Chef Chakall

Chef Chakall

ENTRADA: Camarão Tropical;

PRATO DE PEIXE: Tempura de polvo com açorda de tomate;

PRATO DE CARNE: Lombo de porco com maçã caramelizada;

SOBREMESA: Strudel de pêra avelãs e queijo snack Président

SEPARADOR

Camarão Tropical / Espumante Marquês de Marialva Bical – Arinto Bruto Reserva 2010

Ingredientes

Camarões descascados: 600 g
Abóbora: 600 g
Arroz (pré-cozido): 200 g
Azeite: 1 colher de sopa
Dentes de alho: 2
Leite de coco: 400 ml
Natas: 100 ml
Coentros frescos: q.b.
Lima ou limão (sumo): 1
Chili e sal: q.b.

Preparação

Lave e corte a abóbora em cubinhos e descasque os camarões crus.

Comece por aquecer o azeite numa frigideira e acrescente a abóbora aos cubinhos, o chili em pó, os coentros frescos picados e refogue.

Depois, acrescente o camarão descascado (se preferir pode cozinhar os camarões com casca), uma pitada de sal e os alhos picados. Em seguida acrescente o leite de coco, as natas e deixe cozinhar uns minutos em lume baixo.

Quando o camarão estiver cozinhado aqueça, à parte, o arroz (neste caso temos arroz branco pré-cozinhado) e sirva como acompanhamento do camarão. Mesmo antes de ir para a mesa tempere tudo com o sumo de meia lima (ou limão) e coentros frescos picados.

Tempura de polvo com açorda de tomate / Marquês de Marialva Colheita Seleccionada Branco 2013

Ingredientes

Tempura

Polvo (cozido): 600 g
Farinha de trigo: 200 g
Cerveja (fresca): 1 garrafa
Coentros frescos: q.b.
Sal e sumo de limão: q.b.
Óleo: q.b.

Açorda

Pão: 300 g
Alho: 2 dentes
Água: 1 copo (pequeno)
Ovos: 2
Tomates frescos: 2
Azeite de sal: q.b.

Preparação

Polvo:

O polvo neste caso está cozido mas basta colocar o polvo numa panela de pressão com água, uma cebola e um cravinho e deixar cozinhar durante cerca de 35 minutos (conforme o tamanho do polvo). Depois de cozinhado, cortar os tentáculos aos pedaços para a tempura.

Para a tempura:

Peneirar a farinha para uma tigela e ir adicionando a cerveja bem fresca. Mexer bem com varas para a farinha não criar grumos e adicionar os coentros frescos picados e uma pitada de sal. Envolver os pedaços de polvo na massa da tempura e fritar em óleo bem quente.

Secar bem o polvo para retirar o óleo em excesso.

Para a açorda:

Numa caçarola aquecida com um fio de azeite colocar o pão (partido em pedaços grandes) juntamente com os alhos picados, os coentros frescos picadose deixar refogar. Entretanto, cortar os tomates em pequenos cubos e adicioná-lo à frigideira, continue a refogar. Depois adicionar um copo pequeno de água, uma pitada de sal e deixe cozinhar. Colocar depois a açorda no liquidificador e triturar.

Depois de triturada, voltar a colocar a açorda na caçarola e adicionar os ovos crus por cima, tape e deixe cozinhar apenas até a clara estar cozinhada (a gema deve ficar crua).

Servir a açorda com os ovos escalfados e a tempura de polvo e polvilhar tudo com os coentros frescos picados e umas gotas de sumo de limão.

Lombo de porco com maçã caramelizada / Marquês de Marialva Colheita Seleccionada Tinto 2009

Ingredientes

Lombo de porco: 600 g
Maçãs: 2
Espinafres: 250 g
Manteiga: 50 g
Limão: 1
Azeite: q.b.
Vinagre balsâmico: q.b.
Sal e pimenta: q.b.
Açúcar: q.b.

Preparação

Descascar e cortar as maçãs às rodelas e regar com um pouco de sumo de limão para não oxidarem.

Fatiar o lombo de porco limpo e temperar com sal e pimenta moída. Numa frigideira, previamente aquecida com azeite, selar as fatias de lombo e reservar, guardando os sucos. Depois caramelizar as fatias de maçã com metade do suco do lombo, adicionando a manteiga e o açúcar.

Ao mesmo tempo, com outra frigideira, saltear os espinafres com a outra metade dos sucos da carne. Temperar com sal e pimenta e adicionar um pouco de vinagre balsâmico, deixar ferver por um minuto e desligar o lume.

Para finalizar pode ainda flambear as fatias de porco com licor de whisky e servir com raspa de limão.

Strudel de pêra avelãs e queijo snack Président / Marquês de Marialva Baga Rosé Bruto 2011

 

Ingredientes:

4 folhas de massa filo
100 gr de queijo snack président;
100gr de avelãs torradas e grosseiramente picadas;
2 pêras grandes;
2 c. (sopa) de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de canela moída;
sumo e raspa de 1/2 limão;
1 c. (sopa) de manteiga

Modo de preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Descasque e corte as pêras em pequenos pedaços, regue com o sumo e a raspa de limão, adicione o açúcar amarelo e as avelãs e reserve. Entretanto prepare a massa filo: derreta a manteiga e unte cada uma das folhas sobrepondo-as. Coloque a mistura da pêra e avelãs sobre a massa, deixando algumas margens para poder enrolar. Disponha fatias de queijo snak président sobre a pêra e feche a massa formando um rolo. Unte com mais um pouco de manteiga. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos e deixe arrefecer antes de servir.