Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

33º Festival do Vinho Português: A visitar Património, Produtores de Vinho e Restaurantes Recomendados

A visitar Património, Produtores de Vinho e Restaurantes Recomendados

LOGO A VISITAR


PATROCÍNIO


Evidente que dificilmente se poderá colocar tudo, pelo que optei por selecionar com base quer em alguma proximidade, quer com base na aposta de oferta local que existe.

PATRIMÓNIO HISTÓRICO E ARQUITETÓNICO

PALÁCIO DO GORJÃO

O Palácio Gorjão, sito no Bombarral, pertenceu inicialmente à Família Cunha Coimbra, tendo depois, no século XVII, passado, por sentença judicial, para os parentes mais próximos do seu último proprietário, Manuel da Cunha e Noronha, a Família Gorjão Henriques (na pessoa de Francisco Gorjão Henriques da Cunha Coimbra e Serra, nascido em 1641 e falecido em 1710), tendo-se conservado nesta Família até ao século XX. Actualmente, pertence ao Município do Bombarral e nele está instalado o Museu Municipal do Bombarral.
A Família Gorjão Henriques representa ainda um conjunto importante de famílias na Região Oeste (Portugal), designadamente os Botado e Araújos, da Abrigada – Quinta de Abrigada, os Henriques do Bombarral, os Mingão e Fialhos, de Óbidos, os Serras, de Torres Vedras (tronco da varonia), os Sequeiras de Santarém, os Infantes (de Nuno Tristão ou João Infante, que comandou um dos navios na viagem de Bartolomeu Dias em que se transpôs o Cabo da Boa Esperança) ou os Correia da Silva, Senhores do Prazo da Torre da Murta.

Teatro Eduardo Brazão

O Teatro Eduardo Brazão é um teatro português da freguesia do Bombarral.
Edificado durante o início do século XX, foi inaugurado a 27 de Fevereiro de 1921, na presença do actor Eduardo Brazão. Atualmente pertence à União Cultural e Recreativa do Bombarral.

Trata-se de um de dois exemplares com a forma de ferradura, com o mesmo traçado de projecto, existentes em toda a Europa.
Este edifício já sofreu duas grandes intervenções de restauro, a primeira devido a um ciclone que destruiu a cobertura e tecto original da sala (em data não apurada), e a segunda em 2004.

O teatro tem capacidade de 350 lugares, constituído por uma plateia e frisas de camarotes laterais no rés-do-chão e frisas de camarotes no 1º e no 2º piso. Possui também um salão nobre e fosso de orquestra.

Capela de São Brás

A Capela de São Brás ou Ermida de São Brás, situa-se no actual cemitério do Bombarral. Data do século XV e foi reconstruída após o terramoto de 25 de janeiro de 1531.

Capela de São Brás (Bombarral) 1
Destaca-se na capela, além da imagem de São Brás, o túmulo de Luís Henriques, fidalgo do século XIV-XV, um dos vinte homens a cavalo que acompanharam o Condestável D. Nuno Álvares Pereira em 1382, aquando do cerco de Lisboa pelo Rei de Castela D. João I, como conta a Crónica de D. João I, 1.ª parte, CXL, da autoria de Fernão Lopes.

Capela de São Brás (Bombarral) 2
Luís Henriques integrou a Ala dos Namorados na Batalha de Aljubarrota foi depois mantieiro-mor do mesmo Rei de Portugal D. João I, tendo recebido várias mercês no Bombarral, entre as quais se conta o Paço ou Casa da Coutada, onde hoje está sedeada a Câmara Municipal do Bombarral.
Luís Henriques foi tronco de uma extensa descendência até à actualidade, que se pode conhecer nas obras Luso-Descendentes da Índia Portuguesa, de Jorge Forjaz, edição da Fundação Oriente, ou em Gorjão Henriques, de Nuno Gorjão Henriques e Miguel Gorjão Henriques, 2 vols., Lisboa, 2006.
Os Henriques, do Bombarral usava as armas de Henriques, conforme consta de Carta de Brasão de Armas concedida em 1631 a Bartolomeu Soares Henriques, publicada nos Brasões Inéditos, de José de Sousa Machado, em 1906, e republicada em 2003 por Nuno Borrego.


PRODUTORES DE VINHO

Critério de escolha com base em estar sempre alguém disponível para atender. Ficam os logos, pelo que basta clicar e acede à informação sobre os produtores.

Quinta Vãrzea da Pedra
Quinta Vãrzea da Pedra

 

LOGO QLORIDOS

COMPANHIA AGRICOLA DO SANGUINHAL, Lda Quinta das Cerejeiras Apartado n.º 5 2544-909 Bombarral PORTUGAL Tel: (+351) 262 609 190 FAX: (+351) 262 609 191
QUINTAS DO SANGUINHAL E CEREJEIRAS

LOGO QGR

VINHOS CORTÉM
VINHOS CORTÉM
VINHOS SOLAR DA MARQUESA
VINHOS SOLAR DA MARQUESA

RESTAURANTES RECOMENDADOS

A escolha aqui recaiu nos critérios de distância inferior a 20km, terem preços acessíveis e em oferta produtos e vinhos locais. Clique em qualquer postal para conhecer melhor cada sugestão.

JAMON JAMON Telefone 916 208 162 E-mail jamonjamonobidos@gmail.com
JAMON JAMON – Óbidos

O PIRILAMPO – Cadaval
O PIRILAMPO – Cadaval
QUINTA DO GRADIL – Vilar (Cadaval)
QUINTA DO GRADIL – Vilar (Cadaval)
Restaurante Museu Adega Velha – Fanadia (Caldas da Rainha)
Restaurante Museu Adega Velha – Fanadia (Caldas da Rainha)

 

2 Comentários

Deixe o seu comentário