Regressa ao Cadaval, de 10 a 18 de outubro, a 14ª edição do certame “Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve”, iniciativa camarária que visa celebrar o final das colheitas e promover a generalidade dos produtos regionais. Gastronomia, exposições, espetáculos, atividades equestres e colóquios voltam a animar a vila ao longo de nove dias.

A Festa das Adiafas, que volta a realizar-se no recinto junto ao Campo da Feira, trata-se de um certame cujas origens remontam aos tempos áureos das vindimas. A “adiafa” significava exatamente a refeição oferecida pelos proprietários vinhateiros aos seus trabalhadores no final da campanha agrícola, em sinal de gratidão pelo esforço e também como forma de assinalar o fim do ciclo produtivo.

A-gastronomia-é-um-dos-principais-pontos-de-atração-de-visitantes-à-Festa-das-Adiafas

Dando seguimento ao antigo “Baile das Vindimas” – antiga tradição da responsabilidade da associação de bombeiros locais que remonta ao final dos anos 50 –, a Câmara Municipal quis, em finais da década de 90, consagrar um certame a este momento alto para o concelho do Cadaval, do ponto de vista cultural e económico, começando anualmente a celebrar um evento comemorativo, que apelidaria de “Festa da Adiafa das Vindimas”.

Em 2002, esta iniciativa municipal passaria a chamar-se “Festa das Adiafas”, no intuito de abarcar não só a celebração da atividade vitivinícola como de toda a produção de origem regional, nomeadamente a Pera Rocha do Oeste (de que o Cadaval é o principal concelho produtor e exportador), mas também artesanal e de outros setores da vida socioeconómica e cultural da região.

(clique nos painéis para ampliar)