe-se de modo a obter um preparado homogéneo. Tem-se uma forma de pudim, com chaminé e tampa, barrada com caramelo. Deita-se dentro o preparado e leva-se a cozer tapado em banho-maria sobre lume brando durante 1 hora e meia a 2 horas. Verifica-se a cozedura espetando um palito no pudim; estando cozido o palito sairá seco. Depois de frio desenforma-se o pudim. Na panela de pressão, este pudim leva apenas 20 minutos a cozer.
Ingredientes:
12 gemas ;
450 g de açúcar ;
1 chávena de café de água ;
1 chávena de açúcar para o caramelo
Confecção:
Misturam-se bem as gemas com o açúcar, mas sem bater. Adiciona-se a água fria e mexe-se de modo a obter um preparado homogéneo.
Tem-se uma forma de pudim, com chaminé e tampa, barrada com caramelo. Deita-se dentro o preparado e leva-se a cozer tapado em banho-maria sobre lume brando durante 1 hora e meia a 2 horas.
Verifica-se a cozedura espetando um palito no pudim; estando cozido o palito sairá seco.
Depois de frio desenforma-se o pudim.
Na panela de pressão, este pudim leva apenas 20 minutos a cozer.

2 Comentários

Deixe o seu comentário