logo carc be


 

ROTEIROS SUGERIDOS


 

O dia estava ótimo para conhecer um pouco a Adega do Casal da Manteiga. Propriedade da qual fazem parte cerca de 12 hectares de vinha plantada que origina o famoso vinho de Carcavelos e ainda dois Regionais de Lisboa, o Casal da Manteiga Branco e o Casal da Manteiga Tinto.

clique na galeria para ampliar

À chegada fui recebido pelo enólogo, Engº Tiago Correia e pela Dra. Maria de Lurdes Vaz, em representação da Confraria do Vinho de Carcavelos, a qual gere uma loja de venda ao público.

E TC E CARCAVELOS
Ao retirar um bago de Seara Nova percebeu-se que a maturação estava já em bom ritmo, com a uva ligeiramente doce.
Na adega, foi-me dado a provar uma amostra de Galego Dourado da colheita de 2014 que depois irá compôr o lote e de um Carcavelos apenas com 2 anos. Ambos doces e claro, com necessidade de tempo para então originar dos melhores vinhos generosos que Portugal tem para oferecer e em boa hora a Câmara de Oeiras decidiu há perto de 20 anos atrás pegar no assunto e evitar que se deixasse morrer um vinho histórico.

Em estreita colaboração entre a Estação Agronómica e a equipa de enologia, e recorrendo a registos históricos do “como se faz”, ao longo dos anos tem-se caminhado no sentido de reproduzir da forma mais fiel o verdadeiro vinho de Carcavelos, que tem que estagiar 2 anos em barricas novas, e completar 10 anos em garrafa.


OS ROTEIROS DO MUNICÍPIO

O roteiro organizado pelo Município de Oeiras, passa por visita ao palácio do Marquês de Pombal, à quinta do Casal da Manteiga e pode ainda visitar a Loja da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos.

PALÁCIO MARQUÊS DE POMBAL EM OEIRAS
O palácio foi projetado na altura a régua e esquadro para servir de local de guarda em barrica ao Vinho de Carcavelos, tão protegido pelo Marquês de Pombal.

Em baixo da estrutura do edifício correm cursos de água, o que permite manter o chão permanente fresco. O telhado é cheio com palha para permitir algum isolamento térmico e consequente controlo de temperatura.

O que fica da Rota é uma amostra do que é o roteiro do Vinho de Carcavelos. Entre zonas de praia, com a Serra de Sintra próxima e todo este manancial histórico e cultural em torno deste viho único!

IMAGENS DA LOJA

Loja da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos