Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

Quinta das Hortênsias – Vila Franca de Xira

LOGO QH
Quinta das Hortênsias Castanheira do Ribatejo, 2600-709 Mail: geral@hortensias.pt Tel: 00351 263277685 Fax: 00351 263277285
Quinta das Hortênsias
Castanheira do Ribatejo, 2600-709
Mail: geral@hortensias.pt
Tel: 00351 263277685
Fax: 00351 263277285

Um caso paradigmático no mundo dos vinhos. Perto de onde resido, existe um produtor que me surpreendeu pela positiva. Tirei a primeira garrafa, e é uma escolha assídua cá em casa. A primeira vez, na Loja Yatch, na Ilha do Faial, pertencente aos Dutras.

Pensando nisto, assim decidi fazer-me ao caminho e cheguei à Quinta das Hortênsias, após sair da EN3, no cruzamento do Carregado e seguindo em direção à Arruda dos Vinhos. Pouco depois estava na propriedade.

Fui suberbamente recebido pelo senhor Rogério Simões, transmontano, é um muito vivido e experiente empresário, por conseguinte sentiu-se perfeitamente confortável e preparado face ao inesperado e expontaniedade da minha visita. Tenho conhecido imensos produtores assim. Sair sem rumo definido e zás! Escolhi este desta vez. E não me arrependo nem um pouco. Sabia de antemão que iria conhecer um produtor com vinhos de preço acessível e qualidade muito acima da média para a sua gama. Contraria o habitual pressuposto que aquilo que nos está perto não é valorizado. Muito pelo contrário.
Fui suberbamente recebido pelo senhor Rogério Simões, transmontano, é um muito vivido e experiente empresário, por conseguinte sentiu-se perfeitamente confortável e preparado face ao inesperado e expontaniedade da minha visita. Tenho conhecido imensos produtores assim. Sair sem rumo definido e zás! Escolhi este desta vez. E não me arrependo nem um pouco. Sabia de antemão que iria conhecer um produtor com
vinhos de preço acessível e qualidade muito acima da média para a sua gama.
Contraria o habitual pressuposto que aquilo que nos está perto não é valorizado. Muito pelo contrário.

O senhor Rogério Simões falou-me um pouco do seu projeto, com mais de metade da sua produção virada para o mercado externo, Europa Central e Norte da Europa, África, Angola, Brasil e tenta chegar agora ao sempre difícl mercado dos Estados Unidos.

Apesar de discretos, já existe tudo isto há perto de 20 anos.

Quinta das Hortênsias 2

Uma outra vertente que gostaria de abraçar é o agora muito na moda Enoturismo. Contudo e à semelhança de muito país, existem sempre entraves, no caso contreto camarário. Curioso uma Câmara que quer apostar no Turismo, esquecendo, que tal como o Algarve não se pode limitar a Sol e Mar, o Concelho de Vila Franca de Xira não se pode limitar a Toiros (sazonal) e Sável (só em Março). Esperemos que a situação se desbloqueie o mais breve possível.

Apesar desta condicionante, a Quinta fica a meia-hora de Lisboa, encontrando aqui sempre quem o receba e mostre um pouco.

A Quinta das Hortênsias, está seadeada em Castanheira do Ribatejo, no Concelho de Vila Franca de Xira, tem como um dos seus objectos mais importantes o ramo vitivinícola.

 

Contudo, há mais de 9 anos que fez a reconversão e reestruturação das suas vinhas para produção de uva para vinhos de alta qualidade.

paisagem

 

As Vinhas

A exploração vitivinícola comporta actualmente cerca de 45 hectares de vinhas, situadas em encostas soalheiras acima dos 200 metros de altitude, que separam a bacia do Tejo das colinas da região de Lisboa.

Como é uma zona de transição os solos são especialmente heterogéneos, apresentando composições que variam entre as areias e os solos argilosos.

ALGUM PORTEFÓLIO

Quinta das Hortênsias Portefolio

(clique nas imagens para ampliar)

1 Comentário

Deixe o seu comentário