2016 2016 Compras Low Cost até 3 euros Notas de Prova Os melhores Rankings Regiões Vinho Verde Vinhos Vinhos Rosé e Rosados Wines

Ponte da Barca Rosé 2014

Ponte da Barca Rose

Foi provado o vinho Ponte da Barca Rosé 2014, da Região de Vinhos Verdes


Dados do Vinho

REGIÃO: Vinhos Verdes
PRODUTOR: Adega de Ponte da Barca – Viniverde
CASTAS: Vinhão, Borraçal e Espadeiro
ÁLCOOL: 9,5%

CUSTO: 2,50€

Clima: Atlântico
Solo: Granítico-xistosos
Denominação: DOC Vinhos Verdes

Notas de Prova

ASPETO: Côr rosada viva.
AROMA: Com notas de frutos vermelhos vivas, framboesa, groselha e com boa mineralidade.
BOCA: Acidez correta, com algum gás, sem arestas, bom corpo, concentrado, muito fruto, ligeira doçura, intenso, tudo num vinho bastante versátil, a comprovar a vocação da região na obtenção de rosés de qualidade.
FINAL: Final de médio comprimento.

Classificação: 16,5 (0-20)

Temperatura de serviço: 9ºC

 

 

Harmonizado com Francesinha à Moda do Porto, prato típico de Entre Douro e Minho

CURIOSIDADE Esta receita nasceu na cidade nos anos sessenta numa inovação do croque-monsieur que um emigrante tantas vezes fizera em França, onde trabalhava. A sua forma abundante na quantidade e na diversidade dos artigos que a acompanham, adubada com um molho de marisco picante, veio de facto ao encontro das gentes do Porto que gostam de comidas com sabores carregados e de bom sustento. É, pois, um prato jovem, de convívio, grande na porção, quente no palato, inventivo na receita.  Ingredientes para o molho:  1 cerveja  1 caldo de carne (knorr)  2 folhas de louro  1 colher de (sopa) de margarina  1 calice de Brandy ou Porto       1 colher de (sopa) de maizena  2 colheres de (sopa) de polpa de tomate  1/2 copo ( +- 1dl ) de leite  piri-piri q.b.  chouriça ou presunto Ingredientes para a Sandes:  Sandes para 1 Pessoa  2 fatias de pão de forma não fatiado  fiambre q.b.  queijo q.b.  salsichas q.b.  linguiça q.b. carne assada ou bife q.b. Confecção: Dissolve o caldo Knorr na cerveja, leva ao lume e vai  juntando os outros ingredientes. Por fim dissolve bem a maizena com leite frio e junta-a ao preparado mexendo sempre até engrossar um  pouco. Antes de servir retira-lhe o louro e a chouriça. Fazer uma sandes com os ingredientes cobrir com queijo, colocar no centro de um prato e regar com o molho, e levar ao forno a gratinar.

Ingredientes para o molho:

1 cerveja
1 caldo de carne (knorr)
2 folhas de louro
1 colher de (sopa) de margarina
1 calice de Brandy ou Porto
1 colher de (sopa) de maizena
2 colheres de (sopa) de polpa de tomate
1/2 copo ( +- 1dl ) de leite
piri-piri q.b.
chouriça ou presunto
Ingredientes para a Sandes:
Sandes para 1 Pessoa
2 fatias de pão de forma não fatiado
fiambre q.b.
queijo q.b.
salsichas q.b.
linguiça q.b.
carne assada ou bife q.b.

Confecção:

Dissolve o caldo Knorr na cerveja, leva ao lume e vai juntando os outros ingredientes. Por fim dissolve bem a maizena com leite frio e junta-a ao preparado mexendo sempre até engrossar um pouco. Antes de servir retira-lhe o louro e a chouriça.
Fazer uma sandes com os ingredientes cobrir com queijo, colocar no centro de um prato e regar com o molho, e levar ao forno a gratinar.

 

Deixe o seu comentário