Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

Visita, Prova de Vinhos e Almoço na Quinta de Pancas

LOGO VISITA QPANCAS 2


APOIO: CVR LISBOA
APOIO: CVR LISBOA

A CASA E SOLAR

Clique nas imagens para ampliar

Foi um programa completo o proporcionado pela  fabulosa Quinta de Pancas!

Com o Mário Feliciano das Novas Krónikas Viníkolas
Com o sempre amigo Mário Feliciano das Novas Krónikas Viníkolas

Situada perto de Alenquer, esta é uma das muitas quintas senhoriais pelo Concelho, também com a sua história a contar.

Integrada no universo da companhia das Quintas há 10 anos, a Quinta de Pancas existe há mais de 500 anos, desde finais do Séc. XV; fundada em 1495 pela família Guimarães, tendo estado na sua posse até 2006.

NOVAS COLHEITAS APRESENTADAS

A visita iniciou-se às vinhas,e foi-se à origem de tão afamados e saborosos vinhos. Nas tintas há maioria de Cabernet Sauvignon, um dos ex-líbris; no caso de castas brancas existe maior quantidade de Chardonnay. Na condução das vinhas, optou-se por ter castas tintas em quotas altas, estando as castas brancas assentes em chãos de várzea. Que estão como peixe na água com as condições edafo-climáticas que se verificam, e conforme afirma o Engº Frederico Vilar Gomes, Diretor de Enologia.

Seguiram-se provas dos novíssimos vinhos. No caso dos tintos o destaque vai para o Quinta de Pancas Reserva Tinto 2013, pleno de complexidade de aromas, castas muito bem combinadas, pimentos verdes, com muita vida pela frente, cacau, tosta, excelente barrica, taninos no ponto, vinho sedoso, acidez que transmite frescura e fim de boca irrepreensível. Nos brancos destaque para o Quinta de Pancas Arinto Reserva Branco 2014, pleno de mineralidade justificado pelo solo calcário, notas tropicais, cítricas, de boa leveza, com suaves notas fumadas, redondo e muito gastronómico.

Os vinhos serão distribuídos pela Vinalda.
Após as provas seguiu-se um animado almoço, preparado pelo Chef João Simões do Restaurante Casta 85 e que é seguramente um valor aqui na zona. Estava tudo ótimo e suberbamente preparado.

Chef João Simões
Chef João Simões

PRATOS SERVIDOS

Resta apenas dar os parabéns a toda esta organização, especialmente os incansáveis enólogos residentes Gilberto Marques e Luís Leocádio, e todo o restante staff não mencionado.

Até breve.

 

 

 

Deixe o seu comentário