Chefs Menus Completos Turismo Vinhos Wines

Harmonização de pratos do Chef Jamie Oliver com Vinhos da Herdade da Mingorra

Vinhos Apresentados (clique nas referências para obter as imagens das garrafas)
Alfaraz Rosé 2013
Alfaraz Branco 2013
Alfaraz Tinto 2012
M – MingorraGourmet – Vinho Fortificado Tinto 2010

Conheça mais sobre a HERDADE DA MINGORRA.

FONTE DAS RECEITAS E FOTOS: GNT-GLOBO

O REPASTO

Ingredientes: 1 talo de aipo 1 cebola 1 punhados de cogumelos selvagens (Jamie indica cogumelos porcini) Alecrim a gosto 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 300g de arroz 1 taça de vinho branco 1 cubo de caldo de galinha 2 colheres (sopa) de manteiga 50g de queijo parmesão ralado na hora 1 limão Salsinha picada a gosto Modo de preparo: Quebre a ponta dura do aipo e arranque as fibras. Em seguida, descasque a cebola. Pegue os cogumelos e junte tudo em um processador. Triture. Despeje três colheres de azeite de oliva em uma panela alta e coloque o conteúdo triturado. Refogue por 20 a 30 minutos. Despeje o arroz e adicione uma taça de vinho branco. Coloque um pouco de água e o caldo de galinha. Deixe cozinhar em fogo médio e mexa de dois em dois minutos. O arroz fica pronto em 18 minutos. Tire do fogo e acrescente manteiga e o queijo parmesão. Se achar que o risoto está seco, acrescente água. Finalize com 12 gotas de limão e salsinha picada a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por dois minutos.
Ingredientes:
1 talo de aipo
1 cebola
1 punhados de cogumelos selvagens (Jamie indica cogumelos porcini)
Alecrim a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
300g de arroz
1 taça de vinho branco
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de manteiga
50g de queijo parmesão ralado na hora
1 limão
Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
Quebre a ponta dura do aipo e arranque as fibras. Em seguida, descasque a cebola. Pegue os cogumelos e junte tudo em um processador. Triture. Despeje três colheres de azeite de oliva em uma panela alta e coloque o conteúdo triturado. Refogue por 20 a 30 minutos. Despeje o arroz e adicione uma taça de vinho branco. Coloque um pouco de água e o caldo de galinha. Deixe cozinhar em fogo médio e mexa de dois em dois minutos. O arroz fica pronto em 18 minutos.
Tire do fogo e acrescente manteiga e o queijo parmesão. Se achar que o risoto está seco, acrescente água. Finalize com 12 gotas de limão e salsinha picada a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por dois minutos.
Ingredientes: 5cm de gengibre decascado 1 maço de coentro coentro 6 folhas de limão kaffir secas 1 colher (sopa) de shoyu 1 colher (sopa) de óleo de gergelim 1 colher (sopa) de molho de peixe 1 colher (sopa) de mel + outra para levar à grelha Suco de 1 limão suculento 2 dentes de alho descascados e amassados 1 pimenta-chilli inteira, sem o cabo e com as sementes Capim-limão cortado em pedaços 200g de camarões grandes e frescos (limpos e descongelados) 200g de lula com tentáculos Cogumelos cortados em pedaços grandes Modo de preparo: Em um processador, coloque: gengibre, coentro, folhas de limão kaffir, shoyu, óleo de gergelim, molho de peixe, mel, suco de limão, alho, pimenta-chilli e capim-limão. Bata até obter uma pasta. Coloque a mistura em um bowl e acrescente os camarões. Fatie os tentáculos da lula e junte a eles. Abra a lula de dentro para fora com uma faca e faça riscos leves em uma das faces, traçando linhas diagonais para os dois lados, apenas com o peso da mão. Adicione a lula aberta e os cogumelos ao bowl com os camarões e mexa bem todos os ingredientes para que absorvam o sabor da pasta.
Ingredientes:
5cm de gengibre decascado
1 maço de coentro coentro
6 folhas de limão kaffir secas
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de molho de peixe
1 colher (sopa) de mel + outra para levar à grelha
Suco de 1 limão suculento
2 dentes de alho descascados e amassados
1 pimenta-chilli inteira, sem o cabo e com as sementes
Capim-limão cortado em pedaços
200g de camarões grandes e frescos (limpos e descongelados)
200g de lula com tentáculos
Cogumelos cortados em pedaços grandes
Modo de preparo:
Em um processador, coloque: gengibre, coentro, folhas de limão kaffir, shoyu, óleo de gergelim, molho de peixe, mel, suco de limão, alho, pimenta-chilli e capim-limão. Bata até obter uma pasta.
Coloque a mistura em um bowl e acrescente os camarões. Fatie os tentáculos da lula e junte a eles.
Abra a lula de dentro para fora com uma faca e faça riscos leves em uma das faces, traçando linhas diagonais para os dois lados, apenas com o peso da mão.
Adicione a lula aberta e os cogumelos ao bowl com os camarões e mexa bem todos os ingredientes para que absorvam o sabor da pasta.
