FONTE DAS RECEITAS: mycookeo, Moulinex e daCozinha

Vinhos apresentados: 

(confira as respetivas notas de prova)

Ingredientes: Sardinhas escamadas e filetadas batata castelo (com batata doce) 6 tomates de cacho, bem maduros 6 folhas de manjericão tomate chucha cherry (mais saborosos e doces) chalotas pimentos padrón ou pimentos africanos – cahombo (são muito picantes) sal e flor de sal, a gosto azeite para pingar Preparação: Água de tomate – necessita de um filtro de café em pano ou de um pano de musseline. Fazer umas horas antes e reservar tapado no frio. Processar o tomate de cacho com sal a gosto e as folhas de manjericão. Coar pelo pano de musseline ou filtro de café em pano (passadores são inúteis) e deixar gotejar até ficar uma polpa seca. Descartar a polpa, não serve para nada, o sabor foi todo na água. Num tacho com água a ferver e sal cozer a batata doce durante 8/10 minutos. Escorrer, com cuidado para não partirem e reservar. Flamejar os tomates chucha e os pimentos padrón com um maçarico. Colocar uma grelha sobre um tabuleiro, espalhar as sardinhas e assar pelo mesmo processo. Empratar em prato fundo, começando pela água de tomate, dispôr as batatas ao alto, tapar com um pouco de chalotas às rodelas finas, ladear com o tomate flamejado e o pimento pádron. A sardinha fica por cima de tudo, bem enquadrada com os restantes ingredientes. Pingar a água de azeite, servir à temperatura ambiente, à excepção das sardinhas, que são a última coisa a pôr no prato. Comer com  colher e garfo.

Ingredientes:
Sardinhas escamadas e filetadas
batata castelo (com batata doce)
6 tomates de cacho, bem maduros
6 folhas de manjericão
tomate chucha cherry (mais saborosos e doces)
chalotas
pimentos padrón ou pimentos africanos – cahombo (são muito picantes)
sal e flor de sal, a gosto
azeite para pingar
Preparação:
Água de tomate – necessita de um filtro de café em pano ou de um pano de musseline. Fazer umas horas antes e reservar tapado no frio.
Processar o tomate de cacho com sal a gosto e as folhas de manjericão. Coar pelo pano de musseline ou filtro de café em pano (passadores são inúteis) e deixar gotejar até ficar uma polpa seca. Descartar a polpa, não serve para nada, o sabor foi todo na água.
Num tacho com água a ferver e sal cozer a batata doce durante 8/10 minutos. Escorrer, com cuidado para não partirem e reservar.
Flamejar os tomates chucha e os pimentos padrón com um maçarico.
Colocar uma grelha sobre um tabuleiro, espalhar as sardinhas e assar pelo mesmo processo.
Empratar em prato fundo, começando pela água de tomate, dispôr as batatas ao alto, tapar com um pouco de chalotas às rodelas finas, ladear com o tomate flamejado e o pimento pádron. A sardinha fica por cima de tudo, bem enquadrada com os restantes ingredientes.
Pingar a água de azeite, servir à temperatura ambiente, à excepção das sardinhas, que são a última coisa a pôr no prato. Comer com colher e garfo.

Ingredientes: 300 gramas de bacalhau sem pele nem espinhas 400 gramas de arroz Espinafres bem frescos 1/2 Cebola roxa 2 dentes de alho picado 1 folha de louro 3 tomates descascados 1 colher de sobremesa de açúcar Rama de funcho Sal Pimenta Azeite Água 1 dl de vinho branco Preparação Pré aquecer a Cookeo com a função alourar. Introduzir a cebola, alho, folha de louro e o azeite, para fazer o refogado até a cebola estar bem caramelizada (em média de 5 a 7 minutos). Juntar o vinho para refrescar, o tomate cortado aos pedaços, o açúcar e deixar mais 2 minutos para evaporar o álcool. Juntar o bacalhau, o arroz, os espinafres, uma parte do funcho e a água. Acrescentar mais um pouco acima do recomendado para um arroz seco e solto, para que fique com caldo suficiente. Ajuste o tempero à água que acrescentou, feche a Cookeo e cozinhe por 9 minutos em Cozedura Rápida. Se usar arroz vaporizado, cozinhe por 11 minutos. Decore com o funcho restante e sirva de imediato.

