Fettucini com Cogumelos e Gambas (Fettuccine con funghi e gamberi) Ingredientes: 3 colheres sopa de margarina 450 gr de gambas descascadas 120 gr de cogumelos laminados 3 dentes de alho picados 1 colher sopa de tomilho fresco picado 2 colheres sopa de coentro picado 1 colher sopa de manjericão fresco picado 4 colheres sopa de azeite 680 gr de massa fettucini colorida Confecção: Aqueça a margarina numa frigideira, junte as gambas e os cogumelos, salteando durante cerca de 6 minutos. Guarde quente. Desfaça em puré o alho, o tomilho, os coentros e o manjericão. Junte o azeite e bata mais um pouco. Coza a massa em água temperada com sal, escorra e coloque numa taça de servir. Misture as gambas e os cogumelos, servindo de imediato.

Ingredientes:
3 colheres sopa de margarina
450 gr de gambas descascadas
120 gr de cogumelos laminados
3 dentes de alho picados
1 colher sopa de tomilho fresco picado
2 colheres sopa de coentro picado
1 colher sopa de manjericão fresco picado
4 colheres sopa de azeite
680 gr de massa fettucini colorida
Confecção:
Aqueça a margarina numa frigideira, junte as gambas e os cogumelos, salteando durante cerca de 6 minutos.
Guarde quente. Desfaça em puré o alho, o tomilho, os coentros e o manjericão.
Junte o azeite e bata mais um pouco.
Coza a massa em água temperada com sal, escorra e coloque numa taça de servir. Misture as gambas e os cogumelos, servindo de imediato.

Ingredientes: (para 8 pessoas) 1 kg de peixe espada 3 colheres (de sopa) de sumo de limão 2 colheres (de sopa) de azeite 2 colheres (de sopa) de coalhada 2 colheres (de chá) de açúcar 1/2 colher (de chá) de folhas de tomilho 1/4 colher (de chá) de sal 1/2 colher (de chá) de oregãos 1/2 colher (de chá) de pimenta preta Confecção: Seque as postas do peixe espada e coloque numa travessa funda. Junte os restantes ingredientes numa tigela pequena. Deite sobre as postas e deixe marinar durante quatro horas. Grelhe o peixe espada pincelando de vez em quando com o marinado. Acompanhe com batata cozida e uma salada.

Ingredientes:
(para 8 pessoas)
1 kg de peixe espada
3 colheres (de sopa) de sumo de limão
2 colheres (de sopa) de azeite
2 colheres (de sopa) de coalhada
2 colheres (de chá) de açúcar
1/2 colher (de chá) de folhas de tomilho
1/4 colher (de chá) de sal
1/2 colher (de chá) de oregãos
1/2 colher (de chá) de pimenta preta
Confecção:
Seque as postas do peixe espada e coloque numa travessa funda.
Junte os restantes ingredientes numa tigela pequena. Deite sobre as postas e deixe marinar durante quatro horas.
Grelhe o peixe espada pincelando de vez em quando com o marinado.
Acompanhe com batata cozida e uma salada.

Ingredientes: 1 frango 2 cebolas 8 cogumelos frescos 1/2 cháv. chá de farinha 1/4 de cháv. chá de vinagre de vinho Xerês Salsa fresca 2 colheres sopa de manteiga 1/2 cháv. chá de caldo de galinha 3 colheres sopa de calda de tomate Azeite Sal e pimenta preta Confecção: Limpe o frango de pele e gorduras. Corte-o aos pedaços. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas. Lave muito bem os cogumelos em água corrente, limpe-os e seque-os. Corte-os em lâminas. Coloque a farinha num prato raso e passe por ela os pedaços de frango, sacudindo o excesso. Coloque-os numa frigideira grande, com o fundo anti-aderente, num pouco de azeite, previamente aquecido. Deixe alourar bem os pedaços de frango dos dois lados, virando-os a meio da fritura. Deixe as cebolas alourar na frigideira. Deite os cogumelos e deixe-os cozinhar até que larguem toda a sua água e esta se evapore. Espere até as cebolas e o cogumelos ficarem bem dourado, ao mesmo tempo que o frango frita. Escorra o excesso de gordura da frigideira. Deite o vinagre e deixe ferver até o molho reduzir para metade. Tempere com sal e pimenta. Junte ao frango a polpa de tomate e misture todos os ingredientes na frigideira. Misture a manteiga e o caldo de galinha. Deixe levantar fervura e espere que o molho reduza para metade. Se o frango não estiver suficientemente macio, junte mais caldo de galinha. Sirva com puré de batata ou arroz branco bem solto. Na hora de servir, polvilhe com salsa fresca picada.

Ingredientes:
1 frango
2 cebolas
8 cogumelos frescos
1/2 cháv. chá de farinha
1/4 de cháv. chá de vinagre de vinho
Xerês
Salsa fresca
2 colheres sopa de manteiga
1/2 cháv. chá de caldo de galinha
3 colheres sopa de calda de tomate
Azeite
Sal e pimenta preta
Confecção:
Limpe o frango de pele e gorduras. Corte-o aos pedaços. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas. Lave muito bem os cogumelos em água corrente, limpe-os e seque-os. Corte-os em lâminas.
Coloque a farinha num prato raso e passe por ela os pedaços de frango, sacudindo o excesso.
Coloque-os numa frigideira grande, com o fundo anti-aderente, num pouco de azeite, previamente aquecido. Deixe alourar bem os pedaços de frango dos dois lados, virando-os a meio da fritura. Deixe as cebolas alourar na frigideira. Deite os cogumelos e deixe-os cozinhar até que larguem toda a sua água e esta se evapore.
Espere até as cebolas e o cogumelos ficarem bem dourado, ao mesmo tempo que o frango frita. Escorra o excesso de gordura da frigideira. Deite o vinagre e deixe ferver até o molho reduzir para metade.
Tempere com sal e pimenta. Junte ao frango a polpa de tomate e misture todos os ingredientes na frigideira. Misture a manteiga e o caldo de galinha.
Deixe levantar fervura e espere que o molho reduza para metade. Se o frango não estiver suficientemente macio, junte mais caldo de galinha. Sirva com puré de batata ou arroz branco bem solto. Na hora de servir, polvilhe com salsa fresca picada.

Ingredientes: 450g de açúcar 225g de agua 125g de miolo de amêndoa 200g de polme de batata 7 gemas e 3 claras raspa de 1 laranja 2 colheres (sopa) rasas de farinha manteiga e farinha q.b. Confecção: Põe-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de agua ate fazer ponto de espadana. Quando o ponto estiver feito, tira-se do lume e junta-se-lhe a amêndoa passada pela maquina, a batata cozida e passada pelo passe-vite, as gemas dos ovos, a raspa da laranja, as claras e, finalmente a farinha. Mistura-se tudo muito bem, batendo a massa, que se deita em forma bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a cozer.

Ingredientes:
450g de açúcar
225g de agua
125g de miolo de amêndoa
200g de polme de batata
7 gemas e 3 claras
raspa de 1 laranja
2 colheres (sopa) rasas de farinha
manteiga e farinha q.b.
Confecção:
Põe-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de agua ate fazer ponto de espadana. Quando o ponto estiver feito, tira-se do lume e junta-se-lhe a amêndoa passada pela maquina, a batata cozida e passada pelo passe-vite, as gemas dos ovos, a raspa da laranja, as claras e, finalmente a farinha.
Mistura-se tudo muito bem, batendo a massa, que se deita em forma bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se ao forno a cozer.