1527064_461786580591326_4591997571605234019_n

Mais uma responsabilidade do Clube de Vinhos Portugueses. Apreciar em primeira mão dois vinhos da região do Dão.

A linha Ribeiro Santo é um projeto sob orientação e supervisão do Engº Carlos Lucas, uma das principais referências enológicas em Portugal!

Numa fase posterior, serão publicadas as classificações de cada um destes vinhos com a já habitual harmonização em cada um deles.

GFA_Ribeiro_Santo_branco_2011_1024x1024

Ribeiro Santo Branco 2013

O primeiro vinho provado foi o Ribeiro Santo Branco 2013, feito com Encruzado e Malvasia Fina. Um branco entre estilo tradicional com um toque de Novo Mundo, tendo ainda passado um pouco por madeira. De grande classe, com bons aromas tropicais, ligeiro cítrico e uma excelente mineralidade. Na boca sente-se que há aqui muito trabalho de “arquiteto” incessante, resultado duma maceração inicial mais prolongada, ótima frescura, estrutura muito untosa, isso nota-se bem nas paredesdo copo de prova. Como final termina em bom comprimento.

No caso do Ribeiro Santo Encruzado Branco 2013, sente-se logo no primeiro impacto que estamos perante um vinho de grande classe! Um Dão branco de craveira internacional e capaz de ombrear com os melhores. No aroma vem-nos o perfume típico de Encruzado mas com um toque de sofisticação. É um branco amarelo límpido, com excelentes notas cítricas, macãs e algum floral. Na boca faz quase uma mousse, apesar de não ser um espumante, uma grande estrutura, delicado e confirmar que aqui se trabalhou o encruzado com a atenção que esta casta típica do Dão sempre nos merece. O fim, bem, o final é interminável e seguramente um branco que ficará na memória de muita gente.

Uma última palavra é de agradecimento à Engª Lúcia Freitas, pela imediata disponibilidade em fazer-me por um lado chagar estas amostras, por outro pela confiança depositada em mim e no Clube de Vinhos Portugueses neste lançamento. Bem haja.