Numa iniciativa conjunta entre o Município de Alenquer e o Clube de Vinhos Portugueses, terá lugar uma conferência sobre Vinhos Leves de Lisboa.

O Espaço escolhido é o sempre acolhedor e funcional Museu do Vinho de Alenquer

A produção de vinhos leves tem regulamentação de há mais de 20 anos.
De acordo com a Portaria n.º 130/2014. D.R. n.º 120, Série I de 2014-06-25, temos o seguinte:

LEGISLACAO

Principais castas utilizadas:
Brancas: Fernão Pires, Arinto, Malvasia Rei, Seara Nova, Moscatel e Vital

Tintas: Aragonez, Castelão e Syrah (normalmente originam vinhos rosés)

A região de Lisboa (antes Estremadura) tem as características ideais à produção destes vinhos, com solos pobres e ácidos, dentro dum clima muito próximo do mar, o que conduz de acordo com o Engº Vasco d’Avillez, presidente da CVR Lisboa, “o Vinho Leve dá-se em «Terroir específico e é um vinho caracterizado por ter baixo grau de álcool entre 9 e 10% Vol., e por ter uma acidez alta. É um vinho ideal para muitos tipos de gastronomia desde logo a que envolve o peixe e o marisco desta região tão próxima do mar.”

A região de Lisboa (antes Estremadura) tem as características ideais à produção destes vinhos, com solos pobres e ácidos, dentro dum clima muito próximo do mar, o que conduz de acordo com Dr. Vasco d’Avillez, Presidente da CVR Lisboa, “o Vinho Leve dá-se em «Terroir específico e é um vinho caracterizado por ter baixo grau de álcool entre 9 e 10% Vol., e por ter uma acidez alta. É um vinho ideal para muitos tipos de gastronomia desde logo a que envolve o peixe e o marisco desta região tão próxima do mar.”

CARTAZ PROGRAMA

PROGRAMA DA PALESTRA

15:00 | Receção aos participantes

15:15 | Abertura