Os melhores Rankings

Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho Branco 2015

apreciacao-soalheiro-primeiras-vinhas

Provámos o vinho Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho Branco 2015, da região de Vinhos Verdes, harmonizado com Frango Frito Crocante com Buttermilk do Chef Kiko Martins.


Vinificação:

As uvas, exclusivamente da casta Alvarinho, são colhidas manualmente em caixas de pequena capacidade e transportadas para a adega num curto espaço de tempo. Após a prensagem, o mosto obtido decanta durante 48 horas, segue-se a fermentação, a temperatura controlada. A fermentação ocorre essencialmente em inox a temperatura muito baixa (apenas 15% do volume total fermenta em cascos usados de carvalho), com manutenção das borras finas até início de Maio, mês em que ocorre o engarrafamento.


REGIÃO: Vinhos Verdes
PRODUTOR: Quinta de Soalheiro
CASTAS: Alvarinho
ÁLCOOL: 13,0%

CUSTO: 15,20€

Clima: Altitudes de 100-200m, com bastante humidade e pluviosidade entre Outono e Primavera, boa exposição ao Sol em fase de maturação, mas com noites frias em Agosto.
Solo: Granítico
Denominação: DOC Vinhos Verdes, Sub Região de Monção e Melgaço

  • ASPETO: Côr amarela com laivos esverdeados.
  • AROMA: Apresenta ainda muitos herbáceos, com muito espaço de evolução, mas que desponta notas cítricas, casca de laranja, alguma tropicalidade, nuances florais e uma discreta tosta.
  • BOCA: De muita frescura, alguma complexidade, frutado, seco, algum volume, boa intensidade, com muito boa e firme acidez.
  • FINAL: Boa persistência final.

Classificação: 87

ficha-apreciacao-soalheiro-primeiras-vinhas

Temperatura de serviço: 10ºC


Harmonização (wine pairing):

Um vinho branco estruturado, beneficiando da mineralidade do solo granítico, mantendo-o fresco e com boa acidez, dá uma extraordinária conjugação com um prato de frango, especiado e notas lácteas da buttermilk.

Frango frito crocante com buttermilk do Chef Kiko Martins
Frango frito crocante com buttermilk do Chef Kiko Martins

Ingredientes:

  • 4 sobrecoxas de frango caipira
  • 4 coxas de frango caipira
  • 500ml de buttermilk
  • Óleo de cozinha para fritura
  • 300g de farinho de trigo
  • 1 a 2 colheres (chá) de páprica defumada
  • 1 a 2 colheres (chá) de pimenta-caiena
  • 1/2 colher (chá) de alho em pó
  • Sal e pimenta-do-reino moída (a gosto)

Modo de preparo:

Coloque o frango em uma vasilha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o buttermilk, que é ótimo para marinar o frango, depois cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por uma noite ou por 30 minutos, no mínimo. Prepare a farinha para empanar o frango, misturando a ela os temperos: sal, pimenta-do-reino, páprica defumada, pimenta-caiena e alho em pó.
Encha uma panela funda ou caçarola com 2cm de profundidade de óleo, para a fritura. Aqueça em temperatura média, até que atinja 170ºC ou que um pedaço de pão jogado na frigideira frite e doure após 30 segundos. Tire o excesso de buttermilk dos pedaços de frango e deite-os sobre a farinha. Vire para empanar o outro lado e as laterais, cobrindo bem com a farinha temperada. Deite os pedaços de frango no óleo, lado a lado, virando sempre. Deixe que fritem por 25 ou 30 minutos, até que cozinhem e dourem bem. Deixe escorrer em papel toalha e sirva quente.


VEJA O VÍDEO DA NOTA DE PROVA

Deixe o seu comentário