2018 2018 Notas de Prova Os melhores Rankings Regiões Ribatejo Vinhos Vinhos do Tejo Vinhos Tintos Wines

Marufa Colheita Tinto 2015

Foi provado o vinho Marufa Colheita Tinto 2015, produzido na região de Vinhos do Tejo, zona de Santo Estevão – Benavente.

Acompanha Almôndegas de carne com parmesão, que era o prato preferido e típicamente italiano de Frank Sinatra, sua origem de sangue !

Frank Sinatra – O homem que adorava sabores de Itália

Frank Sinatra

Alto, magro, com um olhar penetrante e enigmático, ficou conhecido pela sua magnífica e inconfundível voz.

Frank Sinatra nasceu na América no seio de uma família italiana e cresceu num bairro pobre de emigrantes, no coração de Nova Iorque.

Nunca gostou de estudar, foi um fura-vidas e, talvez, um homem com sorte.

Frank Sinatra devorando massas italianas. Adivinhe quem é na foto. Aceitam-se comentários

Cedo alguém o descobriu e fez dele uma estrela mundial.

Frank Albert Sinatra imortalizou-se pela sua voz e a forma como dava corpo às músicas e letras.

Apesar de ser americano, as suas raízes e grandes amizades eram italianas, talvez por isso os seus gostos gastronómicos estivessem associados ao país dos seus pais.

Tinha gostos simples no que toca a preferências culinárias, no livro “Cook With The Stars”, declarou que as suas preferências eram “almôndegas temperadas com queijo parmesão e pasta, pois claro.”

Sinatra-and-Food-ftr

E há melhor prato que este!

Disse ainda que este prato “lembrava-lhe as refeições que a avó preparava com sabor a Itália.”

Nos concertos, pedia para ter no camarim bebidas destiladas, vinho tinto, 24 camarões e pastilhas para a tosse.

Portugal e Itália têm comum o gosto pela boa comida e ainda melhores vinhos.

Por certo que Frank Sinatra aceitaria a sugestão deste Marufa Colheita Tinto 2015 !

Dados Sobre o Vinho

Região: Tejo
Produtor: Marufa
Castas: Touriga Nacional, Syrah, Sangiovese e Petit Verdot
Álcool: 14,0º

Clima: Mediterrâneo
Solo: Srgilo-calcário sob forma de derivados de margas
Denominação: Regional Tejo

Notas de Prova

• Aspeto: Cor violácea carregada e opaca
  • Aroma: Apresenta notas de frutos silvestres maduros, grafite, especiaria, algum charuto, nuances de baunilha e em clara evolução.
  • Na boca: Vinho com taninos irrepreensíveis, textura redonda, eocnrpado, boa tosta sempre presente, cacau, muito mastigável e a requerer bom arejamento.
  • O final: Final de muito bom comprimento.

Classificação: 88

ficha Marufa Colheita Tinto 2015

Temperatura de Serviço: 17ºC

Harmonização (Wine Pairing)

Temos um prato que leva a acidez do molho de tomate e o picante do queijo parmesão.

Perfeito para um vinho com barrica, frutos silvestres em aroma e complexo.

Almôndegas de carne com parmesão

Almondegas de carne com parmesao_burned

Ingredientes:

• 600 g de almôndegas de carne de vaca
  • 200 g de massa penne
  • 40 g de queijo parmesão
  • 3 tomates
  • 1 cebola
  • 1 dl de azeite + 1 fio de azeite virgem-extra
  • Polpa de tomate q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere as almôndegas com sal e pimenta.

Leve uma frigideira ao lume com 0,5 dl do azeite, deixe aquecer, junte as almôndegas e deixe-as fritar até ficarem douradinhas.

Faça o molho.

Descasque e pique finamente a cebola, deite para um tacho, adicione o restante azeite, leve ao lume e deixe refogar até ficar douradinha.

Junte os tomates pelados e cortados em cubos pequenos e deixar cozinhar durante 5 minutos.

Retire do lume, triture com a varinha mágica e adicione um pouco de polpa de tomate até ficar um molho cremoso.

Coza a massa penne em bastante água temperada com sal e o fio de azeite e deixe ferver durante 9 minutos.

Depois escorra, deite em pratos, adicione as almôndegas e regue com o molho de tomate.

Junte o queijo parmesão em lascas e sirva decorado a gosto.