Aqui apresentamos um enquadramento sobre aquilo que foi e ainda é apesar de em menor escala, a Epopeia portuguesa secular da captura de bacalhau!
Enquadramento
Portugal é um país europeu atlântico, com uma posição geográfica que favoreceu uma expansão marítima que é fundamental na constituição da identidade nacional.
Distribuição global de Bacalhau
A singularidade portuguesa, face a outros países marítimos europeus, não se cinge apenas à nossa posição geográfica e às relações com os outros continentes, mas também, ao aproveitamento que Portugal retirou ao mar.
As vagas para dia 13/01 estão completas ! Próximo dia 27/01 disponível. Inscreva-se aqui !
Evolução de capturas e biomassa disponível
Esta característica da sua identidade, não foi sempre permanente, assumindo variadíssimas formas ao longo dos tempos.
Espécies de Bacalhau
Gadus Morhua do Atlântico – mais consumido
Gadus macrocephalus do Pacífico
Gadus virens – escamudo
Pollachius virens – escamudo 2
Molva molva – Peixe Ling
“O mar português, mais do que o mar do passado, é o mar do futuro”, uma influência determinante na história de Portugal, que esteve presente durante todas as épocas da história portuguesa, “do nascimento, ao apogeu, à decadência e às tentativas de regeneração”, e foi esta dependente influência do mar, que permitiu conquistar e perder património do mar.
Um peixe de fundo do mar
Esta sua presença foi deixando marcas no território e até mesmo nas pessoas, e por isso constitui o património marítimo.
Bacalhoeiros e Doris
Uma das heranças do passado, que em parte foi descurada e se encontra algo afastada das atenções dos portugueses, torna-se o centro das atenções nesta abordagem ao bacalhau.
As vagas para dia 13/01 estão completas ! Próximo dia 27/01 disponível. Inscreva-se aqui !
Deste modo, num país com tanta tradição e património marítimo, torna-se pertinente cuidar do património e das memórias que ainda restam de momentos marítimos passados, como é o caso da indústria da pesca do bacalhau.