Douro Vinhos Wines

Lançamento do livro “Guia de gastronomia e vinhos da cidade do Porto”

Decorreu ontem no LX Factory a apresentação deste livro, por parte de Paulo Russell-Pinto, responsável de Marketing do Instituto do Vinho do Porto.

 

O evento estava inserido dentro do Congresso Nacional de Cozinheiros que teve lugar no Pavilhão Brasil do LX Factory nos dias 4,5,6 e 7 e onde esteve presente praticamente todos os chefes nacionais, com demonstrações, showcokings e workshops.

BannerCNC960x149_new2

 

“Os autores Paulo Russell-Pinto e Sérgio Jacques estão unidos por uma forte paixão pelo vinho e pela gastronomia e motivados pela vontade de promover o melhor do Porto.

aaa
à esquerda Paulo Russell-Pinto, ao centro o Diretor do Lx Factory, à direita Sérgio Jacques

Uma visita guiada pela cidade por quem conhece e ama o Porto é o mote principal deste guia que se pretende afirmar pela forma inovadora de visitar a cidade, destacando um conjunto de óptimos locais para apreciar a comida e os vinhos.

DSC00769

Paulo Russell-Pinto considera que o “Porto está fervilhante e coisas novas e novos sabores surgem todos os dias. Muitos jovens Chefs e alguns consagrados não deixam de nos apresentar novidades, sendo o denominador comum da cidade (e provavelmente de todo o país) a integração de matéria-prima local em novas técnicas de cozinha.”

“A segunda maior cidade de Portugal, embora seja uma cidade de dimensão média no contexto europeu, é muito cosmopolita no que toca à oferta de restaurantes. A partir de 2001 o Porto tem sofrido um forte e muito positivo renascimento, muito impulsionado pelo crescimento de procura turística, e hoje é possível almoçar, jantar e beber em locais modernos, na moda e diferentes, onde era impensável alguém divertir-se há 10 anos. “ afirma o mesmo autor.

Bulas Reserva Tinto 2011 DOC Douro
Bulas Reserva Tinto 2011 DOC Douro

Por seu lado Sérgio Jacques salienta o cunho de visita personalizada que este guia propõe, explicando que “Quando estamos a poucos dias num destino não podemos falhar, temos que tomar as opções certas. E É isto que este guia pretende ser para quem valoriza comer e beber como parte da sua experiência da viagem e da vida. São sugestões e informações que pretendem conduzir o turista e leva-lo a apaixonar-se pelo Porto.

DSC00772

“Temos a certeza que se aceitar as nossas recomendações, vai regressar com duas surpresas na mala: a gastronomia do Porto e os vinhos de Portugal.” reforçam os dois autores.

Seja turista nacional, internacional ou simplesmente amante da cidade do Porto, todos estão convidados e desafiados a conhecer melhor o Porto, Entre jantar em restaurantes com excelentes serviços de vinhos, petiscar no centro histórico, beber um vinho a copo na baixa da cidade ou explorar os melhores restaurantes do grande Porto, o leitor deste guia terá a oportunidade de descobrir o mundo gastronómico surpreendente que a cidade do Porto é capaz de oferecer.

( FONTE: http://vinhoportovintage.blogspot.pt/)

 

Deixe o seu comentário