Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

ANÍBAL COUTINHO APRESENTA O “ESCONDIDO TINTO 2012”

LOGO ACOUTINHO

LOGO ACOUTINHO


Com o apoio
Com o apoio

Teve lugar na passada 3ª Feira a apresentação do vinho “Escondido Tinto 2012”, do conhecido crítico e enólogo Aníbal Coutinho.

Crédito da foto: Luís Gradíssimo
Crédito da foto: Luís Gradíssimo

O evento teve lugar durante um almoço no Restaurante “O Jacinto”, em Lisboa, durante o qual e segundo diz acontece sempre que é lançado este vinho, foi servido aos presentes um tradicional Cozido à Portuguesa.

Diga-se que a escolha do local e principalmente do prato não poderia ter sido melhor. Um prato típico português com um vinho cheio de vida e que se mostrou capaz de ajudar o provador a absorver esta excelente combinação enogastronómica.

O vinho é feito com as castas Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, produzidas na Quinta da Murteira Pequena, propriedade da família com menos de 1 hectare fica situada perto de Pêro Pinheiro. A Quinta possui perto de 2400 plantas. A supervisão enológica é da Engª Vera Moreira do Grupo Parras com quem tem parceria, sendo o engarrafamento processado na Quinta do Gradil.

A produção é pequena e limitada. Conforme afirma, este é um vinho de amigos e para amigos. Foram produzidas apenas 500 garrafas de 0,75L e 100 Magnum de 1,5L.

Quanto ao vinho propriamente dito, este promete. O impacto inicial é de muitos herbáceos, mas com um bouquet já interessante, com pimentos verdes em destaque sinal de uma percentagem muito generosa em Cabernet, deambulando depois para frutos silvestres, balsâmicos, excelente tosta da barrica. O vinho estagiou em barricas de carvalho americano novas, passado depois para barricas de carvalho francês e americano usadas. Na boca nota-se muito a acidez, excelentes taninos, muito saboroso, ao fim de algum tempo de abertura a textura torna-se bastante macia. Tem muita classe.

Deixe o seu comentário