Espumante RS Blanc des Noir Baga Bruto Branco 2015

Foi provado o Espumante RS Blanc des Noir Baga Bruto Branco 2015, produzido na Região da Bairrada.

Acompanha Espetada de camarão com toucinho e ananás, do Chefe Hernâni Ermida

Quem é o Chefe Hernâni Ermida ?

CHEF HERNANI

O Chefe Hernâni Ermida constitui a rúbrica semanal do Clube de Vinhos Portugueses das 5ªs. Feiras.

Sob a temática de enogastronomia, o Chefe Hernâni Ermida é desafiado a criar um prato.

Isto mediante a nossa escolha do vinho, ou seja, invertendo a tendência, é escolhido primeiro o vinho, depois, o prato será desenhado em harmonização.

Espumante RS Blanc des Noir Baga Bruto Branco 2015 2

Escola Lenôtre

Oriundo de Resende, onde nasceu em 1956, o Chefe Hernâni Ermida estudou e tirou o seu curso em França, mais concretamente na Escola Lenôtre ( curso superior ) e o curso de Diatétic.

Em Portugal frequentou ainda no Porto, o curso de Chocolate, Pastelaria e Petit-Fours-Cacao Barry da Neoquímica.

Espumante RS Blanc des Noir Baga Bruto Branco 2015

Local de ensaios e aprendizagem da Escola Lenôtre

É uma figura incontornável da culinária e gastronomia nacional, com profundo conhecimento de causa.

O Chefe Hernâni Ermida é porventura o cozinheiro mais prático e cujas receitas são de fácil execução para o público em geral.

Logo excelente para quem lê e acompanha o Clube de Vinhos Portugueses.

Sendo o rosto da cadeia comercial LIDL, é o protagonista do espaço “Dica do Chef” que passa no canl de televisão, TVI.

Além de tudo isto, o Chefe Hernâni tem um invejável curriculum de aparecer no grande ecrã a ensinar todo o seu enorme savoir faire de boa comida.

Conheça outras receitas em,

Chefe Hernâni Ermida prepara
(clique no link para aceder a outas receitas e harmonizações)

Dados Sobre o Vinho

Região: Bairrada
Produtor: Rama & Selas
Castas: Baga
Álcool: 12,5º

Solo: Argiloso
Clima: Clima mediterrâneo com humidades elevadas no inverno acompanhadas de pluviosidade. Durante o verão o clima apresenta temperaturas amenas.
Denominação: DOC Bairrada

Estágio: Mínimo de 9 meses na garrafa antes do «Degorgement».

Notas de Prova

• Aspeto: Cor amarelo cítrico brilhante com alguns laivos esverdeados
  • Aroma: Aromas cítricos saltam à primeira impressão, com algumas nuaces florais, excelente mineralidade e muito bom vegetal.
  • Boca: Apresenta ótima estrutura, com boa bolha, muito fina, alguma frescura, com notas de lima e bom toque ao fruto.
  • Final: Termina com média persistência final, mas com qualidade e a indicar que este espumante vale muito a pena !

Classificação: 91

apreciacao Espumante RS Blanc des Noir Baga Bruto Branco 2015

Temperatura de Serviço: 9ºC

Harmonização (Wine Pairing)

Temos um prato tão simples, quanto saboroso onde sobresaem notas metálicas e minerais como as do camarão, e a acidez do ananás.

Perfeito para o nosso espumante, com as suas notas cítricas, bela acidez e bolha fina.

Espetada de camarão com toucinho e ananás
Chefe Hernâni Ermida

Espetada de camarão com toucinho e ananás

Ingredientes (para 4 pessoas):

• 800 g de camarão médio
  • 1 lata de rodelas de ananás
  • 150 g de toucinho fumado extra
  • 1 lata de cogumelos inteiros
  • 50 g de creme vegetal
  • 1 limão
  • Sal
  • Pimenta preta moída
  • Azeite Extra-Virgem

Preparação:

Escorra o ananás e os cogumelos.

Deixe descongelar um pouco o camarão, descasque-o deixando apenas a ponta da cauda e tempere com um pouco de sal e pimenta.

De seguida, corte o toucinho fumado e o ananás em pedaços.

Prepare as espetadas colocando alternadamente nos espetos camarão, toucinho fumado, ananás e cogumelos.

Leve ao lume uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e deixe aquecer.

Junte as espetadas e deixe-as cozinhar durante 5 minutos de cada lado.

Retire-as e coloque-as num prato.

Leve ao lume uma frigideira com o creme vegetal, deixe derreter, junte o sumo de limão e deixe ferver.

Verta o molho por cima das espetadas e decore a gosto.

Ficheiro para download

Espetada de camarão com toucinho e ananás – PDF

Terminamos a publicação de apreciações em 2019 com este extraordinário espumante !!

Mostra que o projeto Baga@Bairrada vale a pena e veio para ficar !

Brindemos ao Ano Novo com este espantoso Espumante RS Blanc des Noir Baga Bruto Branco 2015 !

Feliz Ano Novo 2019 !!!

Veja ainda o que é

Produção de vinhos blanc de noir