Ingredientes: Carne moída (pode ser de novilho, porco ou cordeiro) Sal Pimenta Tomilho (comum e tomilho-limão) 3 cenouras 3 talos de aipo 1 cebola roxa Alecrim 4 dentes de alho 6 colheres (sopa) de molho inglês Modo de preparo: Despeje carne moída na frigideira com fogo alto, refogado em um pouco de azeite. Salpique pimenta e sal, adicione os dois tipos de tomilho e misture. Corte as pontas das cenouras, da cebola e dos aipos. Parta os aipos ao meio e retire suas fibras. Descasque a cebola e coloque tudo no processador de alimentos para fatiar. Jogue o alecrim na frigideira e coloque os dentes de alho. Despeje o molho inglês e misture. Chegou a vez dos legumes: coloque tudo na frigideira e misture bem até os legumes ficarem cozidos.
Ingredientes:
Carne moída (pode ser de novilho, porco ou cordeiro)
Sal
Pimenta
Tomilho (comum e tomilho-limão)
3 cenouras
3 talos de aipo
1 cebola roxa
Alecrim
4 dentes de alho
6 colheres (sopa) de molho inglês
Modo de preparo:
Despeje carne moída na frigideira com fogo alto, refogado em um pouco de azeite. Salpique pimenta e sal, adicione os dois tipos de tomilho e misture. Corte as pontas das cenouras, da cebola e dos aipos. Parta os aipos ao meio e retire suas fibras. Descasque a cebola e coloque tudo no processador de alimentos para fatiar. Jogue o alecrim na frigideira e coloque os dentes de alho. Despeje o molho inglês e misture. Chegou a vez dos legumes: coloque tudo na frigideira e misture bem até os legumes ficarem cozidos.
Ingredientes: 3 ovos 100g de açúcar demerara 75g de farinha de trigo 1 colher de sopa de cacau em pó Geleia de morango Sorvete de baunilha Sorvete de chocolate Modo de preparo: Bata os ovos inteiros e o açúcar em uma batedeira, na velocidade máxima, até virar um creme liso e suave. Adicione a farinha de trigo e misture delicadamente até ficar uniforme. Coloque metade da massa em uma assadeira de 30x20cm coberta por papel manteiga untado, às colheradas, deixando um espaço entre elas. Misture o restante da massa com cacau em pó peneirado, e preencha os espaços vazios da assadeira. Com uma colher, faça movimentos suaves na massa, para misturar as cores e marmorizar o bolo. Leve ao forno e asse por 12 a 15 minutos, a 180°C. Estique uma folha de papel manteiga em uma superfície lisa, unte-a com manteiga e polvilhe um pouco de açúcar. Retire o bolo do forno, e desenforme sobre esse papel ainda quente. Espere esfriar um pouco, e enrole a massa ainda morna com auxílio do papel. Deixe esfriar, enrolada, por cerca de 30 minutos. Abra o pão de ló e espalhe aproximadamente 2 colheres de sopa de geleia sobre a massa aberta. Coloque bolas de sorvete alternadas sobre a geleia, criando um mosaico. Cubra tudo com mais algumas colheradas de geleia, e salpique um biscoito grosseiramente triturado sobre tudo. Enrole o rocambole com o auxílio do papel manteiga. Dobre as pontas excedentes para compactar bem o rocambole e leve ao congelador por aproximadamente 3h, até endurecer. Desenrole, corte em fatias e sirva gelado.
Ingredientes:
3 ovos
100g de açúcar demerara
75g de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
Geleia de morango
Sorvete de baunilha
Sorvete de chocolate
Modo de preparo:
Bata os ovos inteiros e o açúcar em uma batedeira, na velocidade máxima, até virar um creme liso e suave. Adicione a farinha de trigo e misture delicadamente até ficar uniforme.
Coloque metade da massa em uma assadeira de 30x20cm coberta por papel manteiga untado, às colheradas, deixando um espaço entre elas. Misture o restante da massa com cacau em pó peneirado, e preencha os espaços vazios da assadeira. Com uma colher, faça movimentos suaves na massa, para misturar as cores e marmorizar o bolo. Leve ao forno e asse por 12 a 15 minutos, a 180°C.
Estique uma folha de papel manteiga em uma superfície lisa, unte-a com manteiga e polvilhe um pouco de açúcar. Retire o bolo do forno, e desenforme sobre esse papel ainda quente. Espere esfriar um pouco, e enrole a massa ainda morna com auxílio do papel. Deixe esfriar, enrolada, por cerca de 30 minutos.
Abra o pão de ló e espalhe aproximadamente 2 colheres de sopa de geleia sobre a massa aberta. Coloque bolas de sorvete alternadas sobre a geleia, criando um mosaico. Cubra tudo com mais algumas colheradas de geleia, e salpique um biscoito grosseiramente triturado sobre tudo.
Enrole o rocambole com o auxílio do papel manteiga. Dobre as pontas excedentes para compactar bem o rocambole e leve ao congelador por aproximadamente 3h, até endurecer.
Desenrole, corte em fatias e sirva gelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.