Ingredientes:
300 gramas de bacalhau sem pele nem espinhas
400 gramas de arroz
Espinafres bem frescos
1/2 Cebola roxa
2 dentes de alho picado
1 folha de louro
3 tomates descascados
1 colher de sobremesa de açúcar
Rama de funcho
Sal
Pimenta
Azeite
Água
1 dl de vinho branco
Preparação
Pré aquecer a Cookeo com a função alourar.
Introduzir a cebola, alho, folha de louro e o azeite, para fazer o refogado até a cebola estar bem caramelizada (em média de 5 a 7 minutos).
Juntar o vinho para refrescar, o tomate cortado aos pedaços, o açúcar e deixar mais 2 minutos para evaporar o álcool.
Juntar o bacalhau, o arroz, os espinafres, uma parte do funcho e a água. Acrescentar mais um pouco acima do recomendado para um arroz seco e solto, para que fique com caldo suficiente. Ajuste o tempero à água que acrescentou, feche a Cookeo e cozinhe por 9 minutos em Cozedura Rápida.
Se usar arroz vaporizado, cozinhe por 11 minutos.
Decore com o funcho restante e sirva de imediato.

Ingredientes: 600 gramas de vitelão, cachaço 2 dentes de alho bem picado 2 laranjas cortadas grosseiramente 1 colher de sobremesa de açúcar 150 gramas de cenoura ralada Gengibre em pickles, umas lâminas generosas Pingos de schiracha Uma colher de sopa de molho de soja 1 dl de vinho de arroz 1 dl de água Gordura à escolha (azeite ou banha de porco) q.b. Preparação: Corte a carne aos cubos e salpique de sal. Aloure na Cookeo depois do pré-aquecimento, com o alho e azeite ou banha de porco. Junte os restantes ingredientes, começando pelo vinho de arroz para refrescar. Tape a Cookeo e cozinhe por 20 minutos, seleccionando no menu manual o modo de Cozedura Rápida. Acompanhe com umas lâminas de batata, cozidas ao vapor, por exemplo.

Ingredientes:
600 gramas de vitelão, cachaço
2 dentes de alho bem picado
2 laranjas cortadas grosseiramente
1 colher de sobremesa de açúcar
150 gramas de cenoura ralada
Gengibre em pickles, umas lâminas generosas
Pingos de schiracha
Uma colher de sopa de molho de soja
1 dl de vinho de arroz
1 dl de água
Gordura à escolha (azeite ou banha de porco) q.b.
Preparação:
Corte a carne aos cubos e salpique de sal.
Aloure na Cookeo depois do pré-aquecimento, com o alho e azeite ou banha de porco.
Junte os restantes ingredientes, começando pelo vinho de arroz para refrescar.
Tape a Cookeo e cozinhe por 20 minutos, seleccionando no menu manual o modo de Cozedura Rápida.
Acompanhe com umas lâminas de batata, cozidas ao vapor, por exemplo.

Ingredientes (4 pessoas): - 4 Pêras descascadas - 500ml de vinho tinto - 200g de açúcar - 1/2 und de aniz estrelado - 1/2 paus de canela Preparação: No menu principal aceda ao Menu Receitas, seleccione Sobremesas e escolha a receita Pêras Bêbedas: De seguida siga todas as instruções do Robot, adicione todos os ingredientes na cuba e deixe cozer durante 10 minutos.

Ingredientes (4 pessoas):
– 4 Pêras descascadas
– 500ml de vinho tinto
– 200g de açúcar
– 1/2 und de aniz estrelado
– 1/2 paus de canela
Preparação:
No menu principal aceda ao Menu Receitas, seleccione Sobremesas e escolha a receita Pêras Bêbedas:
De seguida siga todas as instruções do Robot, adicione todos os ingredientes na cuba e deixe cozer durante 10 minutos.