Estremadura Vinhos Vinhos de Lisboa Wines

NA ROTA DOS VINHOS DE LISBOA 17 – Zona de Leiria: LMH Wines e Vidigal Wines

LOGO ZONA LEIRIA

LOGO ZONA LEIRIA


ROTEIROS

Clique nos mapas para ampliar


Já anteriormente havia falado na Adega da Batalha e Quinta da Sapeira.
Voltei à zona de Leiria para mais um pouco dela. Apesar da dificuldade em reunir minifúndios de vinha, aqui produz-se bastante e muito bom vinho.
Tudo entre praia, castelo, boas casas de restauração e claro, mais dois excelentes produtores visitados.


PRAIA DE VIEIRA DE LEIRIA

PRAIA VIEIRA

Clique nos painéis de texto para ampliar

Galeria de imagens


 

 

CASTELO DE LEIRIA

LOGO CAST LEIRIA

CAST MED123


 

LMH WINES

LOGO LMH

A Luís Marques Henriques constitui uma gestão de parcelas de produtores que atinge os 2 milhões de litros. Asseguram todo o apoio enológico, condução de vinhas, maturação, vindimas, maturação, engarrafamento e acondicionamento.

Existem há perto de 40 anos desde 1997, produzindo Vinhos, Aguardentes, Abafados e Jeropiga. Antes existia a Carlos Marques, fundador desta mesma estrutura e edifício, a ser atualmente remodelado, em 1945.

Fornecem essencialmente para o estrangeiro e localmente. Muitos dos restaurantes locais nas praias do distrito de Leira são fornecidos pela LMH Wines. E diga-se que são uma grande surpresa, como irei descrever mais à frente.

Estão muito bem situados à entrada de Leiria e quer o Sr. Luís Carlos como seu irmão encarregam-se de acolher bem quem quer que visite, apesar de ainda não disporem estrutura. O que é certo é que quase sempre estão lá e vendem até vendem a quem passe.

Muito do enchimento é para vinhos de mesa, bag-in-box, destaque para o engarrafado de Avó Quina Tinto (parece que recuou 30 anos no tempo) vinho bom e barato, bem como o seu premiado Val dos Reys e os frisantes, uma originalidade na região dos Vinhos de Lisboa. Venha até cá!

ALGUM PORTEFÓLIO


Restaurante Matilde Noca

LOGO MATILDE NOCA


CAVES VIDIGAL WINES

LOGO VIDIGAL

Situados em Cortes, perto de Leiria, a Vidigal é um caso de sucesso no panorama vínico.

Existem há perto de 50 anos e tiveram recentemente um “best seller”, ou seja, dos maiores sucessos vínicos. O “Porta 6“. É comercializado tanto em garrafa como em bag-in-box que segue principalmente para o mercado nórdico!

A verdadeira origem da produção de vinhos aqui remonta pelo menos ao século XIX. Tal como em todo o concelho, aqui prevalece o minifúndio de vinha. A Vidigal dispões de parcela própria, mas também gere parcelas de viticultores com 0,50 ha-1 ha no máximo.

Ao todo são geridos perto de 4 milhões de litros de vinho, que originam diversas marcas, sendo o principal mercado, o da exportação, principalmente Estados Unidos, países escandinavos, Norte da Europa, etc.

Mais um local de desvio, e onde há sempre quem o atenda!

 

 

Deixe o seu comentário