LOGO Festival do Vinho Português - Feira Nacional da Pêra Rocha

PATROCÍNIO

CVR LISBOA

Um vez mais o evento vai realizar-se na Mata Municipal, aliando a beleza natural deste espaço à promoção dos dois principais setores da economia local e do que de melhor o Bombarral tem para oferecer.

UM POUCO DE 2015

Clique nas fotos para ampliar

Ao longo de seis dias, os visitantes vão poder contactar com várias empresas e entidades ligadas ao setor agrícola, tendo ainda a oportunidade de apreciar a riqueza do artesanato local e de se deliciar com os sabores da doçaria e da gastronomia regional.

OS CARTAZES

Clique para ampliar

No evento irão estar representadas as várias regiões vitivinícolas do país e, através da aquisição do copo oficial do certame, os visitantes poderão provar alguns dos melhores vinhos que se produzem a nível nacional.

Provas de vinhos para o concurso da Festa do Bombarral

A inauguração está marcada para as 17 horas do dia 2 de Agosto, sendo a habitual visita ao certame acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense.

Nesta edição, um dos grandes destaque vai sem dúvida para o programa de animação, que conta com um dos melhores cartazes de sempre. A abrir o certame teremos o concerto que irá juntar, no Anfiteatro Municipal, os Deolinda e a West Europe Orchestra.
É ainda de realçar os espectáculos dos HMB (dia 3), da fadista Carminho (dia 4), do humorista e cantor Herman José (dia 5) e de Filipe Gonçalves (dia 6), que terão lugar no palco da Mata Municipal.

CARTAZES DOS ARTISTAS

Como é habitual, a música tradicional portuguesa não foi esquecida, fazendo parte do programa as atuações do Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas e do Grupo Típico Vozes do Povo (dia 2), do Grupo Coral Alentejano “Os Vindimadores da Vidigueira” (dia 6), bem como do Grupo de Tocadores de Concertina e Cantigas Regionais da Foz do Lima (Viana do Castelo) e do Grupo Rufos & Roncos (dia 7).

13620280_1122787787767836_5477492164793816393_n

Ainda no capítulo da animação, é também de salientar a realização da sexta edição da “80’s Wine and Pear Party”, que vai ter lugar no dia 6 de agosto nos Claustros do Palácio Gorjão, numa organização do Rotary Club do Bombarral.

Street Food é uma das novidades desta edição
Uma das novidades desta edição será o espaço dedicado ao Street Food, que vem assim complementar a oferta gastronómica existente no certame, com o restaurante oficial, cuja exploração está este ano a cargo da “Quinta da Ribeira”, e com as tasquinhas do Circulo de Cultura Musical Bombarralense, dos Bombeiros Voluntários do Bombarral e do Sport Clube Escolar Bombarralense.
Localizado no interior da Mata Municipal, este espaço conta com a participação de cinco veículos de venda ambulante, com várias e diversas propostas gastronómicas, de alta qualidade e inovação.

Chefe Chakall no Espaço Gourmet

CHAKALL
Afirmando-se, ano após ano, como um dos pontos de atração do certame, o “Espaço Gourmet” tem este ano como grande novidade a participação, no dia 3, do conceituado chefe de cozinha Chakall.
Nos restantes dias os show cooking’s serão assegurados pelos chefes de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, de Caldas da Rainha, e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral. Uma vez mais, este espaço conta com o apoio da empresa bombarralense Moderestilo – Cozinhas e Equipamentos, Lda.

Oferta de Pasteis de Nata de Pera Rocha
Outro dos momentos a destacar do programa do evento é sem dúvida a oferta de Pasteis de Nata de Pera Rocha, da empresa Trigo D’Aldeia, que os visitantes poderão acompanhar com um copo de sumo de Pera Rocha da Compal. Esta iniciativa terá lugar no dia 7 de agosto, pelas 17 horas.

Jornadas do Vinho e da Pera Rocha

13876170_931046657017718_2810840885608521470_n

À semelhança dos anos anteriores, o certame vai voltar a contar com dois momentos de discussão e aprendizagem sobre os setores do vinho e da pera rocha.

JORNADAS SOBRE O VINHO

Na jornada dedicada ao vinho, que acontecerá no dia 3, será abordado o serviço de vinhos, a abertura da garrafa, os copos e as temperaturas. A sessão é organizada pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa e pela Associação de Escanções de Portugal

No dia seguinte será a vez da jornada da Pera Rocha, a qual terá como tema: “Olhares sobre a Promoção e a Comercialização da Pera Rocha, a Rainha das Frutas Portuguesas”.
Esta ação, organizada pela Portugal Fresh, terminará com uma demonstração prática pela Engenheira Alimentar Joana Mendes, da Escola Hotelaria e Turismo do Oeste.

Curso de Provas de Vinhos

Curso de Provas de Vinho

Considerando o sucesso e a procura que se verificou nas duas primeiras edições, no dia 6, irá realizar-se o terceiro Curso de Provas de Vinhos, promovido pelo enólogo Miguel Móteo.

No programa do certame consta ainda a realização de várias demonstrações promovidas pelo Ginásio Mais Fitness, assim como da II Volta do Vinho e da Pêra Rocha, passeio de bicicleta promovido, no dia 7, pelo Bombike, e da Corrida de Galgos da Associação Galgueira do Centro (dia 7).

Nesta edição é igualmente de registar a participação do Grupo de Teatro Amador Os Lendários, da Delgada, a quem caberá a animação de rua.